Autor Tópico: Remodelar a casa de banho  (Lida 39898 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #15 em: Sábado, 11 de Maio, 2013, 14:46:33 pm »
Advertisement
Advertisement
Pajo, muito obrigado pelo "aviso" (involuntário, suponho)! Depois do que mostra, juro que nunca me vou meter pessoalmente numa dessas, há-de ficar sempre para profissionais contratados (pode sair mais caro à partida, mas pelo menos sai limpo...)

Aparte isso, os meus parabéns pelo talento demonstrado para estes trabalhos, e já agora pela coragem...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #16 em: Domingo, 12 de Maio, 2013, 01:05:02 am »
Obrigado GLFaria! Esta foi mesmo pela curiosidade/prazer de ser eu a fazer.
Na terraplanagem, os "mestres" ensinam os aprendizes de operadores a terem desprezo pelos pedreiros (classe inferior)
Eu creci nessa vida, mas a partir daqui passei a dar mais valor a essa profissão.

Quanto ao sair caro se for um profissional, não se esqueça que os erros ás vezes saem caros e eu apanhei aqui dois grandes sustos (que não estavam previstos)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #17 em: Domingo, 12 de Maio, 2013, 01:55:45 am »
E lá fui fazendo a nova canalização.
Como já referi atraz usei o idronil porque tinha tubos e acessorios de sobra, de quando canalizei a agua e o ar comprimido na garagem (não conclui o projecto todo)

A minha preferencia tambem era o pex mas como ía passar oma zona de 4 curvas de 90º num espaço curto, tambem tive receio de usar.
Depois falei com um amigo canalizador que me disse que já que tinha material, não ía ficar mal servido.

Caixa de junção á nova fase                                 Entrada atraves da parede na casa de banho
       

De inicio usei fita teflon (ptfe) para vedação, mas passado uns dias tive de substituir porque não vedava no idronil, em especial na agua quente.
Tive de usar estopa de linho e massa vedante (á antiga) e funciona muito bem.

A expliçação que me deram: É porque ao enroscar o teflos arrasta pelo tubo, não se fixando no interior da rosca.


A tubaria tambem teve direito a projecto



E antes de fechar tudo fiz um esquema da localização exacta dos tubos (+-), porque nunca se sabe!!!!

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #18 em: Domingo, 12 de Maio, 2013, 21:57:02 pm »
"De inicio usei fita teflon (ptfe) para vedação, mas passado uns dias tive de substituir porque não vedava no idronil, em especial na agua quente.
Tive de usar estopa de linho e massa vedante (á antiga) e funciona muito bem.

A expliçação que me deram: É porque ao enroscar o teflos arrasta pelo tubo, não se fixando no interior da rosca."

Esta é outra pequena informação que pode ser útil. Normalmente uso teflon, mas também nunca apliquei em idronil. Há muitos anos, antes de haver o teflon, usava estopa, e era um frete... Nunca percebi porque é que ainda se usava estopa nalgumas aplicações, agora já sei...

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #19 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 12:23:59 pm »
Esta é outra pequena informação que pode ser útil. Normalmente uso teflon, mas também nunca apliquei em idronil. Há muitos anos, antes de haver o teflon, usava estopa, e era um frete... Nunca percebi porque é que ainda se usava estopa nalgumas aplicações, agora já sei...

nunca vi um profissional usar teflon. isto não terá mta relevância estatística mas sempre achei estranho.
acho q a razão é são muito mais eficientes com o linho e nao estão com paciencia pra andar ali com a fitinha a contar voltas em torno da rosca.

pajo: tem aí uma obra do camano. pq passa a canalização junto ao tecto?


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #20 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 17:55:37 pm »
Meu caro Sr. Cerdeira, sabe tão bem como eu que a maior parte dos nossos chamados "profissionais" tem uma extrema relutância em mudar os seus métodos de trabalho. Em muitos casos isso deve-se, suponho, a que aprenderam por "ver fazer", e não têm conhecimentos básicos nem técnicos para se actualizarem ou evoluirem. Têm medo de mudar, porque consideram isso "arriscar", e frequentemente nem sequer admitem que pode haver métodos melhores, mesmo quando lhes é demonstrado que assim é.

