Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - fmoreira

Páginas: 1 ... 4 5 [6]
76
Ferramentas / Re: Serra tico-tico IKEA
« em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 12:17:42 pm »
Por acaso estou a precisar de substituir a minha tico-tico, uma B&D com cerca de 20 anos, mas que para fazer um corte a direito, tenho de avançar com a serra "de esguelha", o que é estranho porque tudo aparenta estar direito...
Também fico a aguardar essa análise :)

77
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 11:52:17 am »
Que tipo de acabamento está a pensar dar?

A ideia é dar "apenas" óleo, só não sei ainda qual. Há duas opções em cima da mesa, ambos aprovados para contacto com alimentos, que são "danish oil" e "Ikea oil", ainda vou fazer alguns testes para perceber qual faz sobressair mais o veio da madeira.

Abraço,
FMoreira

78
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 11:48:00 am »
Devo dizer que fiquei um pouco surpreendido com o resultado das peças trabalhadas. A nível da desengrossadeira não foi necessária qualquer afinação, o corte sai limpo e tanto quanto consigo aferir, perfeitamente paralelo. Quando à plaina, a régua de esquadria é muito fácil de afinar, mas dada a sua fragilidade (é uma chapa um pouco fina) não se pode fazer muita força, senão cede e a peça sai de esquadria. Diria que, visto ser indiscutivelmente a mais barata do mercado, não fica aquém das espectativas. Há no entanto um, grande (muito grande...) senão, a assistência. Numa das primeiras vezes que usei a plaina, com madeiras reaproveitadas, apanhei um pequeno prego, e claro, fiquei com uma boca nas lâminas. Sendo muito pequena, quase não se nota na própria lâmina, e é praticamente impercetível na madeira, no entanto, levou-me a achar que deveria ter um par de lâminas de spare. Fui ao Brico Depôt, e não as têm à venda, pedi em loja para verem se conseguem fornecer, e já estou à espera de resposta à mais de uma semana. uma busca pela net, para já resultou infrutífera, apenas consigo encontrar umas em UK que alguns utilizadores dizem que são compatíveis com o equipamento, e de melhor qualidade do que as originais, mas que custam cerca de 20 GBP (mais portes).
Quando se comprar estas chinesices, em minha opinião devemos estar conscientes que estas situações podem perfeitamente acontecer.
Já agora, sobre as vendas na Amazom, convém ter presente que muitas das coisas vendidas na Amazon, também são chinesices, e vendidas pelos próprios, e portanto a assistência será exatamente na mesma.

Abraço,
FMoreira

79
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 11:32:49 am »
Devo dizer q

opssss colocada por engano e não consigo apagar...

80
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 10:50:17 am »
pajo, sim, é a plaina desengrossadeira mais barata que encontrei, à venda no brico depôt.

81
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 15:45:57 pm »
Aquela reserva é de facto óptima, lamentavelmente, a maioria daquelas caixas vinham vazias, comprei umas garrafitas, e pedi para me oferecerem as caixas que lá tinham, acho que vocês sabem como é, o olho está sempre na madeira...   :) Estou a aproveitar para fazer umas placas em VCarve.

A madeira que estou a usar, creio que é carvalho, não sei se é francês, mas sei que tenho lá umas tábuas que quem mas deu disse serem de carvalho, e não são tão "brancas" como esta,mas irei confirmar.

Abraço,
FMoreira

82
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 13:03:37 pm »
Entretanto, todas as ripas foram aplainadas, para que a superfície de colagem seja o mais perfeito possível, e foram coladas e grampeadas. Agora, é esperar que a colagem seque devidamente, para depois voltar a cortar e colar.

83
Projectos, Plantas e Orçamentos / Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 13:01:26 pm »
Caros amigos,
Confesso que quando vejo a qualidade dos trabalhos aqui publicados, fico sem saber se devo ou não publicar as minhas humildes brincadeiras, mas sempre achei que se todos partilharmos, todos temos a ganhar...

Este fim de semana decidi iniciar mais uma brincadeira, fazer uma tábua de cozinha "end grain". Havia à partida uma série de limitações, como sendo a madeira disponível, o tamanho máximo que as minhas ferramentas permitem trabalhar, etc, mas, a experimentação é uma forma de aprendizagem.
Comecei por aplainar um dos topos da madeira, para tentar garantir que ficava em esquadria. De seguida cortei a tábua em ripas de 40mm, já que essa era a espessura da tábua. Decidi fazer as ripas em quadrado, porque temi não conseguir fazer rectangulos com a necessária precisão, e além disso, quantos mais cortes fizesse, maior seria o desperdício de madeira. Assim, a tábua vai ficar com apenas 5 ripas de largo, mas paciência.
Seguem algumas fotos do processo.

