Autor Tópico: [Projecto] Fraldário  (Lida 32163 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #15 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 00:20:43 am »
Advertisement
Advertisement
Já tirei umas fotografias mais detalhas dos grampos. Amanhã posto-as.
Entretanto uma actualização do fraldário. Está quase quase pronto. Falta lixar, rectificar umas coisinhas pequenas e acabamento.







Entretanto decidi fazer também o tampo que não gosto muito do que me deram. Estava a pensar assim com contra-placado escuro, embora ainda tenha de ser discutido com a minha esposa.



Boas bricolages
Alexandre

 
« Última modificação: Terça, 21 de Agosto, 2018, 06:16:45 am por AlexB »

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #16 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 00:30:12 am »
Está a andar muito bem, e a ficar bonito.

Mas não arranjará uma madeira escura, talvez nogueira, em vez de pôr contraplacado escuro?
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #17 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 00:35:19 am »
A questão é que gosto mesmo do efeito do miolo do contra-placado ser claro e isso ver-se nos topos e nos encaixes. Além disso, o facto de já vir completamente plano, poupa-me imenso tempo que é coisa que não tenho. A Catarina deve nascer entre dia 28 deste mês e 11 de Novembro.
De qualquer forma, esta ideia ainda terá de passar pelo crivo da patroa por isso vamos lá a ver o que ela acha disto.
« Última modificação: Terça, 21 de Agosto, 2018, 06:17:23 am por AlexB »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #18 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 01:14:00 am »
Tiro o meu chapeu.

Parece que temos um carpinteiro bem talentoso.
Gosto do pormenor da caixa de baixo estar apoiada em dois pontos descentrados/desalinhados, cria a sensação de desequilibro.

Quando fala em contraste do contraplacado, refere-se a aglomerite folheado (tipo MDF) ou a contraplacado mesmo.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #19 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 11:00:42 am »
Obrigado Pajo, mas acho que o mérito vai muito para as fotografias que escondem as borradas que fiz, e não foram poucas.

É mesmo contra-placado que estou a falar. Um exemplo de  um móvel que mostra o efeito que pretendo.


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #20 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 12:46:18 pm »
Assim esta bem ;)
Estava a ver que depois de tanto empenho em materiais naturais/maciços ia rematar a peça com madeira do mais industrial que se pode encontrar.

As borradas fazem parte da peça manufacturada. São assinaturas de quem fabricou. ;D

Força nisso que a moça vem ai.
« Última modificação: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 12:47:49 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #21 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 20:18:30 pm »
Já tenho o módulo de arrumação lixado e pronto para levar o acabamento e para isso precisava da vossa ajuda, visto que não percebo nada de acabamentos.
Queria algo que não alterasse a côr e nem sequer "puxasse" pelos veios. Queria o mais neutro possível. Como vai levar em cima uns frascos e outras coisas de higiene também convinha que oferecesse alguma resistência a manchas. Visto que é um fraldário e ainda por cima para o meu quarto, nem preciso referir a toxicidade.
Procurei na net e pelo que vi o aconselhável seria um verniz de pulioretano à base de água. Estou a pensar bem ou não é o aconselhável?
Também precisava que me ajudassem sobre a aplicação. A pincel ou compro daqueles em spray? E meto primário ou não?
Enfim, não percebo mesmo nada disto e precisava de ajuda. Até li que é aconselhável passar um pano húmido na peça para retirar todo o pó da lixa. É verdade?

Obrigado,
Alexandre Baptista
« Última modificação: Terça, 21 de Agosto, 2018, 06:17:53 am por AlexB »

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #22 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 20:50:15 pm »
Procurei na net e pelo que vi o aconselhável seria um verniz de pulioretano à base de água. Estou a pensar bem ou não é o aconselhável?
Também precisava que me ajudassem sobre a aplicação. A pincel ou compro daqueles em spray? E meto primário ou não?
Enfim, não percebo mesmo nada disto e precisava de ajuda. Até li que é aconselhável passar um pano húmido na peça para retirar todo o pó da lixa. É verdade?

As minhas próximas palavras valem o que valem, e lembre-se que eu sou um experimentador  :-\

Quanto ao verniz de Poliuretano aquoso, creio se trata de uma boa hipótese. O primário, deve estar a referir-se ao tapa-poros, que vai ter de ser aquoso também. A Cin na gama WoodTech tem ambos os produtos.

