Autor Tópico: Recuperação de Lustre  (Lida 8960 vezes)

PedroI

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Recuperação de Lustre
« em: Quarta, 23 de Março, 2011, 15:20:13 pm »
Advertisement
Advertisement
Primeiro de tudo boas ao pessoal deste fórum, segundo não sei se esta é a secção certa se não for por favor movam o post.

Este é o meu primeiro projecto de bricolage como deve ser, eu faço alguns trabalhitos por casa mas esta é a minha primeira restauração.
Estou à procura de dicas e sugestões e vamos la ver como isto termina.

A peça é um lustre antigo, mas não vintage, sem muito valor, pelo menos, que eu saiba. Se por curiosidade conseguissem identificar o tipo de madeira agradecia.


Está pintado com uma tinta(?) fácil de lixar.  E eu decidi lixar tudo, mas não perfeitamente, para manter aquele aspecto "velho".




Como vou dar uso à Dremel que aqui apanha mais pó do que faz, decidi usar discos de lixa (412). Será o melhor? Pelo menos para o que eu quero?

O chato é que eles acabam quase todos assim:



Achei também melhor dar a cada peça após lixar, uma leve camada de BONDEX, cor IROKO.

Vou certamente dar mais uma ou mais camadas para obter uma cor mais escura, mas só depois de ter todas as peças lixadas. Esta primeira demão é apenas para protecção.
Estou a pensar em finalizar com uma última camada de verniz incolor daquele que fica brilhante mas "duro", mas isso outra história.

Um problema que tenho é que a madeira está cheio de buracos de caruncho (a madeira foi tratada e não está infestada) e tenho dúvidas se devo tapar ou não os buracos. O que sugerem? Se sim, é melhor usar o que?

Mais fotos para a semana.

margarida

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re:Recuperação de Lustre
« Responder #1 em: Quarta, 23 de Março, 2011, 20:34:00 pm »
gosto muito de restaurar coisas velhas, mas de uma maneira artesanal.
tenho algumas noções, aprendi claro. Julgo que deve manter o aspecto de antigo; por isso lixe bem passe-lhe o primário da cor que entender ( eu poria uma cor bastante mais clara do que a de origem ) duas demãos deixe secar bem, depois passe.lhe um betume fazendo entranhar bem nos motivos esculpidos na madeira. limpe com um pano seco fazendo realçar esses motivos. Verá que é facil, e a peça fica linda.
Desculpe é só uma ideia.

PedroI

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Recuperação de Lustre
« Responder #2 em: Quarta, 23 de Março, 2011, 21:10:42 pm »
Cara Margarida,

Obrigado, ideias é exatamente o que eu procuro.

Mas já agora não devia dar o betume antes do primário para o próprio betume puxar a cor?

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Recuperação de Lustre
« Responder #3 em: Quinta, 24 de Março, 2011, 12:36:11 pm »
viva.

A peça é um lustre antigo, mas não vintage, sem muito valor, pelo menos, que eu saiba.

parece um bom trabalho de talha com linhas bem definidas. o valor é muitas vezes subjectivo e injusto. aposto q se tentar fazer uma reprodução (a partir de fotos, para não haver batota com pantógrafos, etc) vai-lhe custar uma pequena fortuna. se é q consegue sequer encontrar alguém q o faça

Citar
Se por curiosidade conseguissem identificar o tipo de madeira agradecia.

não dá para ver bem, mas parece tola ou algo da família.

Citar
Está pintado com uma tinta(?) fácil de lixar.  

parece ser vieux-cheine (cristais de vandyke) q fazem uma solução aquosa para escurecer madeira. depois deve ter sido encerado

Citar
E eu decidi lixar tudo, mas não perfeitamente, para manter aquele aspecto "velho".

sinceramente n percebo pq está a "restaurar". bastava limpar o pó bem e aplicar cera, ou se preferir um acabamento mais brilhante, goma-laca diluída em álcool. estes são acabamentos tradicionais.
além disso vai ter dificuldade em lixar os pormenores de talha sem estragar as arestas e "lixar" tudo.

Citar
Um problema que tenho é que a madeira está cheio de buracos de caruncho (a madeira foi tratada e não está infestada) e tenho dúvidas se devo tapar ou não os buracos. O que sugerem? Se sim, é melhor usar o que?

pode tapá-los com goma-laca derretida ou com serradura misturada com cola ou então com produtos próprios para emendas.
vai no entanto ter que manter tudo com o tom escuro para "disfarçar" .

« Última modificação: Quinta, 24 de Março, 2011, 12:39:05 pm por cerdeira »

PedroI

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Recuperação de Lustre
« Responder #4 em: Quinta, 24 de Março, 2011, 14:59:39 pm »
Caro Cerdeira obrigado pelos pontos de vista.