Mesmo a nível suposto tecnicamente evoluído isso se passa, às vezes agravado por uma ponta de arrogância do género "...eu tenho anos de experiência". Tenho encontrado casos surpreendentes mesmo a nível industrial especializado. Dois exemplos:
- Um laboratório de metalografia. O técnico estava a utilizar incorrectamente um produto. Eu vi isso, porque conhecia melhor a técnica em questão do que ele. Disse-lhe que a forma como ele usava o produto não estava de acordo com as recomendações do fabricante. Resposta: "ora, os fabricantes muitas vezes não conhecem bem os produtos que fabricam, nós que os utilizamos é que sabemos..."
- Um laboratório de metrologia. Quando estudei o manual de um determinado equipamento de precisão, notei que o fabricante recomendava expressamente que esse equipamento não fosse utilizado para determinados tipos de medições, porque os resultados não seriam correctos. Eu sabia que no laboratório faziam medições dessas com esse equipamento. Perguntei aos técnicos (que aparentemente nunca tinham lido o manual por ser em Inglês) porquê. Resposta? "ora, não diga isso, há vinte anos que o utilizamos para essa medição, não vai dizer que estamos a fazer mal há 20 anos!"

Em nenhum dos casos eu tinha uma posição hierárquica nesses laboratórios, pelo que me limitei a comentar com os responsáveis. Não faço ideia se os procedimentos foram corrigidos.

Se isto se passa a nível tecnicamente "superior", como não há-de passar-se a nível de artífices, chamem-se ou não profissionais?

E no entanto, isto é um país de "espertos", por isso é tão desenvolvido...

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #21 em: Quarta, 15 de Maio, 2013, 12:04:04 pm »
Meu caro Sr. Cerdeira, sabe tão bem como eu que a maior parte dos nossos chamados "profissionais" tem uma extrema relutância em mudar os seus métodos de trabalho. Em muitos casos isso deve-se, suponho, a que aprenderam por "ver fazer", e não têm conhecimentos básicos nem técnicos para se actualizarem ou evoluirem. Têm medo de mudar, porque consideram isso "arriscar", e frequentemente nem sequer admitem que pode haver métodos melhores, mesmo quando lhes é demonstrado que assim é.

bem, assumindo o thread-hijacking, eu concordo com isso, e ninguém em geral gosta de admitir estar errado. é algo transversal a classes sociais e educação (vejam-se os politicos)

mas eu até penso que os profissionais de construçao civil, por muito de "carregar pela boca" que sejam, tem adoptado as técnicas novas e materiais que os fabricantes poem à disposição. isto pelo facto de q tudo o q lhes simplifique/facilite o trabalho e aumente a produtividade é bem vindo.
do pouco q conheço veja-se a adoção do cimento-cola para assentamento de mosaicos (mto mais facil de usar q aguada de cimento), daquelas cantoneiras de plastico para rematar cantos em paredes de azulejos (nao é preciso chanfrar cantos dos azulejos), gesso cartonado (mto mais fácil do q assentar tijolos e rebocar)¸etc

e para rematar veja aqui:
http://www.canalcentro.pt/galeria/pdfs/ecbb83592806dda0ecce0a7eb7db554a.pdf

no fim refere a utilização de teflon. em que ficamos no que diz o fabricante ou o "profissional"?

PS: nao estou a implicar consigo, só quero mostrar q nestas áreas muitas vezes a teoria e a prática nunca batem certo (como naquela rábula acerca da lei de Murphy)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #22 em: Quarta, 15 de Maio, 2013, 13:03:48 pm »
...continuando o "...thread-jacking"...  :)

Ora, não acho que esteja a implicar, gosto de ler os seus comentários, aprendo sempre qualquer coisa.

