Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - micromys

Páginas: [1]
1
Pavimentos, Revestimentos e isolamentos / Isolante para telhas
« em: Terça, 22 de Novembro, 2011, 10:21:02 am »
Boas a todos!

Durante este fim de semana, ao ter necessidade de ir ao telhado, reparei numa telha ligeiramente rachada que, mais tarde ou mais cedo, vai trazer problemas de humidade. Poderia dizer-se que a soluçao mais facil seria subsituir a telha, mas o meu telhado tem telha portuguesa, e a telha em questao fica perto de um canto. Parte dela esta chumbada na parede com tela, outra parte esta agarrada a uma telha de cume. A minha questao e, sera que existe algum tipo de vedante que possa tapar a racha? E uma racha bastante pequena.

(Desculpem a falta de acentuacao, este teclado esta avariado)

Obrigado.

2
Excelente trabalho, fiquei sem palavras! A cozinha está uma maravilha.

3
Construções no jardim e na horta / Re:Replantar oliveiras e cedros arrancados...
« em: Sexta, 08 de Janeiro, 2010, 11:38:08 am »
Andei desaparecida e para variar voltei com mais uma daquelas dúvidas existenciais...
Alenquer e a região oeste sofreram com ventos de 200 km hora e enfim, fiquei sem árvores...
Por um lado já não me queixo da falta de lenha....
Por outro...
As árvores foram completamente arrancadas pela raíz e ando a pensar em re-plantar algumas.

Na sua maioria oliveiras e cedros.

Esta é a minha questão...
Será que vale a pena o trabalho??


Na minha modesta opinião eu salvaria as oliveiras e deixaria os cedros para aquecimento. Isso iria, naturalmente, depender do tamanho da oliveiras e qual o objectivo de as replantar. Acho que as oliveiras são árvores de grande beleza e quanto mais velhas e quanto mais grosso for o tronco mais bonitas são. Quase que se consegue fazer delas um bonsai em ponto grande :)

4
Ideias, Truques e Dicas / Re:Massa de reparação para tectos e paredes
« em: Sexta, 08 de Janeiro, 2010, 11:30:58 am »
Estas embalagens quando estão fechadas têm um plástico em toda a volta, que ao abrir, eliminamos. Desta forma é natural que o ar entre e endureça todos os produtos que naturalmente tendem a endurecer ao ar livre. Mas há um truque que tenho usado com bons resultados: colocar um saco de plástico cobrindo a entrada da embalagem. Depois é só colocar a tampa por cima do plástico, forçando um pouco. Desta forma o isolamento do produto aumenta e com isso aumenta a sua durabilidade.

Ah, isso é um bom truque! Costumo usar um parecido na bisnaga de silicone que aumenta a sua durabilidade. Removo o silicone que possa estar por fora na zona da ponta e enolvo bem toda a zona com película aderente daquela usada na cozinha.


5
Ideias, Truques e Dicas / Re:Sugestão de Reparação P/ Máq. Lavar Roupa
« em: Quarta, 06 de Janeiro, 2010, 11:07:04 am »
Eu substituí a electroválvula de admissão da minha (já nem me lembro quanto custou mas não foi muito cara). Houve algumas obras de saneamento na minha rua e numa das vezes faltou a água. Quando o fornecimento foi restabelecido a água veio da cor do chocolate, cheia de areia e barro o que danificou irremediavelmente a válvula. Desconfiei da válvula porque ao iniciar a lavagem a máquina não "puxava" água, saiam apenas umas pingas na gaveta do detergente. Ouvia-se, no entanto, o esforço da máquina a tentar que entrasse água.

Como nunca tinha aberto uma máquina de lavar, depois de abrir a parte de cima com cuidado, observei bem antes de mexer e tirei umas fotos panorâmicas. Depois identifiquei a zona de admissão da água e a electroválvula. Fiz um diagrama num papel (um boneco  ;) ) com os tubos ligados e fios eléctricos ligados a ela. Retirei as abraçadeiras (de molas), os tubos e fios eléctricos, desaparafusei e removi a peça da máquina. Confirmei que estava completamente obstruída e à primeira vista, sem reparação possível. Encomendei uma peça nova que demorou algum tempo, e, quando chegou, antes de colocar olhei bem para as fotos e para o diagrama que fiz. Montei a electroválvula, fechei a máquina, liguei-a à electricidade e testei... funcionou!  ;D

Abraço

6
Ideias, Truques e Dicas / Re:Massa de reparação para tectos e paredes
« em: Quarta, 06 de Janeiro, 2010, 10:35:41 am »
Actualmente a minha preferência vai para a Aquaplast Pluma da Robbialac, uma massa tão leve, que quando compramos parece que só trazemos a caixa vazia. Tem a vantagem de, sendo leve, poder ser facilmente utilizada em tectos, pois o peso é quase inexistente face a outras massas. Por outro lado tem uma cor branca intensa que facilita a posterior pintura do tecto que é normalmente branco. Suporta ainda espessuras elevadas.

Estive a olhar para a foto do balde da Aquaplast... Há uma situação com que me deparo algumas vezes e que tem a ver com o desperdício.
Sejam tintas, sejam betumes, sejam vernizes ou outros produtos, um dos problemas com que me deparo é a conservação do produto que sobra. Tento comprar apenas o suficiente para a necessidade mas por vezes sobram quantidades simpáticas. Gostaria de lhe perguntar se os "restos" desse produto se conservam bem após abertura.

