Para ser franco, não me parece que o estado em que está essa mesa justifique muitas preocupações estéticas com as pernas. Já vai ter muito trabalho só para a pôr funcional, nunca vai conseguir que pareça nova, nem isso interessa. A menos que queira uma peça decorativa, o que uma mesa de matrecos nunca foi.
Se quiser construir em madeira e não quiser usar barrotes maciços, pode construir as pernas a partir de ripas e barrotes estreitos, que até se vendem já aplainados em qualquer AKI ou L-M (em pinho nórdico, claro, bastante macio, mas é o que se arranja...). Com cola e parafusos deve ficar suficientemente robusto. É um tipo de construção utilizado em mastros de barcos à vela, sujeitos aos esforços a que estão, por isso também deve dar para uns pés de mesa, é só uma questão de dimensionar. Ver "boneco" anexo.
Não me parece que os tais "bonitinhos" sejam necessários, mas se forem é sempre relativamente fácil fazê-los. Esta gente está viciada em máquinas motorizadas e coisas complicadas (tupia, equipamento de soldadura, mas o que é isto?!...)
, mas nem toda a gente as tem. Se não tiver, os chanfros podem ser feitos com plaina, antes de montar as várias peças. Se não tiver plaina e não tiver acesso a uma, até à lima ou com um bloco de lixa se fazem, só dá mais trabalho e é preciso mais cuidado. Eu, por mim, nem sequer os fazia, acho que ninguém vai olhar para eles - quem se distrair a olhar vai perder o jogo...