Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - GLFaria

Páginas: [1] 2 3 ... 57
1
Bricolage Café / Duas abordagens ao COVID-19
« em: Segunda, 23 de Março, 2020, 00:22:21 am »
Boa noite a todos.

Para variar, não vou falar de bricolage nem da minha micro-oficina, que continua a avançar a passo de caracol, embora seja aconselhável ficar em casa o tempo todo - a minha mulher e eu já estamos naquela gama de idades em que é recomendado não ir à rua, a não ser em caso de absoluta necessidade. Felizmente temos quem possa ir ao supermercado! (eu até iria, mas o que se está a passar noutros países leva-me a ser prudente - o pior ainda está para vir)

Recebi hoje o exemplar de um fluxograma como eu gosto - muito sintético e instrutivo.
Lamento não saber de quem é a autoria, senão atribuía-a com todo o gosto e com os meus parabéns. Aqui vai.


2
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Mesa de trabalho
« em: Quarta, 12 de Fevereiro, 2020, 18:14:33 pm »
Bom dia

O fuso do torno já tinha comprado há meia dúzia de anos, na loja de ferramentas e ferragens cá do bairro. Para a qualidade de acabamento que tinha foi caro - se bem me lembro andou à volta dos 40 euros, incluindo todas as peças. Deu-me muito trabalho melhorar o acabamento e polir a rosca, mas ficou bastante aceitável. O aspecto acinzentado da rosca é do lubrificante seco que apliquei - não me agradava a ideia de usar óleo ou massa consistente.
Teria sido muito mais simples, embora um pouco mais caro, encomendar um fuso do Dieter Schmid - parecem-me muito bem acabados e tinha-me poupado muito tempo e trabalho.

Este tipo de torno pode parecer, e é, básicamente simples. Mas sugiro a quem queira fazer um “torno de perna” que estude bem os pormenores geométricos e construtivos – há muitas subtilezas importantes que não são mencionadas em todas as publicações e artigos que consultei, pelo que é boa ideia consultar o máximo de fontes possível. Tenho três livros geralmente considerados bons sobre bancadas de trabalho, e mesmo assim tive de consultar muitos artigos (internet, onde mais?...) para compreender bem a importância de alguns pormenores.

Quanto à bancada, esclareço desde já que não fiz de raiz a estrutura, só a reforcei e aumentei-lhe o peso. Utilizei como base uma cómodazinha ordinária de aglomerado folheado a pinho, comprada há mais de 20 anos no "O Vassoureiro", que utilizava para guardar ferramentas. Anexo um “boneco” que talvez permita dar uma ideia geral dos vários módulos principais (desta vez, para não haver perigo de as coisas não jogarem umas com as outras, fiz vários anteprojectos em Sketchup; o “esqueleto” que na imagem se vê em cinza-claro corresponde à estrutura do que era a cómoda; há muitos pormenores que aqui não constam.
Substituí o tampo de origem, que era fraco e mal apoiado, porum "laminado" feito com várias sobras de aglomerado que cá tinha, com um topo substituível em MDF de 10mm. A altura final da mesa, definida à partida, é 86 cm.

Não vou descrever agora todos os pormenores - ia ser muito longo, e não tenho nada preparado. Algum dia, se houver interesse...
Ainda há muito trabalho a fazer - gavetas mais baixas, aumentar o peso do conjunto, arranjar um sistema de elevação e movimentação fácil, etc. O pior é que quase todos os dias aparecem "trabalho de casa", que têm precedência, e cada vez estou mais lento...ou o tempo passa cada vez mais depressa.

3
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Mesa de trabalho
« em: Sábado, 07 de Dezembro, 2019, 23:53:32 pm »
Boa noite, gente! Ainda estou por cá, embora pouco activo. Está por aí alguém?

No passar dos últimos dois anos estive muito tempo fora da minha morada habitual, e quando regrassei tive de recomeçar a "desentupir" e reorganizar (o que é um permanente "em curso"...) o meu espaço de trabalho, geralmente vítima de invasão por trastes domésticos a necessitar de reparação. Entre os quais (trastes) o meu engenho de furar, que tive de desmontar completamente, mas sem o qual não sei trabalhar. Coitado, é pequeno e fraquinho e tem mais de trinta anos de uso intenso. Digamos que estou agora a recomeçar em modo muito "soft" a fazer algumas coisas.

Este post iria normalmente para a "conversa de café", mas como o pajo pediu umas "fotonites" do trabalho na minha bancada, que continua mais ou menos no mesmo estado em que estava há 6 meses, aqui vão elas. Se alguém quiser trocar impressões acerca da construção do torno "de perna", que não é realmente "de perna", esteja à vontade. Mas ainda há muito trabalho a fazer na bancada. A este ritmo, talvez daqui a um ou dois anos esteja como a quero agora - e nessa altura já sentirei necessidade de a modificar...

Aqui vão as fotos (nota: o risco preto que parece um fio, à frente do torno na segunda fotografia, não é um fio - foi uma "nabice" minha quando reduzi a foto, e lá o deixei ficar).
Se entretanto passarem as semanas, desejo para todos um bom Natal e Ano Novo.

4
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Mesa de trabalho
« em: Segunda, 10 de Junho, 2019, 23:30:16 pm »
Olá a todos.
Muito obrigado pelo interesse no meu acidente. As coisas com a seguradora foram resolvidas rapidamente, o único senão foi que como o carro tinha mais de dez anos a "indemnização" foi baixa...

Quanto aos tópicos lançados pelo Pajo:
1º - A bancada - mais precisamente, mini-bancada (120 x 42 cm, não tinha espaço para mais) - está a uso, mas ainda não a considero completa. Tem estado a ser usada para tarefas mais urgentes. Faltam uns quantos pormenores, entre eles um sistema de elevação para poder deslocar a bancada sobre rodízios (embora pequena, já está bastante pesada, vai ficar ainda mais pesada, e o meu quarto de trabalho é precisamente por cima do quarto de dormir do vizinho de baixo, pelo que fazer barulho a deslocar a mesa está fora de questão). Estudei vários sistemas e acabei por projectar um que satisfaz o meu "caderno de encargos" (ou seja, esforço reduzido, pouco atravancamento, não-necessidade de travar o sistema quando a mesa está "em cima"). Falta fazê-lo. Mas eu já disse que quanto mais passam os anos mais lento e menos disposto a esforços estou. E o tempo passa cada vez mais depressa...
Fiz um torno de perna robusto, de dimensões mais do que suficientes para o que habitualmente faço.
Qualquer dia arranjo paciência para documentar um pouco a coisa, para ficarem com uma ideia.

2º - Garagem??? Não sei o que é - tem sido difícil instalar uma no 7º andar onde moro.  O meu quarto de trabalho continua a ser o mesmo, apenas está organizado de outra maneira. Por isso, a tentativa de optimização da arrumação é um processo em constante evolução.

Vou tentar ser mais assíduo no fórum. Provavelmente não tanto como já fui, podem levar isso à conta dos anos que passam...

5
Ferramentas / Re: Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"
« em: Segunda, 08 de Abril, 2019, 01:25:24 am »
Sugiro que telefone para confirmar que realmente há.
E mesmo assim... uma vez precisei de comprar um ferro para a minha Stanley 78, telefonei, disseram-me que tinham, fui lá no dia seguinte, tinham no sistema informático mas não o encontraram no "sistema real", ou seja, loja e armazém! Tive de encomendar.

6
Ferramentas / Re: Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"
« em: Domingo, 07 de Abril, 2019, 03:04:04 am »
Francamente, não me espanta.
Uma das vezes que fui à R&C pus as mãos numa plaina qualquer dessa marca que lá tinham, numa caixinha de madeira, e fiquei horrorizado com a (má) qualidade.

Já li em qualquer sítio inglês - e confirmaram na loja, com uma pontinha de orgulho (!) - que a Faithfull é uma marca barata do universo da Stanley. Ora se já a Stanley é o que é...

Para quem quiser arriscar com Stanley, que sempre é "menos pior" do que a Faithfull, aqui há: http://www.viuva.com/index.htm
mas não faço ideia dos preços, nunca me interessei.



7
Ferramentas / Re: Serrotes de costas Disston&Sons nº4 8" e 12".
« em: Terça, 05 de Março, 2019, 01:09:21 am »
Sim, já os conhecia, mas obrigado por os lembrar. Pois, parece magia, e por isso é que é tão difícil para quem não está treinado. E quanto mais fina for a "dentadura"...

No Leroy costuma haver vaselina sólida e vaselina líquida. Em muitos outros sítios, incluindo a drogaria aqui do bairro, também há.
Nunca experimentei a líquida, tenho muito jeito para entornar coisas. A sólida resulta, mas pelo que me diz respeito tem dois contras - é mais maçadora de aplicar (não dá para pincelar), e no Inverno, com o frio, tenho a sensação que fica mais sólida. Aplico-a com os dedos ou com um trapo. Se experimentar a líquida por favor dê-me as suas impressões.

Para mim, a lata do P. Sellers não é muito prática - uso o trapo numa variedade de ferramentas, por isso uma solução desse tipo acaba por ser incómoda. Mas para ferramentas com superfícies mais ou menos planas é uma boa ideia. Além do trapo, também uso ocasionalmente uma trincha de pequena - entre 10 e 20 mm - com uma ou duas gotas de óleo. Muito fácil de aplicar e cobre bem as pequenas superfícies irregulares.

8
Ferramentas / Re: Serrotes de costas Disston&Sons nº4 8" e 12".
« em: Segunda, 04 de Março, 2019, 21:40:50 pm »
Maldito teclado!... Continuando:
...em pequena quantidade até pode utilizar a vaselina medicinal (mais cara) que se vende em bisnagas.
Há no comércio vernizes "para proteger metais". Nunca experimentei, a simples ideia de envernizar uma ferramenta, especialmente se for boa, repugna-me.

Se o serrote for utilizado com alguma frequência, basta limpar os dentes (uma escova de dentes resulta bem) para remover a serradura que lá esteja acumulada, limpar a folha, e usar um trapo com óleo na folha e nos dentes (uso lenços velhos (lavados...) embebidos em óleo "3 em 1", guardados dentro de uma latinha fechada); tenho óleos melhores, que nos velhos tempos utilizava em armas, mas o "3 em 1" que há por aí em todo o lado serve perfeitamente. É preciso é não esquecer de limpar a folha antes de usar - o rolo de papel de cozinha é o ideal.

Afiar um serrote com 20 TPI não é nada fácil, e exige experiência, especialmente se for para afiar "cross-cut" (desculpem lá, não me vou meter em traduções). Tenho um Veritas, que comprei propositadamente com 20 TPI "rip-cut", e arrepia-me a simples ideia de algum dia ter de o afiar.
Tenho um alicate de dar trava relativamente rústico, mas só o utilizo para um serrote Sandvik com 7 TPI que já tenho há muitos anos, e que modifiquei de "cross-cut" para "rip". Teria de comprar um muito melhor - e muito mais caro, se por acaso o conseguisse encontrar - para dar trava a um serrote com 20TPI.

Paul Sellers - aprecio-o bastante, embora nos últimos anos se tenha tornado cada vez mais filosófico e confuso; mas há que ver que muitas das soluções "simples " que ele propõe só são "simples" porque ele tem 50 ou mais anos de experiência profissional - não são tão simples assim para amadores com pouca prática.

Por último, alguns links que calculo já tenha encontrado, mas aqui vão à mesma:
http://norsewoodsmith.com/?q=content/sharpening-hand-saws
http://norsewoodsmith.com/?q=content/sharpening-continued
http://norsewoodsmith.com/?q=content/using-and-troubleshooting-saws

Tenho-os em PDF, mas não me lembro onde ou como os fui arranjar.


9
Ferramentas / Re: Serrotes de costas Disston&Sons nº4 8" e 12".
« em: Segunda, 04 de Março, 2019, 20:55:37 pm »
(Quote):
Tenho no entanto uma dúvida. Vi num video, um tipo no final da restauração a passar todo o serrote, metal incluido com cêra para madeira. Ele diz, que ao contrário dos óleos protectores a cêra não evapora e também protege a ferrugem, nomeadamente nos medalhões, que não estão em contacto com nada. Alguém me sabe dizer se isto faz sentido?"
(Unquote)

Do que se faz na prática da marcenaria sei pouco. Mas tenho alguma prática da metalomecânica - e aí ninguém usaria esse "método". Suponho que se trata de conservação. O principal problema é - não se sabe que aditivos é que foram incluídos nessa "cera", e que efeitos a longo prazo podem ter no metal.
O que sugiro (e faço) é: se se trata de armazenamento a longo prazo, limpar bem o metal, eliminando todo os restos de outros produtos, e proteger com vaselina neutra (a que é utilizada para proteger os terminais das baterias -vaselina neutra industrial - é suficiente, mas em pe

10
Ferramentas / Re: Serrotes de costas Disston&Sons nº4 8" e 12".
« em: Segunda, 04 de Março, 2019, 03:51:07 am »
Bom dia a todos!
Sim, ainda estou vivo. Mas como, por diversas circunstâncias, não pude dispor do meu "cubículo" para trabalhar nos últimos dois anos, não tenho tido nada para dizer, e falar por falar é bom para políticos, forma de passar o tempo (notem que não digo "trabalho") que nunca me atraiu. Estou a reconstruir a minha bancada de trabalho, se assim lhe posso chamar, incluindo fazer um torno "de perna", um tampo, etc. - mas em regime "soft", porque a geometria do local mudou bastante, com implicações na arrumação das ferramentas, o espaço para trabalhar é pouco, e limpar tudo todos os dias dá muito trabalho. E quanto mais septuagenário estou mais preguiçoso...