84
Ferramentas / Lixadeira combinada
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 12:26:39 pm »
Boas,

Estava a pensar comprar uma lixadeira de bancada do tipo "Einhell TC-US 400" (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-eletricas/Lixadoras/17543554.aspx) alguém conhece? O que vos parece?
Agradeço desde já todas as sugestões que possam dar.

Abraço,
FMoreira

85
Apresentações / Re: Apresentação
« em: Quinta, 13 de Outubro, 2016, 15:55:11 pm »
Pois, como disse as fotos, tiradas com o telemóvel,  estão para lá de vergonhosas...

Na altura que foi fotografada esta mesa já estava da saída para casa da filhota, e foi substituída por outra, com medidas ligeiramente diferentes, em que a moldura e as pernas já foram feitas de mogno, de uns restos de um roupeiro que desmanchei lá em casa. Desta vez, aproveitando a brincadeira, decidi fazer um acabamento diferente, andei a ver uns vídeos no youtube, e apliquei "french polish", o resultado não foi (em minha opinião) mau para uma primeira experiência, mas acho que pode ficar muito melhor. Mais uma vez, desculpem a qualidade das imagens, mas as fotos eram mesmo só para mostrar a um amigo como tinha ficado o brilho...

Abraços,
FMoreira

86
Apresentações / Re: Apresentação
« em: Quinta, 13 de Outubro, 2016, 14:22:29 pm »
Obrigado a todos pela calorosa recepção, além da arte de "bem fazer", também nos prendam com a arte de "bem receber". :)
Respondendo ao desafio de mostrar alguns frutos do hobby, depois de ter dito que também gostava de fotografia, mostrar estes registos é uma vergonha, mas enfim, confesso que a documentação das peças, nunca foi uma preocupação...
Quando iniciei esta brincadeira das madeiras, deparei-me com uma dificuldade, a compra de madeiras, a preços acessíveis, sem ser as coisas de qualidade duvidosa que se encontram nas grandes superfícies, um dia, numa casa da materiais de construção, encontrei à venda uns restos de tábuas de soalho, e sem saber bem o que iria fazer com elas, decidi comprar 1 m2.
A primeira brincadeira resultou numa mesinha de apoio para colocar ao lado do sofá da sala, em que o tampo foi feito das ditas tábuas de soalho, coladas lateralmente, com uma moldura de pinho escurecido, e com pernas também em pinho. O acabamento foi feito "apenas" com cera.

Comentários e sugestões, são bem vindos. :)

87
Apresentações / Apresentação
« em: Quarta, 12 de Outubro, 2016, 17:02:49 pm »
Olá a todos.

O meu nome é Fernando. Sou informático de profissão, mas hobbista por paixão. Que quer dizer isto de ser "hobbista"? Na verdade, não gosto de estar parado, e portanto, vou arranjando sempre alguma coisa para fazer. Tenho diversos hobbies, que levo mais ou menos a sério e que vão desde a fotografia até à alta fidelidade, passando pela carpintaria/marcenaria. Na alta fidelidade, resolvi a determinada altura do meu percurso em busca pelo santo graal, enveredar pelo DIY, e comecei, com a ajuda de alguns amigos e de muita pesquisa, a construir os meus próprios sistemas. Quando à uns anos decidi fazer uns amplificadores mais elaborados do ponto de vista estético, fabriquei de raiz todas as suas caixas, 5 no total, com alumínios diversos (10mm para as laterais, 2mm para os fundos e 2mm perfurado para os topos), o que significou fazer muitos furos e abrir muitas roscas, lixar muito, polir muito, etc. Isto tudo para explicar que uma coisa leva a outra, e que os aparelhos acabaram por ter frentes em acrílicos polidos e laterais em madeiras exóticas, e eu, fiquei com um gosto enorme pelo trabalho com madeiras. Entretanto, fui "montando" a minha oficina, e tenho uma garagem onde passo a maior parte do meu tempo livre, onde tenho a felicidade de já ter uma série de máquinas, todas de gamas domésticas e económicas, mas que me vão ajudando.
Descobri agora este fórum, espero aprender muito e partilhar o pouco que sei.

...e por agora fico por aqui que a prosa já vai longa.
Até breve,
FMoreira

Páginas: 1 ... 4 5 [6]