Autor Tópico: Banco de jardim  (Lida 10213 vezes)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Banco de jardim
« em: Segunda, 24 de Março, 2014, 20:47:43 pm »
Advertisement
Advertisement
mais um projecto para mostrar.

arranjei de graça uma ripas de madeira de paletes e decidi fazer um pequeno banco. tem 1m de comprimento. 45cm de altura do assento. e 40 de pfofundidade.

as ripas foram aplainadas(serviu como um bom treino) e de seguida comecei com os cortes para as pernas.



depois colar as pernas



a seguir aparafusar as ripas do assento às pernas.

desculpem pela qualidade de imagem.


depois cortei umas ripas em angulo de 45º para ligar as pernas ao assento.(das quais so tenho fotos ja montadas)

para a parte das costas, cortei duas ripas em angulo que me pareceu mais confortavel, a olho. aparafusar às pernas e as ripas longas.

apos isto, desmontar, lixar, fazer um ligeiro redondo nas arestas do assento e das costas, lixar e montar tudo desta vez com parafusos e cola.

e o resultado







agora falta o acabamento. mas ainda nao sei muito bem como irei fazer.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #1 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 22:34:56 pm »
Bravo, gostei de ver, bom aproveitamento! E parece sólido...   :)

Uma vez que é para o exterior, que acabamento (ou protecção?) lhe vai dar? O verniz marítimo (verniz spar) resiste bem, só é pena ser brilhante - a maeu ver, esse banco merece um acabamento mate.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #2 em: Terça, 25 de Março, 2014, 22:00:23 pm »
obrigado GLFaria.

 ainda nao sei o que fazer para o acabamento.

opinioes aceitam se

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #3 em: Sábado, 29 de Março, 2014, 02:29:08 am »
Bom trabalho/divertimento Mauro88

Dar uma nova vida aos materiais que para muitos é lixo é sempre interessante e sai mais em conta.

Se ainda não tiver dado o acabamento nessa peça, permita-me dar o meu palpite:
Uma vez que algumas madeiras já tem fungos (aquelas manchas azuis) sinal que esteve demasiado tempo em ambiente humido, eu optaria por dar uma demão de uma velatura em tom esverdeado ou azulado (+- ao tom das estacas de cerca tratadas) e depois uma boa camada daquele vernis que o GLFaria fala.

Só mais um reparo (ao gosto de cada um) talvez pude-se enroscar "afundar" mais em pouco os parafusos +- uns 5/6mm e fazer umas tampinhas da mesma madeira, assim escondia tambem os parafusos.

Esta muito bom, gostei de ver e deve dar umas boas "folgas" (como se diz aqui por baixo sesta)

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #4 em: Quarta, 09 de Abril, 2014, 21:37:03 pm »
obrigado pajo.

este foi mesmo em conta. so paguei os parafusos.

esta madeira esteve o inverno todo no estaleiro da camara municipal.. apanhou a chuva toda.. apesar de agradecer a sugestao, nao gosto dessas cores.. ainda está em estudo.

os parafusos ja estao ao nivel da madeira. nao sei se tape ou deixe assim. ate gosto de os ver.

ainda nao experimentei uma soneca. este banco vai ser para o verao estar à noite na rua a apreciar o fresco em vez da torreira dentro de casa.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #5 em: Quarta, 09 de Abril, 2014, 23:08:53 pm »
Por acaso quando li a horigem da sua madeira, mudei os planos que tenho, para um acessorio do jardim do meu sogro.

Era para usar tabua de pinho (solho de cofragem) mas ja contactei uns amigos para me guardarem umas paletes sem tara.
~Ja tenho 2 preciso de pelo menos mais 2 ou 3, vamos ver o que consigo arranjar, até ao fds da pascoa.
Data programada para passar 2 dias a carpinteirar e serralheirar.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #6 em: Quinta, 26 de Junho, 2014, 21:43:41 pm »
bem depois de muito tempo sem dizer nada, venho mostrar o acabamento que dei no banco.

levou uma demao de velatura à cor de cerejeira. e depois 2 camadas de verniz acrilico em spray.

fiquei muito agradado com o resultado. que acham?



já no sitio definitivo. à entrada de casa


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Banco de jardim
« Responder #7 em: Domingo, 06 de Julho, 2014, 13:39:03 pm »
Parabens Mauro 88 ;)

Esta muito bonito, até pareçe que ja nasceu naquele sitio!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!