Viva Companheiros!
Num dos projectos que tenho tido entre mãos obriga-me a utilizar uma tupia e diversas frezes, o que implica varias afinações que quando a freze esta montada numa mesa e invertida é quase impossivel de acertar.
Daí depois de algum estudo, resolvi construir um elevador adaptavel á minha tupia mas adaptavel tambem a qualquer outra marca (julgo eu)
Começar por reunir material;
-1 resto de tubo 30x30
-1 resto de tubo 25x25
-2 porca de união 10mm
- varão roscado 10mm (mais á frente vou recomendar outra medida e explicar o porquê)
-Uns cms. de barra L ou T
-anilhas de chapa
-anilhas de fibra/plastico
-1 porca 10mm
-1 parafuso de cabeça umbrako (vulgo sextavado interior)
-cavilhas elasticas ou troços (tambem conhecidos por golpilhas)
-rectangulo com 70x120+-, de chapa de 3mm
- 1 base de ferro de engomar (fora de uso) de aluminio revestida a teflon
Começar por cortar duas arestas opostas de uma porca de união, por forma a esta poder entrar justa no tubo de 25x25
Só para terem uma ideia do comprimento do tubo de 25x25 e como a porta é introduzida.
Para fixar a porca no interior do tubo, eu dei uns "pingos" de solda, embora passam ser usados outros metodos.
Utilizar uns cms. de barra T ou L e fazer uma base maior que será o "porta ferramentas" e soldar a mesma bem ao centro do tubo de 25x25, que vai ser o "carro" de sobe e desce.
Depois de pronto ficou assim
Ou melhor, porque todo o tubo foi forrado com a base de teflon, depois de cortada á medida e colada para não se deslocar.
Assim fica muito justo e não cria atrito ao deslizar. (lá me esqueci outra vez da fotonite)
Desenhar uma base de chapa resistente
Cortar com a guilhotina
Para o corpo principal, tracei duas paralelas no tubo de 30, afastadas o suficiente para o "carro" passar sem roçar as laterais.
Cortei com rebarbadora
Este rasgo não precisa ser de ponta a ponta, porque tenho em conta o corpo da maquina e a propria resistencia da peça.
No lado oposto do rasgo soldar uma anilha como na imagem
Agora que era importante esqueci-me de tirar a foto do interior da montagem da rosca/fuso, mas vou tentar explicar.
Enroscar alguns cm de varão roscado na porca de 10mm (o suficiente para comportar 3 anilhas de chapa, 2 de fibra e mais 1 porca) e bloquea-la com solda (ou outro meio).
De seguida, montar uma anilha de chapa e uma de fibra/plastico, na ponta mais curta de rosca.
Montar este conjunto no tubo de 30mm pelo lado do rasgo e faze-lo passar pelo orificio da anilha que esta soldada na outra ponta.
Montar outra anilha de fibra outra de chapa e enroscar uma porca de união, apenas o suficiente para ajustar as anilhas e poder rodar o varão roscado livremente mas sem folgas.
Marcar na rosca que sobra, metade do conprimento da porca de união e cortar o excedente, voltar a enroscar e bloquear a porca com uma cavilha elastica.
Montar o parafuso de cabeça umbrako no resto da porca que pode ser cortado á medida, depois de medir a grossura do tampo da mesa de frezagem.
Bloquear tambem o parafuso com uma cavilha.
Aquela tira de chapa perfurada serve apenas como um apalpa folgas, depois de afinado é retirada.
~
Depois de montado ficará +- com este aspecto
Para o braço achei esta poleia que já está pintada e com uma pequena transformação fica 5*.
Foi só preciso dobrar as duas "orelhas" do encaixe e ficou optimo.
E vai funcionar assim
Mas ás vezes nem tudo corre bem
e...
E depois tem de se remediar
Depois de uma pintura, já está pronto
E acreditem funciona 5*