Hoje decidi partilhar uma brincadeira, que, não sendo nada de especial em termos de execução, dá um resultado final engraçado, uma placa de madeira com um nome gravado, neste caso o nome da minha filha.
Comecei por cortar um pedaço de madeira, da mais barata possível, e neste caso cortei um pedaço de "lambril" com a medida aproximada (por excesso)
De seguida, a tábua é colocada na CNC e utilizando uma fresa em "V", procede-se à gravação
Este é o resultado da placa após a gravação. Com uma fresa de melhor qualidade, e com uma madeira mais seca e mais densa, ficaria muito melhor...
Passagem com uma lixa 120. Nesta placa, que fiz apenas para colocar aqui no fórum, não passei por todos os pormenores, mas normalmente o que faço depois desta fase, é à mão, lixar "por dentro" da gravação, para que depois a tinta fique com melhor aspecto. Costumo também fazer o corte final da placa na CNC, que garante que fica com as dimensões exactas, e que a gravação fica perfeitamente centrada.
Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.
Aqui nota-se perfeitamente que o interior da gravação não foi lixado, no entanto, aqui as coisas estão um pouco ampliadas, e a atenção ao detalhe é outra. Na placa não se nota tanto, e ainda menos depois de terminada.
Pintura. aqui exagerei propositadamente o excesso de tinta, para demonstrar que, devemos ter o cuidado de por tinta um pouco para além da gravação, porque é depois ao passar a lixa de acabamento que vamos fazer com que a tinta fique com uma delimitação perfeita.
Passagem de liga grão 180 para retirar o excesso de tinta
Entretanto, não sei como, perdi as fotos com duas fase, o corte da tábua com o formato da placa, que como disse anteriormente, neste caso não foi feito na CNC, portanto passei-a na serra de fita, e o "arredondamento" das aresta, que foi feito numa mini tupia (lameladora). Nesta fase, passo uma lixa para acabamento com grão 320 e 400.
E neste caso, o acabamento foi "Danish Oil"
Espero que gostem
Abraço,
FMoreira