Citar
parece um bom trabalho de talha com linhas bem definidas. o valor é muitas vezes subjectivo e injusto. aposto q se tentar fazer uma reprodução (a partir de fotos, para não haver batota com pantógrafos, etc) vai-lhe custar uma pequena fortuna. se é q consegue sequer encontrar alguém q o faça
Quando referi que não tinha muito valor era no sentido que que estava desmontado a mais de 10 anos numa garagem que já tinha inundado duas vezes e com a mudança dos meus pais estava destinado a lixo ou à lareira. Os braço dão sensação de serem duas metades coladas o que me leva a crer que é uma peça +/- industrial, posso estar enganado.

Citar
não dá para ver bem, mas parece tola ou algo da família.
Nunca ouvi falar e percebo zero de madeiras. Tenho aqui um pequeno pedaço partido vou tirar umas fotos para tentar ajudar à identificação.

Citar
sinceramente n percebo pq está a "restaurar". bastava limpar o pó bem e aplicar cera, ou se preferir um acabamento mais brilhante, goma-laca diluída em álcool. estes são acabamentos tradicionais.
além disso vai ter dificuldade em lixar os pormenores de talha sem estragar as arestas e "lixar" tudo.
Bem poderia dar uma variedade de desculpas mas nem eu sei, acho que foi um misto de desafio, vontade de utilizar a Dremel e o clássico "seja o que Deus quiser".

O acabamento muito escuro também não ajudou gosto de ver os veios na madeira.

Goma-laca? Fácil de dar? Fácil de manter? Onde compro? Caro?

Citar
pode tapá-los com goma-laca derretida ou com serradura misturada com cola ou então com produtos próprios para emendas.
vai no entanto ter que manter tudo com o tom escuro para "disfarçar" .
Pois estava a pensar usar um produto proprio que me recomendassem na drogaria (LEROY MERLIN  ;D) agora a pergunta é: Dou antes de lixar? Depois de lixar? Depois da primeira de-mão mas antes da ultima?

Obrigado e Cumprimentos

PedroI

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Recuperação de Lustre
« Responder #5 em: Quinta, 24 de Março, 2011, 18:55:11 pm »
Entretanto uma nova abordagem em vez de passar so com discos de lixa, e depois do terceiro prato ter corrido assim "pó mal", decidi passar a dar primeiro com uma cinta de lixa 438, depois com disco 411 e no fim com uma esponja de acabamento 512S.

Penso que o resultado não foi nada mal e aqui fica:







No ultimo disco vou dar as mesmas 3 fases mas tento tirar fotos entre as varias para mostrar a evolução.


Cumprimentos.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Recuperação de Lustre
« Responder #6 em: Sexta, 25 de Março, 2011, 15:30:30 pm »
O acabamento muito escuro também não ajudou gosto de ver os veios na madeira.

para além duma questão de moda, o escurecimento da madeira tem o propósito de uniformizar a cor peças de madeira de tons diferentes ou defeituosas (e.g. azulamento).

julgo tb q originalmente a ideia era imitar a cor de madeiras mais nobres como o mogno, pau-rosa, etc. a partir de matéria prima mais barata.

o problema é q após tratamento com vieux-cheine ou outro é praticamente impossível conseguir recuperar a cor original de forma decente.
e muito francamente é o q me parece no seu caso. a cor não é uniforme e fica com manchas, tipo efeito chamuscado.

além disso a utilização dum disco de lixa no dremel deixa marcas/mossas na madeira q irão ser ampliadas com um acabamento brilhante.
se pretendia remover a cor com lixa, pelo menos nas peças torneadas o melhor seria colocá-las num torno (ou talvez na bucha dum berbequim estacionário) e passar lixa com a peça em baixa rotação. (1000 rpm ou parecido).

nos pormenores da talha. então, não estou a ver solução sem arruinar tudo.

o efeito do vieux-cheine pode ser aclarado passando água na madeira mas é necessário q a peça não esteja encerada/oleada para que a água dissolva os pigmentos.
há produtos para branquear madeira (peróxido de hidrogenio) mas, pessoalmente não domino o assunto e dúvido q encontre em Portugal, claro.

Citar
Goma-laca? Fácil de dar? Fácil de manter? Onde compro? Caro?

encontra-se em lojas de belas-artes. é diluída em alcool logo seca rápido, para superfícies grandes isso pode ser uma dificuldade na aplicação, mas para peças pequenas é fácil.
é um acabamento usado tradicionalmente tal como o óleo de linhaça.

Citar
Pois estava a pensar usar um produto proprio que me recomendassem na drogaria (LEROY MERLIN  ;D) agora a pergunta é: Dou antes de lixar? Depois de lixar? Depois da primeira de-mão mas antes da ultima?

serradura + cola branca é o mais fácil/barato. aplica-se antes de qq acabamento claro. o ideal é obter serradura da própria madeira. mas fica sempre mais escuro no fim de secar. (e aí está uma vantagem em aplicar o pigmento para escurecer a madeira: disfarçar remendos).