Massa de reparação para tectos e paredesNesta altura do Verão há quem aproveite o tempo seco e as férias para as pinturas em casa. Um dos passos fundamentais na preparação dos locais de pintura é tapar as rachas, fendas e buracos que possam existir na parede e tectos.
A massa de reparação é especialmente útil para tapar buracos de parafusos ou pregos, onde tinha quadros, ou até os cortinados. Estas mudanças são frequentes quando
mudamos a decoração de um local.
Pode ainda ser útil para locais onde houve humidade e que agora vão ser reconstruídos.
Há várias marcas e vários tipos de massa. Normalmente são utilizadas para pequenas zonas e pequenas espessuras.
Eis dois tipos de massa de reparação que costumo usar.
Actualmente a minha preferência vai para a Aquaplast Pluma da Robbialac, uma massa tão leve, que quando compramos parece que só trazemos a caixa vazia. Tem a vantagem de, sendo leve, poder ser facilmente utilizada em tectos, pois o peso é quase inexistente face a outras massas. Por outro lado tem uma cor branca intensa que facilita a posterior pintura do tecto que é normalmente branco. Suporta ainda espessuras elevadas.
Modo de uso das massas de reparação- A superfície deve estar limpa, seca e sem poeiras. Um truque é aspirar os buracos ou tectos a reparar para que saia tudo o que não esteja fixo.
- A aplicação deve ser por camadas, usando uma espátula ou uma talocha
- Pode ser necessário lixar para um melhor acabamento final
- A massa deve secar bem antes da pintura. Apesar de algumas marcas referirem períodos de secagem rápidos o melhor é deixar 24 a 48 horas se possível, dependendo da espessura.
Estas massas podem ainda ser utilizadas em madeiras.