Entre o tapa-poros e o verniz deve lixar (eles aconselham 120 ou 200) eu acho preferível 240 e 400. Depois convém limpar: aspirar e um pano (pode ser húmido porque o tapa-poros, depois de curado, não vai permitir a entrada de humidade).

Quanto à aplicação um pincel macio serve (para a última camada de verniz, e se o trabalho se justifica, costumo usar um pincel novo  ;) ), mas também pode considerar a utilização do rolo. Convém notar que há rolos próprios para aplicação de produtos aquosos.

Agora, passar um pano húmido, não molhado, após a lixagem, serve para limpar o pó e levantar a fibras da madeira, para quando se for lixar com uma granulumetria mais fina o trabalho estar simplificado.

E é tudo! Como dizem os amercicanos "these are my 2 cents"  ;D
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #23 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 22:59:42 pm »
Ora esta tudo dito e bem dito.

Eu , e apenas por °mania pessoal° prefiro os produtos à base de solventes, mas dada a nobre missão a que se destina a peça o melhor é mesmo oz aquosos. Evita-se os cheiros a verniz nos primeiros tempos..
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #24 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 23:20:42 pm »
Muito obrigado pelas respostas. Amanhã já vou à procura dessa gama da CIN. Só mais duas questões:
-Os pinceis depois do uso lavam-se com quê?
-O tapa poros é transparente, certo? Não há perigo de esconder a madeira?

Obrigado,

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #25 em: Quinta, 20 de Outubro, 2016, 00:27:01 am »
-Os pinceis depois do uso lavam-se com quê?
-O tapa poros é transparente, certo? Não há perigo de esconder a madeira?

Essa é a parte maravilhosa dos produtos aquosos: limpa-se tudo com água! Vá lá, água morna com um detergente suave (eu uso o Fairy da cozinha).

Sim o tapa-poros é transparente, não esconde (nem realça) nada da madeira. Só um detalhe: ao homogeneizar o tapa-poros use uma espátula e mexa devagar, não agite para não fazer espuma (aqui é "stirred, not shaken"  ;D)

Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #26 em: Quinta, 20 de Outubro, 2016, 00:39:39 am »
"Essa é a parte maravilhosa dos produtos aquosos: limpa-se tudo com água! Vá lá, água morna com um detergente suave (eu uso o Fairy da cozinha)...."

Eu uso sabão, seja ele qual for (azul e branco, macaco, sabonete de banho...). Geralmente tenho melhores resultados com sabão azul e branco e água morna. E, claro, o sabão tem a vantagem ambiental.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #27 em: Quinta, 20 de Outubro, 2016, 10:15:04 am »
Eu uso sabão, seja ele qual for (azul e branco, macaco, sabonete de banho...). Geralmente tenho melhores resultados com sabão azul e branco e água morna. E, claro, o sabão tem a vantagem ambiental.

Tem sim senhor. Sempre são menos fosfatos a ir pelo cano... Fosfatos e euros   :)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #28 em: Quinta, 20 de Outubro, 2016, 11:06:37 am »
Muito obrigado pelas respostas. Amanhã já vou à procura dessa gama da CIN. Só mais duas questões:
-Os pinceis depois do uso lavam-se com quê?
-O tapa poros é transparente, certo? Não há perigo de esconder a madeira?

Obrigado,

Epa eu tenho o Lasur da woodtech da CIN e o que o tipo da loja CIN disse foi usar diluente para lavar o pincel, mas acho que o Lasur não é aquoso  ::)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #29 em: Sexta, 21 de Outubro, 2016, 00:26:23 am »
Em princípio o lasur da Cin não é aquoso... Contudo estão a lançar mais produtos aquosos, nomeadamente: o LASUR SUPER SATINADO, o MARÍTIMO SUPER, que é tipo verniz e o LASUR OPACO, que eu nunca usei mas vi umas amostras e parece tinta, mas deixa ver as nervuras da madeira  ???

De notar que eu não trabalho para a marca: apenas gostos dos produtos e é interessante uma empresa nacional ter tantos e tão bons produtos e ser capaz de se projectar para o exterior.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie