Autor Tópico: Torno Emco Unimat  (Lida 21369 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Torno Emco Unimat
« em: Quarta, 03 de Abril, 2013, 01:33:11 am »
Advertisement
Advertisement
Creio que já falei algumas vezes no meu mini-torno para metais.

Uso-o pouco hoje em dia - habitualmente está arrumado dentro da caixa, num armário, é preciso tirar muita coisa da frente, e no fim do trabalho dá um trabalhão a limpar e lubrificar - basta ver onde vão cair as aparas...

De qualquer forma, hoje precisei de fazer um casquilho para uma modificação que estou a fazer no meu engenho de furar, tirei-o para fora, e aproveitei para tirar umas fotografias.

É um Emco Unimat Mk.2b do início dos anos 1950 (ver http://www.lathes.co.uk/unimat/index.html)

Para dar uma ideia do tamanho, uma das fotografias tem também uma fita métrica aberta; o casquilho que se vê na última fotografia tem 11,75mm de diâmetro!

Chato de limpar, mas divertido de utilizar, embora já esteja muito, muito "batido" - já uma vez o desmontei todo para encasquilhar os fusos, substituir rolamentos, etc. Um dia que tenha muuuuita paciência tenho que fazer isso novamente.

G.

passaro trovao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #1 em: Quarta, 03 de Abril, 2013, 11:50:42 am »
tou cheio de inveja (no bom sentido)!
ate da vontade de fazer um.
onde o arranjaste? e quanto pagaste?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #2 em: Quarta, 03 de Abril, 2013, 14:04:25 pm »
Deram-me, já usado, há uns 40 anos! Nessa altura já não se fabricava este modelo, mas ainda se conseguiam arranjar algumas peças. O que se vendia na altura era já o Unimat 3, parece-me.

Tenho também a coluna que serve para transformar em fresadora (vê-se ao fundo da caixa), e a apertadeira. Há uns anos parti estúpidamente o contra-ponto, quando apertei demais um prato divisor. É práticamente impossível encontrar um sobressalente no mercado internacional, estes Unimat mais antigos estão muito valorizados.

Mas ainda se fabricam bons tornos miniatura (de concepção muito mais evoluida do que este) de outras marcas. A Proxxon tem equipamentos muito interessantes.

Fazer um???... Suspeito que quando tiver aprendido o suficiente para saber o que é necessário já terá perdido a vontade :-)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #3 em: Sábado, 06 de Abril, 2013, 00:45:59 am »
MARAVILHA, GLFaria.
Essa maquina ate pode ser antiga, mas eu prefiro o termo classico, no entanto desde que façam a sua fução, estão perfeitamente funcionais.

Depois de ter feito um "mealheiro" para ter adquirido a minha semi automatica, namorei, e ainda namoro um objecto desses.

O problema é mesmo a conjuntura economica qua não tem dado descanso, e dispor de 1000 a 1500 aerios por enquanto esta fora de questão,

Quanto a construir um? -Ainda acho que não tenho capacidade para tal(que funcione de forma aceitavel), mas deixo um ou dois sites de apreciar, http://www.oficinaaberta.com.br/minitorno/minitorno.asp  http://www.youtube.com/watch?v=iyYqMW2wNe0#

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #4 em: Sábado, 06 de Abril, 2013, 02:19:19 am »
Obrigado pelo anúncio que vem no vídeo  ;-) . Não conhecia a firma IGUS, já está nos meus favoritos só para o caso de...

Quanto ao aparelho que está no vídeo, se calhar até é interessante, mas o sujeito tem de aprender a estar quieto enquanto filma e a enquadrar as imagens, é difícil perceber o que lá está!

Não esqueci o tema do comparador, ainda agora estive a trabalhar nuns esquemas para ilustrar, mas tenho tido outras coisas com que me ocupar...  Logo que possa...

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #5 em: Sábado, 06 de Abril, 2013, 14:06:23 pm »
É um Emco Unimat Mk.2b do início dos anos 1950

Um excelente equipamento. Mais uma vez com imagens muito bem conseguidas.

Mas ainda se fabricam bons tornos miniatura (de concepção muito mais evoluida do que este) de outras marcas. A Proxxon tem equipamentos muito interessantes.

Na área das madeiras,... Na altura em que comprei a serra de recortes, uma das marcas que mais me agradou após testes "ao vivo" foi a Proxxon DSH/E. Desde aí tenho visto com mais atenção os materiais da Proxxon e parecem se muito bons e robustos. Os tornos miniatura desta marca vendem-se no leroy merlin.

Pena os preços não serem muito convidativos :)

Mais um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=8OZElDXrn04#

Ainda nesta temática recordo o seguinte tópico: Torno de madeira
« Última modificação: Sábado, 06 de Abril, 2013, 14:14:33 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #6 em: Sábado, 06 de Abril, 2013, 19:22:41 pm »
"Pena os preços não serem muito convidativos"...

