Autor Tópico: Cavalete de Pintura  (Lida 8537 vezes)

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Cavalete de Pintura
« em: Terça, 13 de Agosto, 2013, 02:43:04 am »
Advertisement
Advertisement
Bom, já que o nosso amigo GLFaria está de férias, venho eu quebrar o silêncio :)

Este é um projecto que no sábado me lembrei de fazer, para oferecer. Sábado pensei e dei uma olhadela por aí no que há, ficando convencido que era capaz de fazer um em relativamente pouco tempo (tenho apenas mais 1 ou 2 dias para o acabar, vai ser à risca). Por agora ficam só umas fotos, ainda está incompleto mas espero acabar as mecânicas amanhã e depois ser só dar a última de mão e meter uns detalhes como pés anti-derrapantes e um batente macio para a perna móvel. Eu sei que tá tosco, mas é fácil de fazer, não batam muito aqui no Je que eu sou formado em artes de escritório :)

O cavalete tem 2 traves horizontais móveis, para prender a tela entre elas. As traves deslizam ao longo da estrutura vertical e fixam-se a esta com um parafuso de orelhas nas traseiras (que aperta numa porca cravada no outro lado da tábua, fazendo força contra a estrutura). A 3ª perna abre para trás dando a inclinação desejada e o seu curso será limitado por uma pequena corrente. A madeira é pinho do Aki e a "pintura" é um Lasur Bondex para exteriores de cor carvalho com protecção UV :). É caro, mas gosto imenso dele, porque é fácil de aplicar, tem um cheiro muito reduzido e agradável, é resistente, dá um tom que gosto, e os pincéis lavam-se só com água (se estiver ainda fresco) - portanto adoro, é uma espécie de "acabamento universal" para principiantes perguiçosos. Antes de descobrir este lasur nunca me tinha aventurado pelos acabamentos, acho muito desagradável ter que lidar com produtos de solventes fortes.

Gostava de saber/conseguir fazer um acabamento decente dos topos das tábuas, coisa que nunca soube fazer, e para este projecto também já não vou ter tempo de aprender. Também não estou muito contente em não ter colocado um "batente" no parafuso de orelhas para não ir danificando/marcando a estrutura, mas também não tenho tempo para isso (1 horita de manhã e 2 ou 3 à noite de 2 dias + umas horas no domingo são o budget de tempo que tenho para isto).

Os apoios móveis é que ainda vão levar um batentezinho para a tela não escorregar para trás (o 2º apoio vou ver se o faço amanhã de manhã).

Coisas chatas e enganos que me aconteceram até agora neste projecto:

- Apesar de ter olhado para ela e a ter poscionado a pensar nisso, enganei-me no lado de uma tábua que tinha escolhido para ficar para fora, que era mais bonito  :o  :o  :o . Acabei por comprar uma "balsa" para aplicar por cima, irá engrossar a tábua e isso até é uma vantagem. Não sei se vai ser boa ideia, já vi que a balsa tem um comportamento "invulgar" face ao pinho que estou "habituado" a usar; quando lhe apliquei o lasur ela curvou-se toda sozinha, depois apliquei do outro lado e ela endireitou. Vamos ver o que vai sair...

- Comprei inicialmente uma dobradiça que era estreita e "feia" (prateado). Acabei por comprar outra dourada, e vinha com uns parafusos cuja cabeça atravessam os burados da dobradiça  :o

- Tentei apenas aparafusar as 2 tabuinhas que serve de guia ao apoio horizontal. Tinha aquilo tudo assente e ajustado para ficar bem justo, mas não é que depois de aparafusar tinha uma folga de 0.5 - 1mm? Não queria estar a colar para ter uma obra que se desmonta toda (gosto desse conceito), mas acabei por fazê-lo a um dos batentes; assim quando se vai depois aparafusar as peças não saiem do sítio.

- Nunca tenho todos os tamanhos de parafuso que preciso. Nunca. Nunca. Já disse nunca? Nunca.






« Última modificação: Segunda, 19 de Agosto, 2013, 10:39:08 am por Nm »

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #1 em: Terça, 13 de Agosto, 2013, 12:08:05 pm »
Belo presente o amigo tem aí para oferecer! Gostei do conceito e da forma como o desenvolveu. No entanto, gostaria de lhe deixar uma ou outra sugestão para um futuro cavalete - sim, nós oferecemos e depois há sempre alguém que se afiambra a ter um também hehehe!
Em vez da dobradiça tradicional em cima ter de ser complementada com uma corrente, podia optar por uma dobradiça de compasso, que fazia as funções de dobradiça e de trava. Podia optar por uma mais resistente ou por duas pequenas, uma de cada lado da régua vertical. No suporte inferior, o conceito de um parafuso com porca de orelha é o mais tradicional, no entanto, com o uso e passar do tempo (acredite, isto acontece) começa a haver um ligeiro empeno desse suporte resultante do facto do parafuso ser um único e funcionar como um pivôt que se não tivermos cuidado coloca o suporte inferior desnivelado (acontece mais com telas mais pesadas).
Na questão dos acabamentos, gostava de ouvir (ler) a opinião do amigo cerdeira, certamente, teria alguma solução para isso.

