Autor Tópico: Projecto peça mecânica  (Lida 14736 vezes)

ampat

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Projecto peça mecânica
« em: Sábado, 27 de Março, 2010, 08:08:32 am »
Advertisement
Advertisement
Bom dia, fui recomendado pelo elemento Machado do forum "marceneiros-e-bricoleiros" a vir a este forum para apresentar o meu trabalho. Vou colocar a mensagem original do outro forum para que saibam aquilo que gostava de criar.


Citação de: ampat
Eu sou um aluno de 12º ano, vivo em Lisboa, e preciso de construir uma peça mecânica como esta:



Acontece que nunca tive contacto com oficinas e com construção com a nossa própria mão, apesar da beleza que deve ser construir uma peça com o nosso próprio engenho.
Por isso, ando bastante perdido, porque não sei como fazer este projecto.
Não sei como ligar o fio à mola de forma a que o movimento da mola seja apenas na horizontal, nem como fazer os suportes laterais. A mola que tenho é de tracção, aguenta aí uns 20 quilos no máximo e deve partir um fio de metal com cerca de 0,1mm até 0,3 mm de diâmetro.
Pode parecer muito simples, mas acreditem que, para quem nunca fez nada disto, é muito complicado.
Alguém me pode ajudar ou conhece um local (em Lisboa ou na Internet) que me possa prestar auxilio na construção desta peça?

Muito Obrigado,

André Patrício   :|


Agradecia imenso se me pudessem dar uma ajudinha relativamente a ideias para fazer a peça, ou algo mais...  :-[
Cumprimentos,

André Patríco

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #1 em: Sábado, 27 de Março, 2010, 23:24:28 pm »
Olá André, bem-vindo!

Posso perguntar em que contexto está a fazer este projecto? É um projecto escolar?

Quer construir tudo de raiz ou usar elementos já feitos?

Se quiser fazer tudo de raiz, poderemos ver passo a passo os materiais e possibilidades. No entanto lembrei-me de uma forma mais simples de fazer um aparelho deste tipo, partindo de uma máquina de cortar azulejos! Não se conhece este tipo de máquinas...

Vou deixar uma imagem e já explico:



Esta cabo é removível ficando apenas a peça no meio presa aos dois eixos. A mola ficava entre o a parte final à esquerda e a peça (móvel).

Este tipo de aparelhos permite fixar uma manivela para usar como berbequim de corte de azulejos como a que coloco em baixo:



http://www.rubi.com/videos/3.wmv - vídeo a usar o uso destas manivelas.

Esta manivela ficaria na parte direita da primeira imagem. Poderia ser necessário alguma adaptação à manivela para um melhor controle da tracção.

O fio ficava preso à peça móvel e a esta manivela. A escala seria desenhada na base.

Que lhe parece a ideia?

Entretanto vamos ver se surgem mais ideias dos colegas aqui do fórum e vá dando novidades!
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #2 em: Sábado, 27 de Março, 2010, 23:50:52 pm »
Deixo mais uma imagem que encontrei ao fazer uma pesquisa, talvez possa ser útil:

Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

ampat

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #3 em: Domingo, 28 de Março, 2010, 12:56:21 pm »
Boas!:)
Realmente a ideia é boa; e não conhecia essa máquina de cortar azulejos...

O objectivo era mesmo fazer de raíz, para me iniciar nestas andanças.
Há vários problemas como, por exemplo: como deixar a mola parada depois do fio partir? como fazer os suportes laterais?Como ligar a mola ao fio?

Já pensei am algumas soluções, mas gostaria de ouvir mais opiniões de outras pessoas.:)

Obrigado,

André Patricio

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #4 em: Segunda, 29 de Março, 2010, 09:24:07 am »
Viva André,

Estás com vontade de envergar pela área dos materiais? A ideia é tua ou foi sugerida por professores?
A nível construtivo, mesmo trabalhando de raiz, vais poder usar soluções simples para um problema relativamente mais complicado.

A maneira mais fácil de levar a bom porto qualquer tipo de projecto de máquina é dividi-la no maior nº de problemas possível.

Em seguida, pensar no maior nº de ideias conceptuais possíveis para cada problema especifico e fazer alguns desenhos para nos ajudarem a visualizar. (mesmo algumas ideias que à partida parecem que podem não funcionar ou serem impossíveis de concretizar)

Em terceiro, fazer combinações das ideias para cada solução especifica e procurar avaliar os resultados de forma a seleccionar o melhor (ou melhores). Na fase de selecção deves ter em conta o funcionamento do sistema, facilidade de construção e montagem, eventuais falhas, exequibilidade de construção, etc.

