Finalmente decidi retomar este projecto, no meio de algumas arrumações na garagem, e nos intervalos de mais um projecto de electrónica (áudio), consegui terminar a minha tábua "end grain". Não sei bem porquê, mas nem me lembrei de tirar fotos.
Basicamente não passou de corte e colagem. A tábua já estava com cinco ripas coladas lado-a-lado, voltei a acertar as ambas as faces da tábua, na desengrossadeira, cortei ripas com 40mm de lado, voltei as ripas com o grão (fibra) para cima e foram coladas de novo. Depois de cerca de 24 horas para cura da cola, passei à fase de lixa passando pelos diversos grãos (80, 120, 180, 240 e 400) em que a última foi passada à mão, já que não tenho lixas para a roto-orbital com mais de 240. De seguida, apliquei uma dose generosa de óleo do Ikea.
Como primeira experiência, creio que até nem correu muito mal, deu para tirar algumas lições para uma próxima. Existem alguns pontos da tábua em que o óleo não penetra, deve ter sido a cola, que por qualquer motivo, nesse sítios selou a madeira de forma diferente.
Também tenho pena que tenha ficado tão pequena, gostava de ter pelo menos o dobro do tamanho, mas como não consigo por na desengrossadeira tábuas com mais de 20cm, fiquei limitado, numa próxima farei o acerto da madeira à mão, e essa limitação deixará de existir...
Abraço,
FMoreira