Cont. ......
como poderão ver na última foto existe uma diferênça de + ou - 1 mm tudo relacionado com algum erro durante o processo
Confesso que não me apeteceu ver onde estava
Como gosto de analisar estes problemas e às vezes me dá uma "maluca", resolvi copiar, ampliar e fazer uma "análise dimensional gráfica" (necessariamente pouco rigorosa, mas a frase dá um sentido muito científico à coisa, não dá?) da 6ª fotografia - aquela em que se vê o topo da tábua com os dois furos feitos - usando as ferramentas de desenho do Excel.
Parece-me que há pequenos desvios, relativamente ao eixo da tábua, em qualquer dos furos, com a agravante de serem em sentidos contrários - no furo do lado esquerdo da fotografia o desvio é para "cima" em relação ao eixo, no do lado direito é para baixo. O que faz com que o desvio acumulado seja a soma dos dois.
Como não sei qual a espessura da tábua, os resultados dos desvios em relação ao eixo são dados em percentagem da espessura.
Temos assim que o desvio do furo do lado esquerdo é aproximadamente entre 3,8% da espessura da tábua, e o do lado direito é de aproximadamente 1,3%. Uma vez que estes se acumulam, temos um desvio total aproximado de 3,8+1,3 = 5,1% da espessura da tábua. Como estamos a falar de valores "mais ou menos", vamos considerar 5%.
Se esta avaliação estiver correcta, para tábuas das espessuras que a seguir indico os desvios em mm deveriam ser aproximadamente os seguintes, arredondados às décimas:
Se a tábua tiver 15mm de espessura: 0,8mm
Se a tábua tiver 18mm de espessura: 0,9mm
Se a tábua tiver 20mm de espessura: 1,0 mm
Avançando ainda mais na maluquice, diria que utilizou uma tábua de 18mm de espessura e cavilhas de 8mm. Já agora diga lá...

G.