Continuação de bom bricolage e caso ainda esteja para ir de férias como eu, boas férias!
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #2 em: Quinta, 15 de Agosto, 2013, 22:39:47 pm »
Olá Gabriel,

Já está acabado e entregue, ufaa que foram dias bem intensos :)!! Agradeço as sugestões. Imagino o que possa ser essa dobradiça de compasso, mas numa procura não encontrei nenhuma imagem que fosse sequer parecida com o que imagino; por acaso não há por aí uma (foto/link) à mão? Acabou por não levar a corrente. Já não havia tempo e dei o cavalete dizendo que depois ainda havia de colocar a corrente, mas ela não achou necessário; na verdade as almofadinhas anti-derrapantes que coloquei funcionam maravilhosamente bem... agora já só vejo a corrente mais como uma segurança para o caso de alguém dar um pontapé "a sério" na perna móvel, mas para já, onde vai ser usado não tem espaço sequer para ele cair, além de que o pontapé teria que ser com tal força que apenas 3 pés não lhe valiam. Se lhe dermos uma pancada forte o suficiente para a perna levantar, assim que ela aterra já não sai do sítio.

Não entendi isso do empeno/desnivelamento com o tempo, isto é, não estou a perceber o que pode empenar. A madeira envolvida é bastante grossa (18mm), basta um aperto muito ligeiro para fixar o apoio pois está mesmo bem justo (pelo menos por enquanto) e a tela maior que a pintora tinha (a da foto abaixo) é bem mais leve que o próprio suporte; não sei se toquei aqui no ponto critico.

Agora que já está tudo montado e com uma tela em cima é que vejo que devia ter feito algumas coisas de outra forma, nomeadamente, fiz má escolha (do ponto de vista estético) da posição das 2 traves verticais entre as quais corre a tábua vertical central. Podia facilmente ter feito a coisa de forma que não se vissem quando o cavalete tem uma tela em cima. Um gajo não pensa em tudo logo à primeira. Com mais tempo também podia ter arredondado todos os cantos a 90º para ficarem mais estéticos.

A balsa acabou por se portar bem, mas é um bocado macia mesmo com 3 camadas de lasur, e as quinas são bastante frágeis. Vão certamente começar a ficar marcas mesmo com pouco uso. Mas pronto, se aquilo ficar muito mau, depois arranco e meto outra madeira mais dura.

E ficam as fotos finais.

Boas férias e quem está de saída :)


p.s.: Já agora, em relação ao lasur, a sua aplicação deixa uma ligeira rugosidade, portanto o que eu faço é aplicar uma demão e depois de seco faço 4 ou 5 passagens muito leves em toda a superficie com uma lixa fina (120).










« Última modificação: Segunda, 19 de Agosto, 2013, 10:40:23 am por Nm »

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #3 em: Segunda, 19 de Agosto, 2013, 18:00:03 pm »
Boas,

para 1º cavalete até ficou bastante bom :) mas é assim trabalhando a madeira é que se vai conhecendo :)

Os meu projectos nunca acabam como inicialmente os tinha projectado...  ;D

Cumps

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #4 em: Segunda, 19 de Agosto, 2013, 22:48:55 pm »
Muito á pressa! ??? ??? ???

Comprei isto no fim de semana no max mat do porto alto quando ia a caminho de fig. da foz.
É para o projecto em curso!





Existem outros modelos de compassos

Já agora achei o projecto muito bom, já a madeira de balsa???? ??? ::)

Bons trabalhos
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #5 em: Segunda, 19 de Agosto, 2013, 23:12:58 pm »
Rui, este projecto no que toca a medidas foi todo feito "a olho" e qdo comecei havia muita coisa que não sabia mesmo como ia ficar :).

Obrigado pelas fotos pajo. Bom esse modelo não sei se ia dar, obrigava a ter o afastamento da perna de trás fixa face às outras 2, a não ser que isso seja uma "dobradiça perra" permitindo ficar mais ou menos aberto.

Quanto à balsa... era o que havia à mão :)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #6 em: Domingo, 01 de Setembro, 2013, 02:15:22 am »
Gosto muito do pormenor do "gato" o meu bicho perdileto (se pude-se tinha um, se pude-se tinha uns quantos)fica para quando me reformar, se, lá chegar.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #7 em: Quinta, 12 de Setembro, 2013, 23:35:06 pm »
É, quem recebeu o cavalete adora gatos, portanto não podia deixar de arranjar um para meter ali, além de que é mais um traço de personalização.

Imprimi o gato numa folha normal, posicionei-o e "risquei-o" para a madeira ficar marcada. Depois passei por cima das marcas à mão com uma caneta de "acetato" e no final levou por cima mais uma demão do lasur, e umas passagens de lixa fina depois de seco.

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #8 em: Sexta, 13 de Setembro, 2013, 08:38:51 am »
Boas,

em tempos também fiz isso, da caneta de acetato, o problema é que ela vai apagando com o tempo...(pouco tempo) :-\

O ideal mesmo é gravar com uma mini fresa ou fazer mesmo à mão :) ou quem sabe com tinta para madeira :)

Cumps


Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Cavalete de Pintura
« Responder #9 em: Sexta, 27 de Setembro, 2013, 00:33:35 am »
Ficou só o acetato em cima da madeira, sem mais nada? É que eu passei com o lasur por cima do acetato, portanto ele está preso entre camadas de lasur ("verniz"), já para evitar que desapareça, espero eu.