Pois, porque será que eu ainda não comprei um?... Descarreguei o catálogo da Proxxon para um ficheiro, mas é o máximo que posso fazer...  :-(

G.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #7 em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 00:33:00 am »

torno muito interessante. é mesmo pequeno. dá para abrir roscas? nao percebo muito de tornos mecanicos mas julgo que costuma haver uns jogos de engrenagens que permitem avançar o porta-ferros com os passos certos para alguns tipos de roscas métricas ou imperiais.
isso no caso dos tornos manuais. já pensou em converter isso para cnc?

eu queria iniciar-me um pouco na metalomecanica e já pensei numa dessas fresadoras pequenas chinesas e depois tentar adaptá-la para cnc, mas é uma curva de aprendizagem longa, para além do investimento todo em fresas e acessórios. e no caso do cnc em servomotores, drivers, etc  fica uma pequena fortuna.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #8 em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 01:15:25 am »
Se se refere ao Unimat, tem 175mm entre pontos.

Havia uma quantidade enorme de dispositivos acessórios: avanço automático, abertura de roscas (com roscas-matrizes que se vendiam separadamente), fresadora, engenho de f:rar, micro-serra de mesa, rectificadora, disco divisor, bucha de 4 mordentes com ajuste individual, torno para madeira, e provávelmente estou a esquecer-me de alguns.

Recebi o torno no princípio dos anos 70, já bastante usado (era um modelo de 1950). Só o pude usar como torno, fresadora, e engenho de furar de precisão, porque só me chegaram às mãos, além do torno-base com a bucha de três mordentes e porta-ferramentas, a coluna que serve para montar como engenho de furar/fresadora, a apertadeira, uma bucha tipo Jacobs e partes soltas de alguns dos dispositivos acessório.

Não, não penso converter para cnc, era preciso fazer muitas alterações mecânicas e, com os desgastes e as folgas todas que já tem, das quais já corrigi algumas, não há qualquer justificação.

Os processos mecânicos básicos em si são relativamente simples de aprender; claro, como em tudo, se se quiser aprofundar a teoria pode ir-se muito longe, mas para o trabalho corrente não é preciso (senão, 99% dos operadores de máquinas não conseguia chegar a trabalhar...). Agora quanto a cnc, é preciso ver bem se se justifica face ao que se pode ganhar com uma máquina muito pequena. A menos que seja pelo puro prazer da realização. Por mim, como sou de pura cepa mecânica, não me atrai como passatempo.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #9 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 00:52:45 am »
Os processos mecânicos básicos em si são relativamente simples de aprender; claro, como em tudo, se se quiser aprofundar a teoria pode ir-se muito longe,

talvez seja assim, como em quase tudo, na verdade.
mas o que queria dizer é q há um grande investimento inicial a fazer até se ter o básico para a maioria dos trabalhos.
vejamos: instrumentos de medida, centradores, prensas (ou apertadeiras como lhe chama), se formos a fazer trabalhos que impliquem simetrias radiais,
um prato divisor, fresas (só estas é um mundo), cones porta-pinças, cones para fresas de facejar, cones para buchas, adaptadores (morse, iso), etc e tal
a maioria das coisas dessa lista são essenciais.

Citar
Agora quanto a cnc, é preciso ver bem se se justifica face ao que se pode ganhar com uma máquina muito pequena. A menos que seja pelo puro prazer da realização. Por mim, como sou de pura cepa mecânica, não me atrai como passatempo.

claro que é mais pela realização. poucas coisas a este nível compensam economicamente.
não sendo um fanático dos prosessos cnc (julgo até que ha procedimentos que compensa fazer manualmente) há muitas tarefas que são quase impossíveis de realizar dessa forma, como gravações, ou formas mais complexas mesmo em 2D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #10 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 01:31:45 am »
Pensava que se referia a investimento em tempo (formação). Se fala em investimento em equipamento, estou de acordo (só o ponto de partida, por exemplo o torno da Proxxon, custa um pouco mais de 1.000 euros...).

Não tenho dúvida que o cnc simplifica e facilita muitas coisas (vivi a transição dos tornos automáticos de cames para os cnc, abriu outro mundo de possibilidades no projecto e na execução...). Agora, a nível amador, só mesmo por desporto ou por se quere fazer trabalhos particularmente complicados. Não esqueçamos que os cnc só apareceram, pelo menos cá no país, nos finais dos anos 70 ou princípios dos 80; ora, nos séculos anteriores já se faziam, como se diz coloquialmente, coisas muito jeitosas...


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Torno Emco Unimat
« Responder #11 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 00:42:33 am »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!