"...porcas de ligação seistavadas (não recomendo) e redondas mais adequadas á função..."Já agora, porquê? Estou interessado em saber (tenho utilizado porcas de união sextavadas em diversos projectos (por exemplo, a modificação do batente de profundidade do meu engenho de furar, que apresentei aqui no fórum), sem inconvenientes aparentes.
No caso da segunda proposta que fiz, a porca sextavada é mais conveniente porque evita que a placa de contraplacado rode solta do motor, sem ser necessário outro travamento.
A menos, claro, que o seu "não recomendo" se refira à proposta de solução que o pajo apresenta (nesse caso, e se a interpreto correctamente, concordo que uma porca cilindrica sera mais interessante, porque permitiria fazer o braço "da pancada" girar livre sobre ela).
A propósito, a sua ideia é muito interessante - porque não usar um braço de limpa-párabrisas, que iria encaixar directamente no cone estriado do veio motor e evitaria fazer uma "placa" ou usar uma polie? Esse braço iria transmitir directamente o movimento ao braço "louco", evitando uma série de complicações e trabalhos. Não me lembrei disso - estava a centrar-me apenas na resposta ao pedido original.
Pode é acontecer que a ponta roscada do motor não seja suficientemente comprida - calculo que tenha uns 12-13mm - para acomodar o cubo do braço, sobrando um comprimento suficiente para fixar a porca.
Tanbém pode acontecer que eu esteja a interpretar mal a sua solução (aqui entre nós, está um bocadinho confusa, e a minha cabeça...)
(claro, também pode acontecer que o manulpinto não tenha um braço de limpa-párabrisas apropriado; e comprar uma peça nova para esta aplicação não faz muito sentido - é estragar ainda mais o cão com mimos...
).