7
Bijuteria, Acessórios e artesanato em geral / Re:Procuro cola para cerâmica
« em: Quarta, 06 de Janeiro, 2010, 10:21:43 am »
Acabei por utilizar Pattex (aquela cola acastanhada) porque tinha um tubo em casa e achei que no teria nada a perder. Acho que o resultado foi bom  :)

É necessário ter um pouco de cuidado com o volume de cola a aplicar para que, quando se unem as superfícies, não haja excesso de cola (ou pelo muita cola) a escorrer para fora.
A aplicação é bastante fácil  e bastante mais segura do que com as "super-colas". Depois de se verificar que as superfícies estão isentas de sujidade e gorduras aplica-se uma quantidade adequada de cola por toda a superfície das duas zonas que irão contactar. A cola pode ser espalhada com a ajuda de um dedo. Seguidamente esperam-se alguns minutos (ler as instruções do fabricante) e unem-se as superfícies a contactar aplicando alguma pressão durante algum tempo (ler as instruções do fabricante).

Consegui o objectivo principal que era colar as peças de cerâmica partidas de modo que ficassem firmes. Embora não se consigam milagres, se houver paciência e atenção na colagem, as zonas coladas passam mais despercebidas.

8
Bijuteria, Acessórios e artesanato em geral / Re:Procuro cola para cerâmica
« em: Sexta, 04 de Dezembro, 2009, 12:07:28 pm »
Olá,

penso que qualquer cola à base de cianoacrilato de etilo serve. Há uns tubinhos pequenos que se vendem na maior parte das drogarias ou lojas de bricolage. É necessário algum cuidado evitando o contacto com a pele.

Obrigado pela dica, no entanto, uma vez tive uma experiência desanimadora com esse tipo de cola e não voltei a experimentar. Acabei por não saber se o problema foi o facto de a cerâmica ser muito porosa ou a qualidade da cola. Dessa vez a cerâmica era tipo barro e a cola foi comprada numa loja chinesa :D . De qualquer das maneiras vou comprar uma cola de "marca" e experimentar.

Abraço

9
Construções no jardim e na horta / Re:Relva - Tapete ou semeada
« em: Quarta, 02 de Dezembro, 2009, 12:37:06 pm »
No meu jardim preferi colocar grama em vez de relva. É uma opção que demora mais tempo a ter resultados mas, na minha opinião e em alguns tipos de situação tem mais vantagens do que a relva. Tem também algumas desvantagens...

A principal destantagem da grama é o tempo que demora a fazer tapete, meses, e não fica a 100% no primeiro ano. Para que cubra toda a área no mesmo ano mesmo com algumas falhas é necessário espetar muitas estacas pelo terreno todo, de preferência com distâncias não muito superiores a 1-2 palmos. A terra deve estar sempre húmida para que as estacas enraizem bem. No Inverno a grama tem tendência a queimar e ficar amarelada devido à geada, no entanto, uma regadela antes de aparecer o sol minimiza esse problema. A relva tem uma cor verde mais atraente, mas isso são opiniões  :)

A grama, de modo geral, é mais resistente ao atrito provocado por quem anda em cima dela sendo muito forte e viçosa. Pela experiência que tenho, quando é necessário remover uma porção de grama este processo é mais fácil do que com a relva, porque a relva tem tendência a trazer torrões de terra agarrados (com a grama é só arrancar com a enxada e passar o ancinho).
Uma vantagem que acho particularmente importante, em especial para quem não tem rega automática (que é o meu caso), é a boa resistência da grama ao calor. Quando o solo seca e a relva não é regada durante uns 2 dias em pleno verão, as consequências podem ser ficar sem o relvado ou ficar com grandes "peladas" de relva seca... depois há que semear mais. Já estive sem regar a grama quase uma semana e ela manteve-se verde e com alterações devidas ao calor pouco perceptíveis. Já a relva que estava ao lado...

Esta opinião que dei sobre relva vs grama resulta apenas da minha experiência e observação, pois tenho as duas lado a lado. Planeei ter grama, mas como demora a crescer e forma tapete optei por semear alguma relva para ajudar a fixar o solo ainda não ocupado pela grama.


Abraço!

10
Bijuteria, Acessórios e artesanato em geral / Procuro cola para cerâmica
« em: Quarta, 02 de Dezembro, 2009, 11:34:37 am »
Olá a todos!

Há algum tempo houve um pequeno acidente em casa com um presépio em cerâmica. Algumas estruturas ficaram intactas mas outras partiram. Será que alguém conhece e pode aconselhar algum tipo de cola que se adapte bem a cerâmica? A peça pode ter perdido parte do seu valor mas está em casa há tantos anos que a reparação é mais pelo valor sentimental...

Obrigado!

11
Ideias, Truques e Dicas / Re:Mudar a fita de uma persiana
« em: Terça, 08 de Setembro, 2009, 10:39:44 am »
Neste vídeo em espanhol podemos ver como mudar a fita de uma persiana. É uma tarefa fácil, mas onde devemos ter em conta alguns pormenores.

Quando vivia em casa dos meus pais era eu quem mudava as fitas das persianas, um sistema antigo com quase tudo em madeira, incluindo o rolo e as ripas das persianas. Não era complicado mas dava algum trabalho.

Na minha casa tenho persianas eléctricas... Se avariam não faço ideia como reparar, provavelmente terei obrigatoriamente de chamar um técnico. Pessoalmente preferia ter persianas manuais mas quando comprei a casa as persianas eléctricas já tinham sido aplicadas. Sinceramente, e pela experiência que tenho com persianas manuais e eléctricas, acho que não há qualquer vantagem em ter eléctricas... Quando falta a electricidade ainda menos!...

Páginas: [1]