Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Stromlinie

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 6
16
Literatura e Recursos para a Bricolage / Quem não tem cão, caça com gato...
« em: Sexta, 02 de Dezembro, 2016, 10:06:55 am »
Ou como fazer tapa-poros em casa (para poupar uns trocos ou para uma emergência!)

Atenção que eu não experimentei, só vi o vídeo  :laugh:


17
Ideias, Truques e Dicas / Para oferecer...
« em: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 00:10:19 am »
Colegas bricoleiros,

Como o meu agrafador eléctrico se avariou e foi substituído, sobraram-me alguns consumíveis do agrafador antigo (outros consegui usar no agrafador novo).

Assim tenho para oferecer o seguinte:

Caixa de agrafos Tipo 55 6.0x26mm Resinados (são quase 1000, caixa completa);
Caixa de agrafos Tiipo 55 6.0x19mm  (barra e meia);
Caixa de pregos sem cabeça Tipo 40 de 23mm de comprimento (meia caixa, mais coisa, menos coisa)

Quem tiver onde os utilizar e os quiser receber grátis, mande mp, por favor

18
Literatura e Recursos para a Bricolage / Bem imaginado e original!
« em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 19:29:10 pm »
O nosso colega Galego do canal "Enredando no Garaxe" construiu um candeeiro com cabides de casaco.

Muito bem imaginado e construído.


19
Bricolage Café / Paciência...
« em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 23:49:43 pm »
Não é só a proverbial paciência oriental... É muita técnica e imaginação. Vejam só:


20
Colas, tintas, vernizes e afins / Metal líquido...
« em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:48:39 am »
Como referi num outro post numa outra secção, a Würth tem um produto a que chama Metal Líquido, e que eu vrifiquei que se trata de uma mistura de resina epoxy com um pó de metal.

Eu tentei reproduzir este produto - porque o original custa cerca de 50.00€, e não é uma embalagem muito grande - com sucesso.

Para o fazer bastou-me misturar os dois componentes  juntamente com "aparas" de metal que saem da rectificadora, depois de convenientemente seco.

Estas "aparas" são um pó de aço arrancado das peças ao serem rectificadas e que depois é recolhido da emulsão de óleo de corte através de um imane.

Se algum colega estiver interessado em repetir este procedimento eu tenho todo o gosto em enviar um saco com o referido pó: bsta enviar-me uma mensagem privada.

21
Colas, tintas, vernizes e afins / Araldite cor de madeira ou Renpaste SV 427
« em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 00:27:35 am »
Colegas,

Como o prometido, ainda que com um dia de atraso, mas uma arreliadora teimosia de o meu pc se ligar à rede ontem, não permitiu faze-lo mais cedo, aqui venho apresenta a Araldite cor de madeira ou Renpaste SV 427.

Renpaste SV 427, da Hunstmann, é o nome comercial desta resina epoxy. E creio que deve haver mais empresas que comercializam.


Como podem ver na foto, os dois componentes têm ambos cor de madeira: um mais escuro e outro mais claro. Daqui eu tiro duas conclusões:
  • alterando, ligeiramente, a quantidade dos componentes podemos variar a cor final do produto;
  • é natural que o fabricante tenha várias tonalidades disponíveis - suposição minha;

A mistura faz-se normalmente, ainda que o produto seja um pouco mais denso que a Araldite normal, mas amassa-se bem e consegue-se preencher espaços e depois lixar.

Aqui ficam os rótulos:


Assim de momento, não me ocorre escrever mais nada sobre o assunto, mas se tiverem dúvidas ou questões disponham. Se souber responder, terei todo o gosto em o fazer.

22
Madeiras / CGP
« em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 01:06:30 am »
CGP - Caixa de Guardar o Punho, nada de confusões!!!

Por uma questão de precaução optei por transportar o meu comando de slots (vulgarmente designado por punho) fora da mala onde levo os modelos, as ferramentas e os produtos (óleos, aditivos, massas e até gasolina de isqueiro!)

O caminho mais rápido era conseguir uma e adapta-la. E recordei-me que nos meus tempos de meninice havia uma no sótão de que eu gostava muito e talvez servisse.

Fui ao referido sótão, procurar e encontrei-a. Mas após muitos anos de estar por ali, com obras, calor e frio a caixinha estava toda desmontada, mas aparentemente tinha as peças todas. Tratei de a trazer para a oficina e verificar se conseguia lá meter o comando e alguns acessórios. Conseguia! Agora era só limpar montar e fazer algumas alterações.

Depois de uma lixadela das peças, foi preciso montar a caixa e colocar tudo em esquadria. Primeira dificuldade: ao colocar em esquadria alguns dos encaixes  ficavam com uma folga:


Como tinha adquirido Araldite cor de madeira, resolvi encher os espaços com ela como se vê na figura acima. Este mesmo produto foi usado para refazer um canto da caixa onde corre a tampa (eu lembrava-me que esta falha de madeira existia, mas agora haviam duas falhas uma de cada lado) ficou assim a emenda:


Ainda equacionei fazer estas emendas com madeira, mas como estas peças são finas e muito expostas ao tempo, não ia conseguir arranjar madeira minimamente parecida.

