Bom dia
O fuso do torno já tinha comprado há meia dúzia de anos, na loja de ferramentas e ferragens cá do bairro. Para a qualidade de acabamento que tinha foi caro - se bem me lembro andou à volta dos 40 euros, incluindo todas as peças. Deu-me muito trabalho melhorar o acabamento e polir a rosca, mas ficou bastante aceitável. O aspecto acinzentado da rosca é do lubrificante seco que apliquei - não me agradava a ideia de usar óleo ou massa consistente.
Teria sido muito mais simples, embora um pouco mais caro, encomendar um fuso do Dieter Schmid - parecem-me muito bem acabados e tinha-me poupado muito tempo e trabalho.
Este tipo de torno pode parecer, e é, básicamente simples. Mas sugiro a quem queira fazer um “torno de perna” que estude bem os pormenores geométricos e construtivos – há muitas subtilezas importantes que não são mencionadas em todas as publicações e artigos que consultei, pelo que é boa ideia consultar o máximo de fontes possível. Tenho três livros geralmente considerados bons sobre bancadas de trabalho, e mesmo assim tive de consultar muitos artigos (internet, onde mais?...) para compreender bem a importância de alguns pormenores.
Quanto à bancada, esclareço desde já que não fiz de raiz a estrutura, só a reforcei e aumentei-lhe o peso. Utilizei como base uma cómodazinha ordinária de aglomerado folheado a pinho, comprada há mais de 20 anos no "O Vassoureiro", que utilizava para guardar ferramentas. Anexo um “boneco” que talvez permita dar uma ideia geral dos vários módulos principais (desta vez, para não haver perigo de as coisas não jogarem umas com as outras, fiz vários anteprojectos em Sketchup; o “esqueleto” que na imagem se vê em cinza-claro corresponde à estrutura do que era a cómoda; há muitos pormenores que aqui não constam.
Substituí o tampo de origem, que era fraco e mal apoiado, porum "laminado" feito com várias sobras de aglomerado que cá tinha, com um topo substituível em MDF de 10mm. A altura final da mesa, definida à partida, é 86 cm.
Não vou descrever agora todos os pormenores - ia ser muito longo, e não tenho nada preparado. Algum dia, se houver interesse...
Ainda há muito trabalho a fazer - gavetas mais baixas, aumentar o peso do conjunto, arranjar um sistema de elevação e movimentação fácil, etc. O pior é que quase todos os dias aparecem "trabalho de casa", que têm precedência, e cada vez estou mais lento...ou o tempo passa cada vez mais depressa.