Macacos me mordam, o que uma pessoa faz pelo seu cão!
Ainda bem que não tenho (mas se tivesse, atirava a bola à mão...)
Afinal, não é um projeto que exija grande precisão, por isso o aperto na rosca não faz mal. Vai ter que resolver algumas questões, mas suponho que já terá pensado nisso:
- uma bola de ténis é relativamente pesada; o binário do motor será suficiente?
- o motor tem de acelerar depressa - porque suponho que a pancada só por si não será suficiente para atirar a bola muito longe, e a elasticidade da bola será provávelmente um factor importante.
- o braço tem de partir sempre do mesmo sítio, para a força da pancada ser constante.
- o braço feito de tubo é bom para a aceleração e para o esforço do motor, não é tão bom para a energia ao bater na bola; possívelmente terá de experimentar as duas soluções (por mim, começava com o braço de tubo, é mais provável que resulte)
- talvez não fosse má ideia acrescentar um contrapeso no lado curto do braço, para equilibrar; mas como o braço é relativamente leve, até pode ser que não seja preciso (sem contrapeso, acelera mais depressa)
Bom, estou a meter-me no seu projecto, e não tenho nada com isso. Agora, as ideias que me ocorreram (demorei bastante mais tempo com os esquemas do que com a ideias, as ferramentas de desenho do Windows são um bocado primárias...)
Antes de nos ter mostrado aquilo de que se trata eu já tinha pensado em duas ou três hipóteses de solução, que agora considero pouco interessantes - não sabia qual era o objectivo. No entanto, já que tive o trabalho, também aqui vão (ficheiro "braço_1"). E pode ser que algumas lhe dêem mais ideias.
Revi as coisas à luz do que vi no vídeo, e saiu-me a ideia que está no ficheiro "braço_2".
Devo dizer que não gosto particularmente de qualquer delas, porque todas têm pontos fracos - potenciais pontos de ruptura - numa ou mais das ligações ao parafuso ou à ponta roscada. Os principais problemas estarão nos pernos ou cavilhas que ligam umas peças às outras, principalmente as passantes. O Cerdeira apontou bem a questão do sentido da rosca, porque aqui terá sempre algum problema com isso - ou na aceleração, ou na paragem. Como a rosca é normal, direita, se o aparelho funcionar como o do vídeo quando for a aceleração e a pancada tenderá a apertar - tanto melhor. Mas quando for a travagem... Puz lá os pernos por isso, mas podem não ser suficientes.
Além dos pontos fracos, todas as soluções que proponho têm um inconveniente inevitável - baseiam-se na montagem sobre uma (ou mais) roscas supostamente alinhadas e coaxiais. Bem, garanto que nada vai ser coaxial, uma rosca não o assegura, e várias roscas sucessivas menos ainda. Mas pode ser que não saia exageradamente excêntrico, há dias de sorte...
Terá de ser o manulpinto a avaliar e eventualmente experimentar as vantagens e inconvenientes de cada uma das soluções, porque garanto que não vou fazer cálculos - acho que nesta altura da vida já nem os saberia fazer.
Mas pronto, aqui vão algumas ideias. Pode ser que lhe sirvam. Se tiver alguma dificuldade em interpretar os esquemas, diga, que tentarei explicar ou fazê-los mais claros.