1°so quero tirar uma duvida!
Os varões são aço, mas os bonecos sempre tive a impressão que seriam aluminio ou possivelmente uma liga da mesma familia?
Se for tudo aço, o vinagre funciona muito bem e é barato.
Se for de alguma liga? Como não sei qual o comportamento, eu optava por exprimentar num local pouco perceptível.
Se for aço, passar 1° uma escova de aço para tirar a ferrugem mais solta, se tiver alumínio pode passar tambem a escova de aço mas com cuidado para não riscar ou então uma escova de latão.
Decapantes, do que tenho usado não tenho razão de queixa. Não o deixe secar a peça, e use pelo menos oculos de segurança para prevenir algum salpico acidental e de preferencia tambem luvas mas de plástico, as de latex não resistem e as de nitrilo (azuis) são pouco melhores. Eu uso de vinil, normalmente dois pares em cada mão.
Agora mãos à obra. Que as tardes solarengas vêem ai.
Sinceramente não sei de que material são feitos os bonecos, realmente parece-me diferente dos varões.
Por curiosidade (como de costume...) fui procurar. A maioria das referências que encontro são alumínio, ou ligas de alumínio nos de melhor qualidade. Mas também são produzidos em plástico e em madeira, embora não tenha encontrado nada que indique se neste caso são lastrados ou não.
Se forem de alumínio ou ligas, e se tiverem algum bocadinho visível, o óxido será provavelmente esbranquiçado.
Não penso que sejam em ferro, seriam excessivamente pesados.
Para remover a tinta (e até certo ponto também dá para a ferrugem), se não quiser usar decapante, talvez com uma pistola de ar quente possa resolver a questão.
Penso que, neste caso em que pode haver dois metais diferentes em contacto, a remoção da ferrugem por electrólise é desaconselhável, porque é natural que se verifiquem fenómenos de corrosão galvânica que podem corroer os bonecos (se forem de alumínio ou liga de alumínio). Além de que, pelo o comprimento dos varões, precisa de uma tina bem comprida.
Com ácido cítrico diluído, ou mesmo com vinagre, à temperatura ambiente, deve conseguir remover a ferrugem sem atacar os bonecos, especialmente se ainda estiverem pintados (não aquecer a solução, porque aí pode provocar corrosão do alumínio). Mas continua a precisar de uma tina bem comprida
. Atenção - o gás das bolhas que se libertam neste processo é hidrogénio. Muito inflamável - fazer num sítio bem arejado e apagar o cigarrinho (se for o caso). Controlar frequentemente a evolução do processo, porque se o aço estiver "de molho" tempo demais fica baço e picado.
A melhor solução, por ser mais controlável, parece-me que seria mesmo mecânico/químico/braçal - lã de aço com vinagre e um braço robusto...