Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Fernando Viana

Páginas: [1] 2
1
Ferramentas / Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« em: Domingo, 03 de Janeiro, 2016, 18:26:40 pm »
Mais fotos

.

2
Ferramentas / MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« em: Domingo, 03 de Janeiro, 2016, 18:25:36 pm »
Olá, será que alguém me pode ajudar, por favor ?
Acabo de adquirir este machado por achá-lo sugestivo mas, confesso que não faço ideia do seu país de origem nem aquilo para que se destina. O facto de ter um dos lados' flat' diz-me que será para aparelhar madeira, mas nem disso tenho a certeza.
É de grandes proporções com 33X18 cms. de lamina e um 'alvado' de 17 cms. pesando 2800 gramas.

.

3
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Terça, 24 de Junho, 2014, 14:33:38 pm »
Caro GLFaria,
Fóruns anglo-saxónicos ou outros, sempre aparece algum membro mais agressivo. Tenho obrigação de o saber muito bem; sou membro dum fórum Americano de cobertura global desde 2004 (4.451 posts), tendo ali sido moderador durante três anos e sei como se tem poderes para resfriar os ânimos dos mais espevitados.
Uma vez que se deu ao trabalho de efectuar pesquisas sobre a ferramenta em questão, agradeço a maçada.
E mais não acrescento pois, para mim, tudo o que havia para dizer está dito.
Meus cumprimentos.
F. Viana

4
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Segunda, 23 de Junho, 2014, 16:50:15 pm »
Olá GLFaria.

De todo o seu 'post' o que mais me prendeu a atenção foi o paragrafo que contem os ingredientes dum correctivo.
... Pelo que lhe peço desculpa; não volto a incomodar. Lamento o tempo que perdeu na pesquisa do espeto; não precisa preocupar-se mais em desenvolver o tema.
Obrigado.

5
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Segunda, 23 de Junho, 2014, 12:39:21 pm »
Não vou reter por mais tempo; estava só a ver se dava prazer de responder a quem já conhecesse esta 'ferramenta'.
Trata-se duma maquineta de afiar laminas de barbear.
O cordão é para exercer a tração, puxando ora para um lado ora para o outro; em que se movimentam os pinos cuja rotação excêntrica faz a lamina ser friccionada em movimentos elípticos naquelas maxilas verdes as quais, não estando fixas mas sim sobre molas, cedem à pressão da lamina que ali fica ensanduichada quando se fecha a caixa.
Não sei se fiz entender-me; as fotos ajudarão a esclarecer.

.

6
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 23:51:23 pm »
Frio ... muito frio  8)

7
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 21:46:04 pm »
Não. Há uma dobradiça ... para abertura da peça  ;).

8
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 14:56:51 pm »
E esta ... será fácil ?  ;)



,

9
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Sábado, 21 de Junho, 2014, 16:42:21 pm »

Quanto aos "martelinhos" da cabeça, serviam exactamente para isso - dar umas pancadinhas (não umas marteladas!) por baixo (isto é, na face oposta) da marca feita pelo diamante ou pelo rodízio para, como se diz na gíria, "abrir o corte"...
Exactamente o que eu via fazer com a cabeça dos 'diamantes' locais.
Entretanto, vou tentar que a próxima ferramenta seja menos 'vulgar'  ;).
Bom fim de semana

10
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Sábado, 21 de Junho, 2014, 12:39:38 pm »
O Pajo tem boa boca?; pois aqui tem um forte concorrente ... e o exercício que faço, caminhadas quase diárias, não chega para neutralizar o peso adquirido dia a dia  :-\.  r

A ferramenta de cortar vidro naquele tempo por profissionais aqui à volta, era mais refinada; embora mais simples em feitio, tinham (uma apara de ) diamante para executar o corte ...pelo que se chamava a esta ferramenta 'diamante';  e não como a que o GL mostra e tambem conheço, com aquelas rodinhas (de tungsténio?). Tais eram dadas como domesticas, para bricolage e afins.
Confesso que ignoro o porquê do feitio da cabeça do modelo Ingles que mostrei, esse também equipado com diamante. Mas aqueles entalhes serão para extrair as imperfeições que ficam após o cortar o vidro. Lembro-me que o oficial que aqui cortava o vidro com o 'diamante', aparava (moía) as ditas imperfeições com as pontas do seu alicate universal, o que exigia certa perícia. ; 

.

