Autor Tópico: A despesa do mês...  (Lida 5461 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
A despesa do mês...
« em: Domingo, 16 de Outubro, 2016, 13:33:25 pm »
Advertisement
Advertisement
Após ter lido as informações do GLFaria sobre acabamentos, resolvi comprar dois livros do Bob Flexner sobre acabamentos:

 -  um de introdução (101, como dizem os Americanos...):


 -  outro mais avançado:


O digital é bom, os vídeos também, mas não há nada que chegue a um livro: a abertura da encomenda, o cheiro do livro, o manusear, o saber que se viu determinada matéria no livro e é só ir à estante e tirar o livro e voltar a ler...

Antiquado? Talvez, mas é um prazer sentar-me confortável e ter um livro nas mãos...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A despesa do mês...
« Responder #1 em: Domingo, 16 de Outubro, 2016, 17:45:16 pm »
Boa, o Flexner é considerado um dos melhores. Não tenho nenhum livro dele, só alguns artigos (sou mais virado para o "corta e cose", e tenho pouco sítio conveniente para poder deixar acabamentos decentes a curar).

"não há nada que chegue a um livro: a abertura da encomenda, o cheiro do livro, o manusear, o saber que se viu determinada matéria no livro e é só ir à estante e tirar o livro e voltar a ler..." - completamente de acordo!

Já agora, desculpe a indiscrição, onde comprou? Comprava bastante na Amazon, mas quase deixei de lá comprar desde que eles acabaram com os portes grátis para encomendas a partir de £25 - fazia sempre por encomendar ligeiramente acima disso.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: A despesa do mês...
« Responder #2 em: Domingo, 16 de Outubro, 2016, 22:37:41 pm »
Já agora, desculpe a indiscrição, onde comprou? Comprava bastante na Amazon, mas quase deixei de lá comprar desde que eles acabaram com os portes grátis para encomendas a partir de £25 - fazia sempre por encomendar ligeiramente acima disso.

Não é indiscrição nenhuma!

Foi mesmo na Amazon! Mas na amazon.de, porque têm os portes mais baixos que a UK e de fora da Europa, não posso comprar nada porque vai tudo parar à alfândega.

E obrigado pela informação do B. Flexner! Quando souber de mais autores com trabalhos relevantes e livros publicados diga, que a estante ainda tem espaço para mais, o cc é que pode não ter "carga" mas eu tento ser criterioso nas compras!  :)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A despesa do mês...
« Responder #3 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 16:57:56 pm »
Eu diria que, neste campo, a relevância depende das necessidades ou dos interesses do utilizador, não é?

Não tenho tantos livros como isso sobre estes temas que aqui abordamos, talvez uma dúzia.
Muitas vezes compro um livro por só por achar que deveria ter alguma informação sobre o tema tratado, mesmo que mais tarde o utilize pouco. Não sou muito apreciador dos livros "como fazer", mas gosto dos livros que "dão ideias".

Muitos dos livros considerados bons sobre determinadas técnicas têm uma tal abundância de informações que uma pessoa (pelo menos eu...) fica perdida no meio delas (por isso não compro mais livros do que os que tenho sobre, por exemplo, afiação de ferramentas; tenho dois, gostaria de comprar mais dois ou três dos quais tenho boas referências, mas actualmente não vejo motivo para gastar mais dinheiro sobre esse tema). E, claro, o que é bom para um profissional pode ser excessivo para um amador, que geralmente precisa é de simplicidade.

Por isso, acho que o tipo de informação lhe posso dar quanto a livros é apenas listar os que tenho, indicando por que os comprei e a minha opinião, estritamente pessoal claro está, sobre eles. E eventualmente referir algum que veja muito recomendado, que podem ser muito bons, mas que não me interessa comprar - como os do Flexner...

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: A despesa do mês...
« Responder #4 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 18:15:10 pm »
sejam os livros bons

com matérias de qualidade

existe sempre aqui um senão

99.9% são em inglês

o que torna de dificil entendimento para muitos
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A despesa do mês...
« Responder #5 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:33:37 am »
Eu sei, eu sei, tem toda a razão!
Mas em português, lamentavelmente, não há nada a sério, nem sequer traduções, sejam elas boas ou más.  :(

E então, se hei-de ler nalguma das línguas que conheço razoávelmente, então prefiro o inglês, têm em geral uma abordagem mais técnica e rigorosa do que os continentais, especialmente os latinos!

Que posso eu fazer?...