Autor Tópico: Portas de armario em capela  (Lida 13418 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Portas de armario em capela
« em: Sábado, 08 de Março, 2014, 02:02:47 am »
Advertisement
Advertisement
Todo o trabalho que tenho tido nos últimos tempos, deve-se a minha necessidade de fazer umas portas de um pequeno armário de cozinha.

Depois da mesa da tupia estar 90% acabada, foi semana de passar aos 1ºs testes.

Depois de "derreter" alguns pedaços de madeira (para treino, claro ;D) passei ao 1º teste a serio

Capela cortada a olho, e saiu borrada.

Hoje arregaçei as mangas e fui-me a ela com força.

Desenhei um molde da capela num cartão e transferi para uma madeira que tinha por aqui.
recortei com a tico tico e acertei o restante com uma lima



Depois desenhei o mesmo molde em dois pedaços de madeira que tinha de pinho e voltei a recortar o escesso.



Colei uns pedaços de madeira de desperdício ao meu molde e  justo á peça de madeira de pinho a trabalhar.



Faço umas marcas de lápis no lado de trás das madeiras para não me enganar o cortar onde não devo

Usando a frese recta c/ rolamento da tupia vou acertar as faces da capela

estrear as frezes novas 


1º-moldar os marcos, 2º-as testas e as capelas e só depois de trocar de fresa para moldar os topos.



Agora é so colar



Por hoje já chega.
[/sub][/sub][/size]
« Última modificação: Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 03:10:12 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #1 em: Sábado, 08 de Março, 2014, 03:00:15 am »
Pajo, onde é que arranjou aqueles perfis onde correm as guias da mesa da sua tupia?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #2 em: Domingo, 09 de Março, 2014, 15:14:03 pm »
Os perfis depois de muito procurar por varias soluções, nenhuma satisfatoria, acabei por comprar num armazem de aluminios 1 vara >:( >:(
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #3 em: Domingo, 09 de Março, 2014, 15:22:16 pm »
Uma vara???  :o Credo, isso são 6 metros, pelomenos era a medida habitual! Onde é que eu guardava os 5 metros que iam sobrar?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #4 em: Sábado, 15 de Março, 2014, 01:29:51 am »
A obra continua! ;D

Depois da semana (felizmente) não ter sido productiva em bricolage, sempre se fez um esforço :) :)

As portas que tenho estado a trabalhar são para levar vidro com a rede/grelha/pergola (não sei bem como se chama) de madeira no meio (exigencia da patroa).

Lá voltei ao meu molde e á fita metrica.



Tico tico a trabalhar em meia velocidade, bem apoiado.
Aquela "coisa" é toda colada e pareçe que se vai "escaganitar" a qualquer momento.



Como tenho cerca de 11mm de grelha e tenho de encaixe nas portas cerca de 6mm tive de fazer um 1/2 corte na grelha porque tenho de agrupar grelha + vidro



Ou seja +- assim



Ainda deu tempo de abrir as caixas para as dobradiças de calço





No entanto todo o trabalho para encaixar as grelhas foi mal pensado >:( >:( :-[ :-[, masa amanhã conto o porquê, hoje já e tarde e amanhã ainda é dia de trabalho.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #5 em: Sábado, 22 de Março, 2014, 22:26:10 pm »
Um pouco atrazado,  :-[ mas vou tentar terminar isto.

Então o problema é que para utilizar no lugar da almofada das portas, vidro, preciso de ter um encaixe "aberto" para fazer a montagem dos vidros e para que se possa substituir em caso de se partir algum.

Como a freze do moldado abria logo a caixa da almofada tenho de fazer uns cortes extra, nos marcos das portas



Problema resolvido passei á parte chata LIXAR, é lixado. (mesmo com um taco improvisado)
Mas faz-se bem se a lixa for de qualidade.

   

Cola branca "UHU express" sem usar em exagero para não sujar.
E um aperto com grampos durante 1/2 hora e já dá para continuar com cuidado (a cola ainda está fresca)



Mais lixa ( a grelha da esquerda ja esta lixada)



Agora o vidro já encaixa como deve de ser.



Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #6 em: Sábado, 22 de Março, 2014, 22:50:16 pm »
Gabo-lhe a paciência! Eu acho que não me metia nisso (também, a minha patroa não me pede para fazer nada de raiz, só quer que eu esteja entretido...).

"preciso de ter um encaixe "aberto""  - ou seja, um rebaixo. Para isso é que dá jeito um guilherme!  ;D

"rede/grelha/pergola (não sei bem como se chama) de madeira" - "treliça"
Já agora, como é que fez os rebaixos na treliça? Deve ter dado um bocado de trabalho.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #7 em: Domingo, 23 de Março, 2014, 00:48:30 am »
Treliça !!!

Boa!! -Finalmente tenho o nome, obrigado.

GLFaria, o "guilherme", é uma boa ferramenta mas neste caso o espaço era muito curto +- 23cm.
Acabei por cortar com um mini disco de serra (40mm diametro), proprio para berbequim mas montado na tupia, regulada a menos de meia velocidade.

Nesta operação fiz burriçe e a coisa quase dava mau resultado.
Deixei a porca da bucha da tupia mal apertada (é o que faz as pressas) fez dois cortes e saío da cota onde estava regulada sem que eu me apercebe-se disso, apenas rectifiquei o aperto. Os outros dois cortes ficaram mais largos cerca de 3mm, mais um pouco e ficava sem solução de remedeio.
Se reparar na foto onde estou a aplicar a cola (4ª foto) a peça que está em fundo tem o defeito á mostra, aquele corte era para ter ficado certo com o rebaixo da freze.

Com o rebaixo na treliça, foi só colocar uma regua com guia, para a serra circular passar por cima, regular a serra  á profundidade desejada e fazer os 3 meios cortes, depois foi com o formão com muito cuidado para cortar o material restante, a zona em arco foi mesmo toda cortada a formão.
« Última modificação: Domingo, 23 de Março, 2014, 13:18:38 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #8 em: Domingo, 23 de Março, 2014, 14:51:54 pm »
Esta semana foi semana de finalizar a obra.

Moldar o exterior, para ficar mais perecido com as portas originais, tapa poros, vernis etc.

Montar a freze na tupia (bem apertada :-[), regular o batente paralela e a proteção de aparas.



Tarefa efectuada com sucesso.



Tapar e corrigir as imperfeições com a minha "pomada" secreta (tapaporos celuloso com pó de lixadeira de rolo) deixar secar e lixar novamente.



   

Umas "pernas" provisorias para o vernis ficar a secar sem tocar em nada.





Esta pronto  :) :) Finalmente!





Agora so falta aplicar no armario ;D
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #9 em: Domingo, 23 de Março, 2014, 18:49:15 pm »
Vamos lá terminar a obra :)

Os caixotes já tinham sido feitos em Dezembro, mas não vou postar nada sobre isso.



Depois de colocar as dobradiças de calço rectas, foi só alinhar os topos das portas e apertar parafusos.
Tentei escurecer um pouco o vernis para igualar a cor com o escurecimento já natual da madeira mas ainda ficou um pouco claro, dentro de uns meses já não se notará diferença.

« Última modificação: Sábado, 13 de Fevereiro, 2016, 03:48:21 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #10 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 12:20:24 pm »
Geralmente qdo é necessário fazer um rebaixo depois da porta montada usa-se simplesmente a tupia à mão com uma fresa de rebaixar com guia de rolamento.

Afinal isso ficou com vidro nas duas faces ou é impressão minha?

Tb fez os bites (as ripinhas que pregou no interior para segurar os vidros) ?
Ia propor-lhe o desafio de fazer o bite superior para acompanhar a curva do topo.

Já agora o desafio #2 seria fazer as juntas de modo a não necessitarem de "pomada secreta". felizmente ficou no lado interior. Dá ideia q a paralela
deveria ter sido recuada um pouco qdo fresou as couceiras (os lados).

Isto não é uma critica, mas eu sou um pouco esquisito.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #11 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 19:37:04 pm »
ficou top caro pajo.

muito bom trabalho

e faço minhas as palavras do GLFaria: "gabo-lhe a paciência"

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #12 em: Sábado, 29 de Março, 2014, 01:49:06 am »
Amigo Cerdeira!

O que me disse, não esta a ser nada esquisito, concordo plenamente e fico muito satisfeito de receber a "critica" de um membro que sabe de carpintaria mais do que eu alguma vez saberei (mas as nossas vidas dão muitas voltas)

Não fiz logo de inicio o rebaixo porque a ideia inicial era montar a porta com almofada tambem em madeira.
Mas para tal tinha de inventar mais uma serie de engenhocas para conseguir moldar os arcos da almofada.

É verdade, ficou com as duas façes de vidro, exigencia principal da minha "mais que tudo" :), assim não da trabalho a limpar o pó das ripinhas... (palavras da minha esposa)

Os bit's não fui eu que fiz, foi uma boa ocasião para gastar uma vara que tinha em casa á bastante tempo.
E tambem não gostei de fazer o bit superior a direito, preferia acompanhar a curva, mas o factor "tempo" aqui falou mais alto, tinha de ser montado no passado sabado,porque nos proximos fds. outros deveres me chamam.

Quanto aquela falha (a da pomada secreta) julgo que foi ao sair da freze porque foi so ali e foi só uns mm, não creio que fosse da paralela porque a fresa tem rolamento e usei uma madeira no topo de saida para evitar que a madeira lascasse, mas tambem pode ter sido a enexperiencia mesmo.

Para ser critico de mim mesmo tambem, até acho que não correu muito mal, nunca tinha feito nada do genero.
Apenas fiz umas peças para servir de treino e afinações

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #13 em: Sexta, 09 de Maio, 2014, 17:27:20 pm »
Excelente trabalho Pajo, nem me aventuro a fazer nada igual, não tenho paciencia para.


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Portas de armario em capela
« Responder #14 em: Sábado, 10 de Maio, 2014, 01:02:25 am »
Excelente trabalho Pajo, nem me aventuro a fazer nada igual, não tenho paciencia para.


Da-lhe tempo e depois falamos
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!