GLFaria,
O "Danish Oil" que lá tenho é esse da Rustins. Já experimentei em algumas das minhas brincadeiras, e gostei do resultado. Enquanto a lata era nova, não tive qualquer dificuldade em aplicar, e apliquei sempre com boneca. Da última vez, apliquei em uma moldura que fiz para uma foto, e a aplicação já foi um pouco mais difícil, parecia estar um pouco "peganhento", mas depois de secar passei com o pano limpo e ficou bom. Ao que consegui investigar, este óleo tem tendência a reagir em contacto com o ar, pelo que se deve ir mudando para recipientes mais pequenos para minimizar essa reacção.
Segundo informação da Rustins, "Q: Are both oils food safe? A: Yes both oils comply with the Plastic Materials and Articles in contact with food (England) Regulation 2008" referindo-se aos dois "danish" que têm, uma para interiores e outro para exteriores.
Quando ao "Ikea Oil" (escrito assim fica um nome pomposo... ), o que lá tenho é o "SKYDD", a Ikea vende-o precisamente para as tábuas de cozinha, pelo que deduzi que também fosse "compliant". Eu costumo aplica-lo com alguma regularidade nas tábuas de cozinha, para manutenção, e o que tenho verificado é que dependendo das madeiras (ou do tratamento que eventualmente já tenham) fica mais ou menos brilhante e mais ou menos claro, ou seja, em tábuas de pinho, aquelas normalíssimas e sem qualquer tratamento, a aplicação é praticamente incolor, e não dá qualquer brilho, nota-se que fica muito mais resistente à àgua, em duas tábuas que tenho de oliveira, não noto qualquer alteração de cor, mas dá um brilho de que gosto imenso, nas tábuas do Ikea, que não sei de que madeira são, noto que ficam mais amareladas, e também com algum brilho. Em todas elas, noto que ficam muito mais fáceis de limpar/lavar.
Já agora, e porque na cola este tema também foi uma preocupação, usei "elmer's wood glue max". Embora também tenha "Titebond III", que tanto quanto consegui apurar é a única "FDA approved", não quis abri-la enquanto não acabar a elmer's. Contactei o fabricante, que me disse que a sua cola não é tóxica, e que é segura para contacto indirecto com alimentos, e mandaram-me um link para os tutoriais deles, em que eles próprios têm um projecto para uma tábua de cozinha, e utilizam essa cola. Enfim, vale o que vale...
Abraço,
FMoreira