Depois é só juntar as ideias que tinhas segundo as melhores combinações e passar para construção.

Há algumas ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar neste processo de projecto como por exemplo árvore das necessidades, QFD (casa da qualidade), screening, scoring, entre outros. Podes pesquisar por estes termos associados a desenvolvimento do produto. Os meus alunos tem utilizado estas ferramentas em disciplinas de projecto e tem corrido bem, além de ficarem com boa documentação.


Já agora, ficam também algumas ideias que poderam ser úteis:

Para que a mola fique na posição e não recue pesquisa por ratchet wheel. Po ser utilizada tanto em forma de roda na manivela como linear directamente na roda.

Caso queiras respeitar o conceito geral da imagem que colocaste no tópico, o carro onde se prende o fio que está ligado à mola deve ser guiado por 2 tirantes (um de cada lado). A ligação a cada tirante deve ser feita em 2 pontos, o mais afastada possível.

A forma mais simples de guiar o carro que prende a mola e o fio é utilizar uma calha deslizante.

A igus (c/ representação portuguesa) tem diversas soluções para o guiamento: http://www.igus.pt/default.asp?PAGE=DRYLIN.

A ligação ao fio pode ser feita por um simples gancho, caso se possa dar um laço na extremidade do fio.

A ligação pode ser feita por esmagamento do fio entre duas chapas ligadas por parafusos.

Por fim, o conselho que dou é para tentar explorar sempre as ideias mais simples possíveis e minimizar a construção de peças (aproveitar e adaptar o máximo possível)

Já agora, para que se tenha uma ideia do que será possível fazer, que máquinas tens ao dispor para a construção?

Boa sorte com o projecto e quando tiveres com problemas com algum mecanismo/sistema pergunta.
Daniel

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #5 em: Segunda, 29 de Março, 2010, 22:37:46 pm »
São boas ideias que o colega Dan_ aqui deixa, principalmente no que se refere à metodologia de desenvolvimento.

Adicionei a igus à lista de lojas de interesse para a bricolage.

Com que tipo de fio pretendes fazer os testes?

André, vai dando novidades ou colocando novas questões :)
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

ampat

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #6 em: Segunda, 29 de Março, 2010, 22:53:52 pm »
Boas, as ideias que tive para fazer este projecto são as seguintes:

Para ligar a mola ao fio, fazia uma peça como esta:



Ou usava uma peça paralelipipedica de metal e fazia 2 furos para os veios de deslizamento (para isso a peça teria que ter mais de 1cm de espessura por causa dos veios de 1cm de diametro), ou pegava numa peça com a mesma forma mas menos espessa e soldava-a a dois pequenos cilindros furados de metal por onde os veios passavam.
Para prender a mola, pensei em fazer um furo na peça e passar por lá a argola que já vem com a mola ou soldar mesmo. Para prender o fio, disseram-me que há umas peçinhas que se chamam cerra-cabos e que poderia usá-los. Não sei é se existem para fios de diametro <=0.5mm...

Relativamente ao suporte lateral, gostava de fazer +- como está na imagem. Para o fazer nao sei qual o melhor método, mas pensei em usar duas cantoneiras, soldá-las e depois fazer o recorte circular, mais ou menos assim:



Gostava de saber se existe forma mais fácil de fazer isto.
O suporte lateral vai ter de ser furado, pois estou a pensar usar um sistema de engrenagem de parafuso sem fim (mas mesmo que use outro também terei que furar na parte de cima). Uma duvida que tenho é como prender o parafuso sem fim ao suporte e como ligar a manivela ao parafuso sem fim. A ideia é ficar parecido com o mecanismo de afinação das cordas de uma guitarra.

Existe ainda outro problema que é: como fazer com que a mola, após o fio partir, não começe a oscilar. Sugeriram-me fazer uma coisa assim:



mas não consigo ver como posso construir isto na peça para ligar a mola ao fio...

Já, quanto a dimensoes, a mola que tenho tem 15cm e estica até mais uns 20cm. Os veios devem ficar com um comprimento de 50/60cm e são de aço com diametro de 1cm. Os suportes laterais, parece-me bem um lado com +- 10cm e o mesmo se aplica à peça de ligação fio-mola.

Agradeço imenso toda a ajuda que me possam dar, tanto ajuda sobre como fazer as peças, como novas ideias que possam surgir.:)

Cumprimentos,

André Patrício ;)


Nota:
Viva André,

Estás com vontade de envergar pela área dos materiais? A ideia é tua ou foi sugerida por professores?

