Boa tarde Cerdeira, e caros companheiros
Os processos para se fazerem este tipo de trabalhos de scroll-sawing podem ser vários, no entanto vou tentar explicar o método que mais vezes utilizo.
Antes de escolhermos o método a utilizar temos que ter em conta alguns aspectos:
1º - Qual a grossura da madeira com que vamos trabalhar; É um dos principais factores para a escolha do número da serra a utilizar, a par do ponto 2º
2º - Qual a "dureza" e "fibra" da madeira com que vamos trabalhar; Este ponto leva-nos a escolher que tipo de serra utilizar (dente simples, dente duplo, dente "reverso" , "dente reverso duplo", helicoidal etc...
3º - Qual o pormenor que pretendemos dar aos nossos recortes; Quanto a este ponto podemos referir que quanto maior o pormenor que pretendemos dar ao nosso trabalho menor deverá ser o numero da serra a utilizar o que nos leva a ter que diminuir a espessura da madeira mas tambem a aumentar a dureza da madeira mas também a utilizar uma madeira menos "fibrosa"(o termo não será este mas penso que entendem a ideia)
4º - Que características tem a nossa máquina de recortes. Este aspecto é claramente a variável que menos nos preocupa porque a partir de uma certa altura já é intuitivo. No entanto ter uma máquina de duas velocidades ou de velocidade variável é sem duvida uma mais valia para a escolha do processo.
Depois de expor estes 4 aspectos digo então como optei por fazer este trabalho.
Antes de mais, neste caso, houve trabalho de computador para fazer o "layout" do que pretendia recortar. Fiquei assim com três diferentes: 1º - o ciclista no monte (parte de trás) 2º - as duas rodas com pneu mais a roda pedaleira(laterais) 3º - a corrente com as Três rodas desmultiplicadoras ( partes da frente)
A escolha das madeiras infelizmente deveu-se mais ao que existia disponível na altura do que a escolha adequada para o efeito. Assim sendo usei contraplacado laminado de choupo com duas grossuras.
O mais grosso para a parte de trás e prateleiras e o mais fino para o resto.
Como tal para o mais grosso utilizei uma serra numero cinco pois o pormenor do ciclista não é muito grande e a espessura da madeira já é razoável.
Colei então o 1º layout com uma aguadilha de cola de madeira, numa placa previamente cortada já á medida, para que ele não se solte aquando do recorte. Por norma ponho fita cola transparente larga por cima do papel na zona por onde a serra vai recortar; é difícil de notar nas primeiras vezes mas com o tempo começamos a perceber que a serra dura mais tempo e aquece menos com a fita cola., Máquina na velocidade máxima e aqui vai disto….. Não devemos empurrar a madeira para que a serra não se parta mais rapidamente mas temos que manter atenção para que a serra vá para onde queremos ou seja, por cima das linhas!
Para o 2º layout o processo inicial é o mesmo, colar o papel e pôr fita cola. Há no entanto algumas experiencias a fazer primeiro com algum desperdício de madeira igual a que vamos utilizar. Essas prendem-se precisamente com uma das suas perguntas: cortar os dois ao mesmo tempo ou não ? Se sim, qual a serra a usar? Qual o método para juntar as duas placas e conseguir recortar as duas ao mesmo tempo? Se não , qual a serra?
A resposta nem sempre é fácil de encontrar mas tenho uma máxima resultante da experiencia: com madeiras de grossura superior a 3 mm dificilmente se consegue que, cortando duas ao mesmo tempo, resultem duas peças exactamente iguais… a que ficar por baixo fica sempre com os buracos mais pequenos e as partes com madeira mais grossas. Se somarmos a esta máxima o pormenor do trabalho recortado iremos ver que quanto maior o pormenor mais se nota a diferença entre peças. Como tal neste trabalho recortei cada peça em separado. Atendendo a isso e como estamos a falar de madeira mais fina e de pormenor maior usei então uma serra nº3 com dentes reversos (produzem muito menos rebarba no corte).
No entanto e para responder á sua outra pergunta digo-lhe que nunca utilizo fita de dupla face para recortar duas peças ao mesmo tempo. Tem a ver com o que disse anteriormente mas também com o facto de que se houver um espaçamento entre as duas peças a serradura tende a acumular-se entre as peças dificultando mais uma vez o corte para alem de que se houver espaçamento entre peças a de baixo fica solta quando a serra vem para cima . O que utilizo sempre é fita-cola transparente com que envolvo as duas peças tornando-as numa só.
Em relação ás prateleiras é um trabalho de tupia simples para embelezar a coisa e torna-la menos quadrada”
Espero que esta explicação embora longa tenha servido para o ajudar a compreender o funcionamento do scroll-sawing. Mais alguma pergunta ou curiosidade estejam todos á vontade