Bricolage Total

Artesanato, pequenas construções e projectos associados => Modelismo e Maquetes => Tópico iniciado por: Joliveira em Segunda, 29 de Junho, 2009, 20:51:34 pm

Título: O que é o modelismo?
Enviado por: Joliveira em Segunda, 29 de Junho, 2009, 20:51:34 pm
O modelismo, como o nome indica, é a recriação de modelos usando uma escala de redução adequada. Pode ser vista como uma variante da bricolage :)

Exige, claro, perícia, tempo e capacidade de trabalhar os materiais num tamanho reduzido. Há quem faça modelos recriando a partir do original e há quem use kits pré-feitos, mas que nem por isso deixam de dar muito trabalho,... e prazer.

Há modelos para todos os gostos e há quem se especialize em apenas uma área: modelos navais, modelos aéreos (aviões, helicópteros), modelos de comboios, modelos de carros (que podem ser de determinada época, marca, profissão,...)

Deixo um vídeo que pode ajudar a perceber o que é o modelismo:

http://www.youtube.com/watch?v=SLrG6ihHCjw# (http://www.youtube.com/watch?v=SLrG6ihHCjw#)

E por aqui, alguém pratica, ou já praticou modelismo?
Título: Re:O que é o modelismo?
Enviado por: damiaes em Sexta, 04 de Setembro, 2009, 16:15:47 pm
Viva :)
eu pratico o modelismo......à já 20 anos..........já é muito ano :)

Alguma questão, sobre esta arte :) ....é só dizer :)
Título: Re:O que é o modelismo?
Enviado por: Joliveira em Segunda, 07 de Setembro, 2009, 21:59:01 pm

20 anos já é realmente muito tempo!...

Fica uma questão, que conselhos para quem pretende iniciar-se agora no mundo do modelismo?
Título: Re:O que é o modelismo?
Enviado por: damiaes em Quinta, 10 de Setembro, 2009, 11:52:54 am
Viva :)
para quem começa o modelismo, neste momento está ÀS 1000 maravilhas, isto porquê?!!!!!Pela informação que agora temos, a facilidade de ter certos materiais, etc.
Primeiro, temos que escolher um kit de fácil construção.
Temos que ter as ferramentas básicas, deste um pequeno alicate de corte, umas limas pequenas, x-acto, cola com agulha ou super-cola, diversas lixas de grão muito fino, tintas próprias, verniz próprio para acabamentos finais, etc.
Depois temos a procura de documentação sobre o modelo que estamos a fazer, tanto em livros como na internet., pois vai-nos ajudar em certos pormenores que queiramos fazer ou não.

E se tiverem a opotunidade de conhecer alguém que faça modelismo, é sempre mais fácil, pois a comunicação e interajuda facilita o trabalho a realizar.