Não é tanto para os materiais, mas para tudo em geral :P. Acho que vou para Física; admiro imenso tudo no Mundo e gosto imenso de estudar todas as coisas. Gostava agora de começar a construir alguns aparelhos com a minha própria mão.
Vi o trabalho na internet, num site de experiencias demonstrativas de uma universidade cujo nome nao me recordo.


« Última modificação: Segunda, 29 de Março, 2010, 23:12:00 pm por ampat »

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Projecto peça mecânica
« Responder #7 em: Terça, 30 de Março, 2010, 10:29:05 am »
Ou usava uma peça paralelipipedica de metal e fazia 2 furos para os veios de deslizamento (para isso a peça teria que ter mais de 1cm de espessura por causa dos veios de 1cm de diametro), ou pegava numa peça com a mesma forma mas menos espessa e soldava-a a dois pequenos cilindros furados de metal por onde os veios passavam.

Se tiveres possibilidade e facilidade em soldar a possibilidade de soldar 2 cilindros a uma chapa é preferível. Contudo, para que a leitura possa ter rigor tens de utilizar casquilhos em nylon ou teflon entre esses cilindros e as guias.

Para prender a mola, pensei em fazer um furo na peça e passar por lá a argola que já vem com a mola ou soldar mesmo. Para prender o fio, disseram-me que há umas peçinhas que se chamam cerra-cabos e que poderia usá-los. Não sei é se existem para fios de diametro <=0.5mm...

A ideia de passar a argola da mola num furo da peça móvel é a mais viável. Em nenhum projecto de máquinas devem existir peças funcionais soldadas a peças estruturais. Além disso só é possível soldar 2 peças do mesmo material, logo terias de construir o carro no mesmo material da mola. Por último, se utilizares a argola para a fixação poderás a qualquer altura substituir a mola por outra para fazer medições em fios com menos resistência.

Quanto ao cerra-cabos, costuma utilizar-se com cabos de aço. Poderá funcionar com outro tipo de cabos. Pode no entanto funcionar também com outros cabos, apesar de ser necessário chaves para trocar o cabo. Se fores testar cabos de sediela ou nylon ou outros flexíveis a solução mais simples é teres um olhar aberto (camarão) no carro e fazer um laço na extremidade do cabo

Relativamente ao suporte lateral, gostava de fazer +- como está na imagem. Para o fazer nao sei qual o melhor método, mas pensei em usar duas cantoneiras, soldá-las e depois fazer o recorte circular, mais ou menos assim:



Gostava de saber se existe forma mais fácil de fazer isto.
O suporte lateral vai ter de ser furado, pois estou a pensar usar um sistema de engrenagem de parafuso sem fim (mas mesmo que use outro também terei que furar na parte de cima). Uma duvida que tenho é como prender o parafuso sem fim ao suporte e como ligar a manivela ao parafuso sem fim. A ideia é ficar parecido com o mecanismo de afinação das cordas de uma guitarra.

Em vez de comprares cantoneira e soldar, o ideal é comprar tubo quadrado. Caso queiras com um lado aberto existe também perfil em U.

Quanto ao parafuso sem fim para esticar o cabo, a montagem dependerá muito do tipo de engrenagens que comprares. Caso tenhas um sem fim com furo passante, esse poderá ser preso a um veio termicamente. Para um furo de 3, procuras um veio de 3,05. Metes o veio no congelador e o sem fim no forno à temperatura máxima (caso sejam em aço). Com um gelado e o outro quente consegues encaixar e depois de voltar a temp. ambiente fica fixo. De uma forma mais simples podem ser utilizadas cavilhas mas é preciso fazer uma ranhura no veio e no sem fim. O mesmo é valido para a roda dentada.

Existe ainda outro problema que é: como fazer com que a mola, após o fio partir, não começe a oscilar. Sugeriram-me fazer uma coisa assim:



mas não consigo ver como posso construir isto na peça para ligar a mola ao fio...

Um sistema desse genero é facil de implementar. contudo não é fácil contruir a régua dentada à mão. A colocação depende muito de como queres construir a máquina. Provavelmente a forma mais simples de colocar o sistema é lateralmente ao carro deslizante, complicando no entanto a sua forma (em vez de um I com furos nas extremidades, passaria a ser um T)

De qualquer forma a forma mais facil e provavelmente mais eficaz de cumprires o objectivo é utilizares um suporte da maquina de cortar azulejo que o Joliveira recomendou.