Bricolage Total

Obras, reparações e alterações (em casa e não só) => Projectos, Plantas e Orçamentos => Tópico iniciado por: rubenroche em Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 16:31:11 pm

Título: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: rubenroche em Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 16:31:11 pm
A  cozinha do apartamento onde vivo precisava de uma renovação ao nível de estética. Por ser Casa alugada não poderia mexer muito e o que fizesse teria de voltar a fase inicial sempre que precisa-se.
Os azulejos são sempre o elemento que  marca o tempo e neste caso o elemento que gostaria de alterar.
Surgiu-me a ideia de forrar as paredes com chão flutuante e após muita pesquisa não encontrei por cá forma de utilizar o vulgar chão flutuante na  paredes pois não encontrei ferragens para o prender.
Tive de arranjar forma os suspender numa estrutura que no futuro pudesse ser retirada sem causar muitos estragos nas paredes.( As paredes ja continham muitos furos mesmo a meio dos azulejos fruto do proprietário la ter vivido muitos anos e tinha aplicações em muitas paredes.
Outro dos problemas era que as tomadas existentes na parede ficavam ao nível do topo dos moveis e para isso teria de ou subi-las ou mudar de lugar.
A solução encontrada  foi e aproveitando o rebaixo dos azulejos que vão ate meio da parede e a outra metade, a superior ser estuque, moda dos anos 70, fazer umas ripas  de 6cm de chão flutuante coladas com silicone e um prego de aço nas juntas ente 4 azulejos( para que mais tarde pudesse retirar estas sem grandes estragos) e sobre estas ripas então colar o painel de chão e assim ficar com com uma parede nova.
Na Parte de baixo apliquei uma cantoneira em L em todo o comprimento para suster na fase inicial o painel e auxiliar a suportar o peso para que não fosse apenas a cola.
Com esta forma fiquei com uma caixa de ar de 6/7mm espessura do chão flutuante e assim passar um cabo de electricidade e fixar neste caso um bloco de tomada tripla ( extensão eléctrica ) num outro local.


Título: Re: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: rubenroche em Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 17:01:20 pm
Comprou-se depois 2 estruturas de moveis de cozinha Ikea e aproveitei um ( mais estreito ) de uma  cozinha inteira (Parte superior que alguém deitou fora) e que tem altura diferente.
Em tempos fiz um móvel com  as medidas 50*70  altura, medidas padrão Ikea   para albergar o microondas e maquina de café num nicho e que serviria para mais tarde completar esta zona da cozinha com mais moveis e fazer uma bancada de apoio. Infelizmente a linha de cozinha do ikea foi alterada e muito sabiamente as medidas de altura dos moveis também o foram para evitar que fossem compatíveis   linha nova com a antiga. Mantendo a altura ao solo,  aumentou a altura do móvel diminuindo os apoios de chão dos moveis. Neste momento tenho 3 alturas de moveis mas ira  ser substituído para uniformizar tudo.
Como bancada foi feito um painel de chão flutuante e aplicado sobre os moveis.
Este zona  ainda não esta terminado aguardando vontade de fazer  2 novos moveis optimizando o espaço disponível e consequentemente nova bancada que poderá ser chão flutuante bastando substituir no comprimento algumas folhas.

Foi um projecto para apenas uma parte da cozinha mas que acabou por ser estendido para a grande parte da cozinha mas a forma de fixação foi diferente fruto das particularidade  de cada área que recebeu painel de chão flutuante.
Depois de pronta esta zona denominada  bancada de apoio,  não gostei  de ver a parede ao fundo com os azulejos e rapidamente se estendeu a essa parte da cozinha.
O método utilizado para aplicar chão flutuante ao azulejo foi aplicação directa trave de silicone. Não podia ser de outra forma pois o parapeito interior da janela não estava certo e em alguns locais o painel ficou mais saído face ao parapeito. Foi rematado com massa acrílica.

Deixo fotos para melhor compreensão.
Título: Re: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: bata001 em Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 18:28:32 pm
Ruben

Gostei muito do efeito final

mas discordo da ?opinião? do proprietáro do apartamento

seu eu fosse proprietário e se o arrendatário se propusesse a fazer e desde que não fosse mexer na parte estrutural eu não teria nada em contrário porque afinal só iria melhorar a habitação

mas como não sou foi só uma opinião

em baixo frases que justificavam isso


A  cozinha do apartamento onde vivo precisava de uma renovação ao nível de estética.

Os azulejos são sempre o elemento que  marca o tempo e neste caso o elemento que gostaria de alterar.

As paredes ja continham muitos furos mesmo a meio dos azulejos fruto do proprietário la ter vivido muitos anos e tinha aplicações em muitas paredes.
Outro dos problemas era que as tomadas existentes na parede ficavam ao nível do topo dos moveis e para isso teria de ou subi-las ou mudar de lugar.


e agora a pergunta que se impõe:

e a canalização da àgua e talvez do gás?

Já esta feito ainda bem

Título: Re: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: rubenroche em Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 19:12:56 pm
O Proprietario foi confrontado com o trabalho feito e ficou sem palavras.
Gostou e venha mais.
Título: Re: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: pajo em Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 19:27:00 pm
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
 
É assim que gosto de ver!!!
Arregaçar mangas e mãos á obra
Isso esta 5*.
Eu ando para fazer uma coisa parecida cá em casa mas com azulejo e como tenho de mexer em canalização a ideia está em "banho Maria" por falta de tempo para começar e acabar o mais rápido possível.
Título: Re: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: Joliveira em Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 00:47:54 am
Uma ideia original e o efeito ficou bom.
Parabéns.
Título: Re: Remodelação cozinha Parte 1
Enviado por: rubenroche em Quarta, 19 de Agosto, 2020, 17:58:24 pm
Entretanto ja houve novidade nesta cozinha.
O conceito de moveis sem portas é muito giro mas acumula muito lixo.
Decidi colocar Portas nos moveis e para tudo ficar igual tive de comprar 2 novos moveis para substituir os que tinha feito.
como o comprimento da bancada ficou maior tive de trocar de tampo.
Com tempo  abro topico dedicado ao tema.