Autor Tópico: Mais um novato  (Lida 5292 vezes)

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Mais um novato
« em: Domingo, 13 de Fevereiro, 2011, 20:52:06 pm »
Advertisement
Advertisement
O meu nome é Ricardo Sant'Anna e estou em Braga.

Estou cá principalmente por causa dos temas relacionados com a madeira, carpintaria e marcenaria, mas não implica que não passe pelos outros temas, claro está.  ;)

É incrível que num pais como o nossa, com tantas história na arte do trabalho em madeira, não exista mais informação disponível na língua de Camões. Para quem como eu é um novato absoluto e vem de outra área que não podia ser mais distante, é bastante frustrante e desmotivante. Espero conhecer pessoas neste fórum que possam ajudar-me a começar naquilo que eu espero que um dia seja algo mais que um simples hobby.

Um grande abraço a todos.  :)


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Mais um novato
« Responder #1 em: Sábado, 07 de Maio, 2011, 12:31:11 pm »
Olá Ricardo, bem-vindo!

Contamos consigo.

Vi o seu blog e tem muitas coisas interessantes. Parabéns!

Porque não aproveita para falar um pouco dele aqui na sua apresentação?

Cumprimentos,

Joliveira
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Mais um novato
« Responder #2 em: Domingo, 22 de Maio, 2011, 20:56:32 pm »
Obrigado JOliveira  :)

Já tenho o bicho carpinteiro dentro do corpo desde criança quando na escola tinha trabalhos manuais e depois trabalhos oficinais. Cheguei a fazer umas brincadeiras mas depois afastei-me um pouco. Trabalhei 18 anos como tripulante de ambulância e sempre fui um daqueles "mãozinhas" que fazia um pouco de tudo, desde electricidade a mecânica a carpintaria, etc.

Infelizmente, devido a problemas de saúde tive de abandonar a minha profissão e desde então só tenho conseguido trabalhos temporários. Para me manter ocupado voltei-me para a carpintaria. Ocupei um pouco da garagem e tenho reunido ferramentas. Procuro na Internet, leio e vejo tudo o que posso e procuro madeira que possa aproveitar. Até agora tenho conseguido paletes e só precisei de fazer uma compra para um móvel para a minha mulher. Até arranjei um "trabalho", construir um pequeno consultório na loja da minha mulher  ;).

Graças a esse trabalho pude comprar as minhas ferramentas principais que são:

- Serra circular;
- Serra de tico-tico;
- Lixadora orbital;
- Tupia;
- Bancada de trabalho tipo "Workmate".

As ferramentas mais pequenas nem preciso das mencionar  ;D.

O meu maior problema tem sido em aprender. A carpintaria, embora seja bastante acessível, tem os seus segredos e não se aprendem de um dia para o outro. Apesar de ler e ver bastantes vídeos, tenho sempre bastantes dúvidas. Tenho procurado "Mestres" ou cursos mas isto anda escasso. Até fui ao IEFP mas ao que parece tenho habilitações a mais para frequentar estas formações. Quanto a "Mestres", pelo menos aqui em Braga não há pessoas interessadas em transmitir a arte. (apesar de me fartar de ver na TV que os mais antigos se queixam que ninguém quer seguir estas profissões  ???).

Sou formador à mais de 16 anos pelo que adoro dar formação profissional e adoro quando as pessoas vem ter comigo e me pedem para as ajudar na minha área. Será que não existem mais como eu por aí???? Neste aspecto tenho inveja dos americanos, onde as pessoas se juntam em grupos e aprendem e se entre ajudam. Existem encontros aos fins de semana, pequenos seminários, demonstrações em lojas, etc. Se tivesse mais conhecimentos, mais experiência e mais competências em carpintaria organizaria um grupo ou pequenos encontros, mas nesta altura, nem pensar. Será que já alguém faz isto por cá?

Por enquanto vou continuar a fazer os meus pequenos projectos e aprender com os meus erros.

Um abraço para todos  ;)


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Mais um novato
« Responder #3 em: Terça, 24 de Maio, 2011, 19:16:39 pm »
Olá,

foi a pensar nesse espírito de partilha que o fórum foi criado :)

Sendo formador e gostando de Bricolage, quem sabe se não criamos por aqui uma equipa para um dia avançarmos com projectos nesta área.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Mais um novato
« Responder #4 em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 00:20:57 am »
Olá,

foi a pensar nesse espírito de partilha que o fórum foi criado :)

Sendo formador e gostando de Bricolage, quem sabe se não criamos por aqui uma equipa para um dia avançarmos com projectos nesta área.

JOliveira:

Realmente é este ambiente de partilha e encorajamento mútuo que me está a animar muito  :D . Estou a encontrar aqui o apoio que encontro nos fóruns de língua Inglesa, com a vantagem de não ter de fazer conversões nas medidas, traduzir termos Portugueses ou pior, explicar como funcionam as coisas por cá  :P

A sua ideia é óptima  :) . Temos por cá uma falta crónica de informação e formação que nos dificulta bastante crescer. Seria espetacular organizar uns pequenos encontros, reuniões, formações, seminários, etc para juntar o pessoal amador destas áreas do Bricolage. Já li que outros elementos do fórum comentaram este assunto noutros assuntos pelo que sei que se a ideia for para a frente vamos ter bastantes interessados. Na minha perspectiva até temos a vantagem que podemos organizar encontros temáticos com almoçadara no fim ;D

Podemos organizar uma votação no Fórum e se existirem interessados e se quiserem, posso preparar um pequeno projecto para o Fórum apreciar e comentar. Posso inclusive entrar em contacto com várias firmas de materiais e equipamentos para tentar arranjar patrocínios ou algum tipo de ajuda, mesmo que não financeira (empréstimo de ferramentas ou material, local para o encontro, apoio técnico, etc.). Mestres com trabalhos magníficos aqui publicados para nos ensinar é coisa que felizmente não falta. Quem sabe não está por cá o próximo guru da bricolage em Portugal?

Também já li que houve várias tentativas de convencer o AKI, Leroy Merlin e similares em organizar sessões, infelizmente sem muita vontade por parte dos mesmos, mas podemos voltar a tentar.

Fica aqui o desafio  ;)


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci