Autor Tópico: Como "Tapar" os azulejos  (Lida 50783 vezes)

rsacouto

• Full Member
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Como "Tapar" os azulejos
« em: Sexta-Feira, 09 de Outubro, 2009, 16:58:24 pm »
Advertisement
Advertisement
Todos nós temos  zonas da casa forradas a azulejo, seja num hall ou no corredor, que estamos fartos e cansados do padrão... ;D
Ou por qualquer outra razão  ::)

Com este tópio pretendo que se crie uma lista de soluções para este problema.

Papel de Parede
Tem o inconveniente de descolar com facilidade se não for aplicado com a cola certa ( o pior é encontra-la)
Nas casas de banho e cozinhas, devido ao calor e á humidade vai descolar muito mais facilmente.
Notam-se as juntas...  :o Mas se o papel for rugoso ou daqueles com relevo disfarça completamente   ::)

Papel autocolante
Tenho barras autocolantes desde 2001 coladas numa cozinha que apanha muito sol e calor e nunca de descolaram, notei foi que começaram a estalar na zona das juntas, mas mal se vê! 8)
Se fosse para a vida toda tinha posto azulejo novo. 8)
Para as restantes divisões porque não? ;D
É puramente estético, quando se fartar escolhe outro  ::)

Lambrim
Fica mais caro e dá muito mais trabalho obviamente, mas dá um acabamento engraçado  8)
Pode ser colado ou pregado
Pode-se envernizar ou pintar

Colar tábuas de soalho flutuante
E porque não? :o :o
Cortam-se facilmente aplica-se com cola, e "tá novo"  8)

Pintura
Com tintas para louça sanitária
Não se esqueça de aplicar o primário senão... salta a tinta toda! ::) ::)
Na zona do duche em que a água bate na parede faz um cria um efeito cascata muito giro  ;D ;D

Vinil colado
Fiquei traumatizada com isto!!! :o
Os mosaicos de vivil não devem, não podem ser aplicados nas cozinhas e casas de banho a água é o principal inimigo! :o
Nas restantes áreas da casa... acredito!
Vinil de rolo.. colado.... na cozinha e no wc... só depois de experimentar e´que opino!  ???
Para as paredes?  ??? Acho que deve dar... se não apanhar muito sol .. ::)

Por agora não me lembro de mais nada...  8)

« Última modificação: Segunda-Feira, 12 de Outubro, 2009, 21:50:59 pm por rsacouto »

rsacouto

• Full Member
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Re:"Tapar" os azulejos
« Responder #1 em: Sexta-Feira, 09 de Outubro, 2009, 19:19:40 pm »
O vinil que referi é aquele vinil de rolo ou em mosaico autocolante que encontramos num izi, leroy merlin ou aki...  ;D

Não estava a falar do vinil decorativo .... desse não tenho ainda nenhuma experiência nem estudei o assunto de forma a poder opinar  ;D

Mas deixo o trabalho de casa adiantado  8)
Encontrei dois sites de empresas que se dedicam à arte de decorar paredes
O primeiro é o http://www.oficinalapa.pt/, que tem vinis recortados que super funcionais e criam ambientes super giros,
outro é o http://pintaestrelas.com.sapo.pt/ que utiliza técnicas completamente diversas como a pintura de paredes e telas.

rsacouto

• Full Member
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Re:Como "Tapar" os azulejos
« Responder #2 em: Sábado, 24 de Outubro, 2009, 03:42:35 am »
Eu posso estar para aqui a dizer uma data de asneiras  8) mas ainda ninguem disse nada.... ::)

projectista

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • cem projectos sem projecto
« Responder #3 em: Terça-Feira, 27 de Outubro, 2009, 01:40:32 am »
Pois... por vezes o melhor mesmo é tapá-los. Eu tinha uns azulejos anos 60, verdes azeitona. Entre substituí-los ou colovar novas peças por cima, optei pela pintura. Betumei as juntas todas. Apliquei o primário à base de resinas epoxy, tendo o cuidado de fazê-lo penetrar bem nas juntas e depois, a tinta para mosaicos. Já lá vão uns 9 anos e ainda está razoável, a pintura, embora já queimada da luz (cor branca).
Só deixo um alerta. Não sei se as resinas ainda se aplicam pois já vi tintas compostas que dizem ser de aplicação directa mas, ia sufocando com os vapores quando tive de pintar os azulejos de um WC interior e pequeno. Tive de o pintar a espaços e vir arejar a uma janela...
Numa próxima fase estou a pensar usar chapas inox na cozinha, junto do fogão e lava louças e, colar um revestimento novo, tipo laje de pedra, muito fina (creio que 3mm), no restante espaço e até meia altura. Só tenho aqui um pequeno problema que ainda não esclareci. É se a cola usada para colar cerâmicas adere em azulejos pintados.

rsacouto

• Full Member
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
« Responder #4 em: Terça-Feira, 27 de Outubro, 2009, 02:24:01 am »
Só deixo um alerta. Não sei se as resinas ainda se aplicam pois já vi tintas compostas que dizem ser de aplicação directa mas, ia sufocando com os vapores quando tive de pintar os azulejos de um WC interior e pequeno. Tive de o pintar a espaços e vir arejar a uma janela...

Confirmo...  :o o meu marido ia morrendo   :o ao fazer a casa de banho azul que está algures no forum... ???
Foi trabalho feito num so dia, em setúbal, temperaturas altas, sem arejamento... :-\

Numa próxima fase estou a pensar usar chapas inox na cozinha, junto do fogão e lava louças e, colar um revestimento novo, tipo laje de pedra, muito fina (creio que 3mm), no restante espaço e até meia altura. Só tenho aqui um pequeno problema que ainda não esclareci. É se a cola usada para colar cerâmicas adere em azulejos pintados.

O kerlite?
Segundo o que sei o único distribuidor é a margres e segundo aquilo que sei basta a o cimento cola..  ;)

projectista

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • cem projectos sem projecto
« Responder #5 em: Quarta-Feira, 28 de Outubro, 2009, 01:09:01 am »
Penso que está correcto. Mas ainda não pesquisei porque não é trabalho para já.
Quanto ao cimento cola, sim. A minha dúvida é se a tinta sobre os azulejos tem aderência suficiente para permitir o cimento cola. Pessoalmente, tenho dúvidas mas só de pensar em decapar aquela superfície toda...? :P

receitasdaconstrucao

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Quinta-Feira, 07 de Outubro, 2010, 16:28:04 pm »
No blog Receitas da Construção tem um post que dá dicas de como pintar os azulejos
http://www.receitasdaconstrucao.com.br/2010/10/01/195/
é muito interessante.

pc saldanha

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Quarta-Feira, 30 de Março, 2011, 13:02:28 pm »
Quanto a aplicacao do kerlite, atencao a planicidade.
O melhor e aplicar uma placa de kerdi-board de 5mm aparafusada ao suporte e depois aplicar o kerlite, ou eventualmente amassar e pintar.

brico_js

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Terça-Feira, 14 de Junho, 2011, 22:58:56 pm »
Aqui fica um vídeo sobre pintar azulejos:

http://blip.tv/play/hLNAgru1FgA.html