Custou, mas consegui "projectá-lo" e fazê-lo em dois dias!
Como contei na minha mensagem de desespero no "Bricolage Café", prometi à minha filha, que sofre de uma deficiência motora muito grave, fazer durante o fim de semana um novo suporte para o computador portátil, para ela depois experimentar um novo dispositivo apontador para substituir o track-ball, que por sua vez já substituiu o rato há uns anos.
Não fazia ideia do que queria nem onde ia parar, só defini um caderno de encargos genérico - altura média necessária, possibilidade de ajustar a altura, inclinação.
Comecei, como faço habitualmente, por dar uma olhadela ao tema na internet para arranjar ideias. Concluí rapidamente que, para satisfazer o meu caderno de encargos, nenhum dos modelos que vi na internet dava para fazer em dois dias - só a arranjar material ia demorar mais do que isso.
Aí, olhei para o que tinha em casa, magiquei um pouco, dormi sobre o assunto, e no sábado de manhã acordei com uma ideia assente. Só precisei comprar alguns parafusos M6x10 e um M6x80, e uma placa pequena (600 x 300) de contraplacado de 10mm.
O resultado está nas fotografias.
Como os cortes, esquadriagens e acabamentos foram feitos com ferramentas manuais (serrote, plaina, formão e bloco de lixa), perdi bastante tempo com isso. Se tivesse uma serra de mesa tinha sido muito mais rápido. Para os furos e para as caixas para as placas das porcas-garra utilizei o engenho de furar (as caixas foram feitas com uma fresa de 20mm).
O suporte é constituído por uma base e uma mesa.
A base é um "tarolo" de 50x50, colado e aparafusado a uma placa de contraplacado. Para reduzir os esforços na placa acrescentei duas peças feitas de cantoneira de alumínio de 65 x 35.5 x 2.6 (sobra de um projecto anterior), fixadas com parafusos M6 e porcas-garra.
A mesa é contraplacado de 10mm, com uma ripa de pinho à frente para o computador não cair. Reforcei-a por baixo com mais um resto de contraplacado. Entre as duas placas embuti quatro porcas-garra M6 para fixar as peças de ligação à base, e abri 4 furos de 62mm (broca craneana) para ventilação (um deles vai ficar debaixo da turbina do computador). As peças de ligação são feitas do mesmo resto de cantoneira de alumínio.
O "revestimento de protecção" (feito tão à pressa não me atrevo a chamar a isso acabamento
) é o meu produto-padrão para este tipo de trabalhos essencialmente funcionais - verniz aquoso para soalhos, semi-mate, duas demãos (prefiro de longe o aquoso - ter de usar diluentes dentro de casa não tem interesse nenhum)
O ajuste em altura - total possível 130mm - pode ser feito de duas maneiras:
- pondo o eixo de ajuste da inclinação num dos três furos disponíveis (amplitude total 30mm)
- modificando a inclinação (amplitude máxima com segurança aproximadamente 100mm)
Não está exactamente bonito, mas está funcional e satisfaz todos os requisitos do meu caderno de encargos.