Faço uma distinção entre profissionais e "profissionais". Um verdadeiro profissional tem de ser o melhor - e nesse sentido não tenho dúvida que os profissionais estão sempre dispostos a actualizar-se e a estudar novos materiais e métodos. É do seu interesse.Há também profissionais, em determinadas actividades, que assumem claramente que só estão interessados em métodos clássicos (estou a pensar, por exemplo, na marcenaria). Esses não pretendem enganar, frequentemente até são muito bons, e tenho todo o respeito por eles.

O problema que vejo é que há um número excessivo de "profissionais" - com aspas. Qualquer indivíduo que esteja disposto a embarcar numa nova actividade, mesmo que dela saiba muito pouco e não esteja disposto a esforçar-se muito para aprender mais, intitula-se "profissional". Pode ser que, se é com ela que ganha a vida, talvez ache que só por isso pode tomar esse título - e neste país os títulos são tudo... Mas não é realmente um profissional - é uma fraude. Convém não esquecer que cobra dinheiro pelo que faz. Já tenho tido que eu próprio corrigir erros que "profissionais" desses têm feito em minha casa (sim, sim, todos recorremos a eles, os Profissionais são muito caros - e às vezes os "profissionais" também saem muito caros...).

Por muito que isso me custe, tenho constatado muito mais vezes do que gostaria que o brio (o brio, não a vontade de fazer coisas...) não é uma característica muito nacional. E o brio, o sentimento de querer ser e fazer o melhor mesmo que isso não seja explicitamente exigido, é uma característica dos profissionais a sério - é uma parte inseparável do profissionalismo.

Quanto ao teflon - não estou a ver contradições com o que diz o fabricante. Acautela contra potenciais problemas na utilização do material. Mas não posso aferir sobre resultados práticos, não tenho experiência de aplicação do teflon no hidronil, e não tenho experiência desde há muitos anos - nem estou particularmente interessado em precisar de a ter - na aplicação de estopa seja em que material for... Se um profissional me disser que a estopa é melhor do que o teflon para determinadas aplicações, e o fabricante me disser que o teflon pode ser aplicado com precauções, e se precisar mesmo de o aplicar, tento saber mais.

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #23 em: Quinta, 16 de Maio, 2013, 18:07:50 pm »
Eu, por mim, acho que esta discussão é que diferencia o fórum da telenovela. Assim, acho excelente essa "troca de galhardetes", sempre que devidamente fundamentada.
Eu trabalhei temporariamente numa empresa que apenas se dedicava a canalização, empregando qualquer coisa como 30 funcionários. E posso dizer que nunca comprei um único rolo de teflon. Nunca perguntei nada uma vez que todos tinham o dever de saber mais do que eu, mas numa empresa certificada continuavam a usar métodos contra as normas da altura.
A título pessoal, eu só uso teflon, seja no que for. Em polímeros é mais complicado por ter que fazer mais força no ajuste o que invariavelmente deixa mossa no rolo que se vai deformando. Mas sempre achei que nestes últimos casos o problema era meu por não segurar a fita com a mão, em vez de segurar com o rolo que me dá mais jeito.
Não quero dizer com isto que o problema não exista de facto, o que é sempre de registar e, lá está, tudo graças aos galhardetes.

Excelente tópico.

Cumprimentos a todos,
jG

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #24 em: Quinta, 16 de Maio, 2013, 23:44:32 pm »
Peço desde já desculpa se lhe parecer impertinente, mas acredito que posso tenho mais alguns anos de experiência e que lhe posso dar uma sugestão que lhe pode servir para o futuro.

Se não perguntou porque é que não usavam teflon, perdeu uma excelente oportunidade de aprender alguma coisa. Há sempre uma razão, por mais estranha que possa ser, para o que a forma como as pessoas actuam, ou na realidade para qualquer fenómeno. Se não perguntarmos porquê, nunca saberemos, e podemos perder alguma informação útil, ou pelo menos interessante.