11
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Quinta, 19 de Junho, 2014, 18:13:02 pm »
20 cm é o comprimento total. Felicitá-lo-ei quando ou se descobrir o que isto é.
Pois, a do corta vidros era fácil. Também trabalhei (apenas) um par de anos em jovem com quem cortava vidros e o modelo cá utilizado era diferente. Daí eu ter achado este interessante e o ter adquirido numa loja de curiosidades há uns trinta anos.

12
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Quinta, 19 de Junho, 2014, 16:29:32 pm »
Dizia que a ser uma chave esta não se destina desapertar chaminés, tanto tecnicamente como no contexto. Com os seus 3 m/m de abertura não contemplaria a totalidade da quadra das ditas, de mais a muito mais largas. Parece-me também pouco adequada para abrir quadras; a sua abertura tem uma profundidade retangular, como para deslocar uma peça que não para desenroscá-la ... se me aço entender  :-[. Também por exclusão de que esta ferramenta no seu todo não pertence à armaria.
Por lado lado devo confessar que as poucas chaves de chaminés que conheço são do tipo de caixa, de ataque vertical, com barra transversal  (desculpando o meu pobre léxico).
No fundo também eu sou um bricoleur, mas a meio vapor; perdi a mão direita (minha destra) num violento acidente. Tenho as minhas ferramentas, faço algumas bricolages, mas trabalhar só com a esquerda cria-me alguma dificuldade, pelo menos nalguns casos ... o que não me leva a abdicar de fazer umas coisitas.
É certo que armas antigas e modernas foram feitas para o mesmo propósito mas ... enquanto umas deixaram de o ser, outras ainda o são, ficando os propósitos diferentes, nomeadamente no campo estético, domo diz.
Quando eu era jovem achava que as coisas antigas só serviam para cheirar a bolor; um dia cresci e a minha cabeça mudou quando ouvi alguém falar no "charme da antiguidade".
Como diz o GL, conversa de café.

... e já agora mais uma ferramenta antiga; mas esta já deve/m conhecer  :)

.

13
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Quarta, 18 de Junho, 2014, 20:04:12 pm »
Se se refere ao Arquiteto Victorino, (também) da direcção técnica da APCA ( Associação Portuguesa de Coleccionadores de Armas) de que sou membro, conheço sim: não profundamente mas já estive com ele em Belas e até já me ajudou num episodio que envolveu armas antigas versus Alfandega.
Não, esta ferramenta não pode ser para usar em armas ... por vários motivos. Já a mostrei no fórum internacional que frequento, onde acorrem centenas de colecionadores e ninguém a identificou. Mas nem a "chave de bocas" serviria para desapertar ouvidos nem estou a ver aquelas navalhas, como bem chama, a limpar canos. Não, para armas esta ferramenta não é com certeza; que a fenda no cabo seja para desapertar algo e o ferro para desentupimento do mesmo aparelho, tudo bem mas, para armas, não.
Armas modernas, chegaram-me as da tropa (guerra), mas fascinam-me as (muito) antigas. Quanto ao espaço, a minha cara metade 'tolera' a invasão do apartamento.

14
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Quarta, 18 de Junho, 2014, 17:09:05 pm »
Muito obrigado pelos links; são sempre úteis  :).
Tenho um amigo nos Estados Unidos para quem em tempos enviei ferramentas tradicionais Portuguesas ... enxós, plainas, etc.
Tenho mais algumas ferramentas antigas, ora insólitas ora lineares mas, ao que mais me dediquei, foram as armas (verdadeiramente) antigas, que me arrasam o orçamento.
Uma (suposta) ferramenta para a qual nunca encontrei o seu uso é esta que aqui vai:
Mede 20 centímetros; a abertura no punho é de secção muito reduzida, não sei se será a chave para abrir algo; mas a lamina de quatro mesas é bastante aguda. Lembra a lamina dum raspador, mas duvido que tal seja.

.

15
Ferramentas / Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« em: Segunda, 16 de Junho, 2014, 12:41:48 pm »
Não, o vendedor nunca falou em picotas. Fui eu que, ao pesquisar na net, à falta do aparecimento de outros engenhos, "adoptei" a picota.
O que ele falava, isso sim, era do furo que o trado fazia em troncos de pinheiro, o que eu não compreendia. Mas depois, ao associar isso ao que me descreveu a pessoa que sabia sobre os "rosários", fez-se-me luz.

Páginas: [1] 2