Em consequência, só de vez em quando dou uma olhadela no fórum, que aliás não tem estado muito animado. E só agora vi isto.
Só posso fazer dois comentários:
1- Sortudo!!! Muitos parabéns, é material muito bom.
2- Agora vai ter de aprender a afiar serrotes, e arranjar o (pouco) equipamento necessário para isso ( a menos que também tenha vindo no "pacote" - limas, alicate de dar trava, e torno para segurar a folha). Mas quando se trata de ferramentas dessa qualidade vale a pena. Há alguns sites bons na net. Tudo em inglês, obviamente, mas se estiver interessado posso pôr um ou dois aqui., parece-me que guardei os links.

Conhece isto: http://www.disstonianinstitute.com/ ? É muito interessante.



11
Madeiras / Re: Caixa em madeira
« em: Terça, 29 de Maio, 2018, 00:55:46 am »
Boa noite a todos,

Comentário tardio, com as minhas desculpas, mas tenho tido muito com que me (pre)ocupar.

Em primeiro lugar, os meus parabéns. Parece uma bela caixa. Se também fez os malhetes da "gaveta", calculo que não seja um principiante.
Como aplicou o acabamento? Quantas demãos? E quanto tempo de secagem entre demãos (especialmente a final)?

Para fazer uma ranhura com ferramentas manuais pode-se sempre usar um esgache (o que os ingleses chamam "hand-router"). Dá mais trabalho, mas faz muito menos lixo e é o que eu uso, porque uma tupia num andar dá má vizinhança...

Agora, o que não gostei (os que já me conhecem sabem que sou um bocadinho maníaco nestas coisas):

Estamos em Portugal, e ainda por cima os ingleses vão sair da UE. Então, por favor, em português:

"Groove" = ranhura
"skill" = aptidão, habilidade, etc. (não fui ver ao dicionário, é capaz de haver mais significados...)

Cumprimentos
G.

12
Ferramentas / Re: Berbequim Einhell?
« em: Quinta, 22 de Fevereiro, 2018, 00:26:45 am »


Quanto ao pajo, não sei nada... Outro dia vi que publicou um vídeo no canal dele do YouTube.

A falta dos contributos dele deixam o fórum bem mais parado...

[/quote]
Não fazia ideia que ele tinha (tem) um canal no You Tube. Qual é o nome que ele usa?

Entretanto, o novo berbequim Makita chegou hoje à tarde, mas ainda não tive oportunidade de o experimentar. É muito mais pesado, ou assim parece, do que o Bosch - talvez tenha o centro de gravidade mais à frente. Numa primeira impressão, também parece mais sólido...e mais "rústico", por assim dizer. Espero que se porte bem.

13
Ferramentas / Re: Berbequim Einhell?
« em: Quarta, 21 de Fevereiro, 2018, 00:59:54 am »
Muito obrigado pelas respostas.

Estou à espera que chegue o material para depois vos dar a minha opinião. Mas como vem via SEUR, cuja reputação é muito, mas muito má, também estou à espera de algumas complicações.

Aproveitando a boleia (embora fora do tema): alguém sabe do pajo?

14
Ferramentas / Re: Berbequim Einhell?
« em: Terça, 13 de Fevereiro, 2018, 14:09:58 pm »
No fim de contas, não gostei nada do aspecto dos Einhell, nem das críticas que por aí vi.

Acabei por optar por um Makita HP1640 - com bucha com chave que, para mim, é um factor essencial.
Geralmente tenho visto boas referências ao material da Makita. Espero que seja melhor que os Bosch da linha verde (não é difícil).

15
Ferramentas / Berbequim Einhell?
« em: Sexta, 09 de Fevereiro, 2018, 16:25:57 pm »
Boa tarde a todos

O meu berbequim Bosch PSB 650 está com problemas na electrónica do controle de velocidade, que aliás nunca foi muito boa. Já o que tive anteriormente morreu por aí, e o que tive antes desse também morreu, mas já não me lembro por onde.

Como alguns se lembrarão, não sou fã da linha verde da Bosch. A (pouca) qualidade não justifica o (alto) preço.Tenho tido vários tipos de problemas com os equipamentos que tenho comprado últimamente pelo que, após uns quarente e tal anos de Bosch, vou passar a comprar marcas mais baratas - assim como assim, se se avariarem o prejuízo é menor.

Quero um berbequim com bucha de cremalheira - quem já tentou utilizar bucha de aperto rápido em furos difíceis sabe porquê - e não muito caro.

O único que encontro na área "amador" é o Einhell TH-ID-1000-E (não me interessam berbequins, que os há, a 20 ou 30 euros)
Alguém tem experiência com o material Einhell? Problemas sistemáticos? Robustez? Impressões?

Desde já obrigado



Páginas: [1] 2 3 ... 57