A parte delicada está em saber fazer a pergunta. Se não for feita diplomáticamente, ou de alguma forma preparada, ou mesmo por vezes de forma um bocado "elíptica", as pessoas tornam-se frequentemente hipersensíveis e podem pensar que, por perguntar, estamos implicitamente a criticar ou a querer mostrar que sabemos mais. Isto, lamento, não lhe posso ensinar, porque depende muito de com quem se está a lidar e do assunto em questão. Tenho verificado muitas vezes que as pessoas mais ignorantes ou mais "básicas" são as mais sensíveis a estas perguntas, provavelmente porque se sentem mais inseguras.
Nunca estudei psicologia, mas como ao longo da vida tive que lidar com, e por vezes chefiar, muitas centenas de pessoas, tive de descobrir formas de fazer estas abordagens. Claro está, quanto mais anos tivermos e, principalmente, mais competência demonstrarmos no campo em questão, mais fácil é descontrairmos e encontrar a maneira provávelmente mais correcta de fazer este tipo de perguntas.

Mas, decisivamente, há que perguntar, se queremos aprender.

Espero com isto ajudar algumas pessoas.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #25 em: Sexta, 17 de Maio, 2013, 13:46:40 pm »
"...tive que lidar com, e por vezes chefiar, muitas centenas de pessoas, ..."
As minhas desculpas, este comentário era totalmente desnecessário e irrelevante. Só agora, ao reler este tópico, me dei conta.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #26 em: Sábado, 18 de Maio, 2013, 00:19:00 am »
Cá por mim acho sempre saudavel uma boa discussão, mesmo que seja por (bigodes de estopa)
E sinal que começamos a comunicar, ou não fosse isto um forum.

Pois eu tambem tenho cá as minhas queixas dos srs. drs. e engs., quando trabalhava na terraplanagem vi pontes serem construidas fora do sitio e ajudar a corrigir o erro, modificando os aterros de acesso.

Mas pelo que vi no pdf da idronil, acho que eles recomendam o teflon quando são usados os acessorios do mesmo material(plastico) que éra o que eu queria utilizar, mas não havia em quantidade suficiente, e acabei por usar acessorios de latão (que são mais baratos) fazem menos volume e toda a gente tem para venda.

Se calhar a incompatibilidade é mesmo latão/idronil.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #27 em: Sábado, 18 de Maio, 2013, 00:58:48 am »
Mas para continuar a obra, precisava de arranjar +- 10 cm para o movel da bacia não ficar a interferir com o bidé.
Depois de umas quantas medições á planta, ao predio e á casa de banho, cheguei á conclusão que a parede da casa de banho na zona do lavatorio teria cerca de 40cm.
A partir deste pressuposto decidi, cortar 2 buracos de tijolo daquela zona.


Como se vê na imagem estava a correr bem, até ter cortado o segundo buraco de tijolo.
Abriu-se um buracão na parede, que eu ja pensava que era a casa do vizinho. Afinal a parede éra feita com tijolo de 11 (30x20x11) e o resto éra caixa de ar.

Depois de uma inspecção mais pormenorizada, vi que tinha espaço de sobra para derrubar a parede e reconstruir novamente com o espaço que me faltava sem prejudicar a caixa de ar.

       

                   
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #28 em: Sábado, 18 de Maio, 2013, 13:55:28 pm »
Credo! Pelo que me toca, isso já sai fora do campo dos trabalhos manuais, e entra claramente no campo dos trabalhos infernais!
Tiro-lhe o chapéu (não uso, mas é como se usasse...) pela coragem.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remodelar a casa de banho
« Responder #29 em: Sábado, 18 de Maio, 2013, 22:55:31 pm »
Realmente esta foi a "coisa" mais complicada em que me tinha metido até á data.
Pela extenção da obra e pela falta de ajuda fisica. Assim se passou 6 meses (em fins de semana) desde o 1º parafuso que saío até ao limpar do ultimo azulejo!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!