Realmente tem a sua razão...
Obras normalmente são a última coisa que as pessoas desejam... são sempre sinónimo de sujidade, pó, gastos elevados, tempo de espera prolongado, etc..
Noto que as pessoas sonham muito e põe pouco em prática, pensando que tudo é difícil!
Hoje em dia as grandes superfícies através da disponibilização de informação, da internet, os programas de tv dedicados á bricolage etc..têm vindo a desmitificar as renovações.
Aprende-se a ver fazer, os materias são cada vez de mais fácil aplicação, dando lugar a uma geração que quer viver bem em sua casa.
Antigamente por exemplo o azulejo no chão era um luxo para uns e o chão de madeira envernizado para outros, hoje em qualquer lado se encontram outras opções, em que nos explicam como aplicar os materiais sem recorrer ás demolições.
Temos os flutuantes, os vinis, alcatifas anti alérgicas...
Dantes pensávamos que a casa eram só paredes e telhado, qualquer um erguia umas paredes e tinha uma casa, hoje em dia felizmente já começamos a pensar mais além, como na necessidade de tornar um lar sustentável em termos energéticos, no conforto e na segurança, na decoração!
O português gosta muito de imitar os outros, cá trabalhar nas obras é das profissões consideradas "mais rascas", mas se virmos um engravatado holandês a pintar a sua própria casa já não achamos anormal... só porque é de fora...
Nos estados unidos o chamado "biscateiro" o Handy Man, é considerado profissão.
O nosso bem estar depende do conforto e das condições do nosso lar.
Porque é que não havemos de cuidar dele como cuidamos de nós próprios?
As construções não duram para sempre, exigem manutenção, quem melhor que nós próprios para executarmos algumas tarefas básicas como manter as paredes em bom estado por exemplo...
RSC