Uma dificuldade inesperada foi ao colocar o fundo a caixa: ao acertar um dos lados com a parede respectiva todos os outros ficavam maiores. Colei assim mesmo e com uma plaina cortei o excedente.

De seguida veio o acabamento: tapa-poros e verniz acrílico em várias camadas, tendo as duas últimas sido aplicadas com rolo. Ficou assim o aspecto exterior:


E o interior, depois de adaptado e forrado:


Agora tenho uma dúvida a colocar ao fórum: é possível que com o tempo a madeira tenha encolhido de modo a ficarem as falhas nos encaixes e de o contraplacado do fundo não ter acompanhado esta retracção, daí estar folgado?

Fico a aguardar, as vossas impressões e críticas.

23
Madeiras / Tabuleiro...
« em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 20:22:10 pm »
Companheiros,

Terminei um mini-projecto: que foi construir um tabuleiro para movimentar as peças entre estações de trabalho aqui na empresa.

Como queria fazer isto "depressa" lembrei-me de juntar duas peças que me tinham dado (e que não faço ideia para que serviam e de que são feitas...) e juntei-as, tentando alinha-las  o melhor possível. Depois juntei duas barras na lateral e com a tupia e uma fresa de meia-cana abri um rasgo de cada lado para pegar.

O acabamento foi tapa-poros e verniz acrílico. Et voillá:


Claro que não se compara ao Tabuleiro de madeira do colega Cerdeira, mas os fins não são os mesmos, nem eu tenho a desenvoltura de trabalho dele (mas gostava  ;D ;D)

24
Bricolage Café / CNC (para matar a curiosidade ao GFaria)
« em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 20:07:11 pm »
Fiquei com a impressão que o colega GLFaria ficou curioso em saber qual o equipamento CNC que uso na empresa. Pois bem aqui fica uma foto do equipamento (entretanto chegou uma rectificadora plana...)


Enfim, é uma empresa pequenina... E que custou muito a nascer...


25
Madeiras / AH! Afinal o tamanho importa!
« em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 00:18:17 am »
Depois de estudar um processo de construir um porta ferramentas para colocar os porta-ferramentas que não estavam em uso, resolvi construir em contraplacado, que reaproveitei de uma palete, reforçado com uma dupla camada em orientação perpendicular entre si (porque não me lembrei disto para a prancheta?), abertas doze posições e envernizado para para resistir melhor aos óleos... Após nove meses de utilização chego à conclusão que estou a precisar de fazer outro maior  :)


26
Bricolage Café / Quem nunca teve vontade de construir um barquito?
« em: Quarta, 26 de Outubro, 2016, 00:12:59 am »
Pois é, quantos de nós não tivemos vontade de construir um barquito?

Pois bem, se o tipo de barco é um kayak, têm aqui um tutorial sem palavras:


27
Bricolage Café / Mais um delírio do Matthias Wandel
« em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 23:29:21 pm »
É isso mesmo o Matthias Wandel teve mais um sonho e construiu um rolamento de esferas em madeira... Ele lá saberá onde o vai utilizar...  :-\

https://youtu.be/2FO9gf0xvEg

Contudo é interessante assistir

28
Bricolage Café / Ideia
« em: Quinta, 20 de Outubro, 2016, 13:44:46 pm »
Estava aqui a pensar (às vezes dá-me para isto :)), será que valia a pena criar uma secção de "Colas, tintas, vernizes e afins", onde se punham produtos e técnicas sobre estes assuntos?

Fica a ideia.

29
Madeiras / A casa da campainha.
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 00:23:45 am »
Na empresa precisavamos de uma campainha sem fios de boa qualidade que vencesse os 150m entre o portão e o pavilhão.

Como a aquisição deste equipamento foi um pouco cara para deixar o botão (que é um emissor, logo tem componentes electrónicos) aos elementos resolvi fazer uma "casinha" para o mesmo, deixando-o abrigado dos elementos:


Ao fim de de cinco meses, em que maioritariamente apanhou Sol, muito Sol, hoje fui verificar como estava o acabamento a resistir à chuva. Parece que ainda está a proteger a madeira.

O desenho também parece ajudar as gotas de água a escorrerem do "telhado" para o chão sem passarem pela parede.  :)

Peço desculpa por não ser grande foto, mas para além de ser com o telefone, estava a chover...

30
Literatura e Recursos para a Bricolage / A despesa do mês...
« em: Domingo, 16 de Outubro, 2016, 13:33:25 pm »
Após ter lido as informações do GLFaria sobre acabamentos, resolvi comprar dois livros do Bob Flexner sobre acabamentos:

 -  um de introdução (101, como dizem os Americanos...):


 -  outro mais avançado:


O digital é bom, os vídeos também, mas não há nada que chegue a um livro: a abertura da encomenda, o cheiro do livro, o manusear, o saber que se viu determinada matéria no livro e é só ir à estante e tirar o livro e voltar a ler...

Antiquado? Talvez, mas é um prazer sentar-me confortável e ter um livro nas mãos...

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 6