Autor Tópico: Isolamento térmico  (Lida 9081 vezes)

VOL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Isolamento térmico
« em: Domingo, 30 de Maio, 2010, 23:25:42 pm »
Advertisement
Advertisement
Vivam. Sou estreante neste fórum.
Debato-me com problema relativo a isolamento térmico da minha casa. É um 1º andar, sem mais pisos por cima que não seja o sótão.
No Inverno é muito frio e no Verão é muito quente. Não tem paredes duplas nem vidros duplos, ou qualquer tipo de isolamento.
Gostaria de saber a vossa opinião acerca da possibilidade de isolar o chão do sótão (que não uso).
Será que dá algum resultado ?  Que material(ais) me aconselham ?
Antecipadamente grato pela vossa ajuda.
Vítor

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Isolamento térmico
« Responder #1 em: Segunda, 31 de Maio, 2010, 18:34:36 pm »
Olá Vítor, bem-vindo.

Não é uma área que domine muito, mas talvez o tópico Dúvida quanto a sotão possa ajudar...

Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Narsas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
    • Pedrada no Charco
Re:Isolamento térmico
« Responder #2 em: Segunda, 31 de Maio, 2010, 19:09:10 pm »
Embora a minha área seja montagem de isolamento industrial, e, haja diferenças de metodologia da aplicação, penso que posso deixar algumas indicações úteis.
Eu pessoalmente em caso de necessidade de isolamento de um sótão optaria por construir um tecto falso com aglomerado de cortiça de 30 a 50mm consoante a necessidade de isolamento seja apenas térmico ou térmico/acústico. o aglomerado tem a grande vantagem de permitir acabamentos que vão do envernizamento à pintura que para além do efeito estético tem a vantagem de tapar os poros naturais.
Outra possibilidade é, no caso de o forro ser madeira por exemplo aplicar armaflex (é como uma espuma muito flexivel) um excelente isolante para frio ou calor, que funciona muito bem como barreira de humidades. Este material é extremamente leve, fácil de aplicar (Colagem) e da um acabamento perfeito. Quanto à espessura 25 ou 50mm observando os mesmos critérios descritos anteriormente. Vende-se em rolo.
Há ainda outras possibilidades, a lã de rocha vulgarmente conhecida como lã de vidro que se encontra à venda em placas com diferentes espessuras e consistência (prensagem), e com folha de alumínio numa das faces o que permite um acabamento aceitável. Na minha opinião a desvantagem é o manuseamento e a deterioração que acabará por acontecer depois dos 5 anos e que poderá eventualmente precipitar particulas de vidro no ambiente. O acabamento é feito com fita de alumínio nas juntas, que como em qualquer outro caso devem apresentar-se desencontradas (efeito tijolo na parede). Espessura de 50mm dependendo da prensagem claro. para uma prensagem superior baixamos a espessura.
Uma última observação utilizem sempre materiais de qualidade.
Qualquer outro esclarecimento, deixem aqui as vossas questões.
Cumprimentos a todos.
[/pre]

pc saldanha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver Perfil
Re:Isolamento térmico
« Responder #3 em: Terça, 30 de Novembro, 2010, 19:10:51 pm »
Eu aplicava XPS vulgo roofmate, ou se tiver tubagens a passar lã de rocha em rolo.