Não desanimes já.
Isso aconteceu porque provavelmente não usaste o spray desmoldante de silicone na ponta da tocha (pistola).
Para a desencravares tens de puxar (ou desenroscar) essa ponta cromada e com cuidado desenroscar a ponta de cobre onde sai o fio.
Depois de desenroscar puxas um pouco essa ponteira (chama-se tubo de contacto) que deve trazer o fio agarrado, cortas e de preferencia tentas tirar o fio lá de dentro pela frente (não do lado da rosca),tenta segurar o fio com um alicate e rodar aos poucos a ponteira com os dedos, se não conseguires compras uma ponteira nova +- 1€ que fica como novo.
Para soldar com isso tens de usar a tecnica de ir pingando, com pouca saida de fio (botao redondo, para a esquerda) e começa com o botao de regulação de potencia no minimo, se não conseguires passa para maximo.
Eu conheço essa maquina, requer alguma habituação e tem sentimentos, já tive uma 2 dias, fui a correr devolvela antes que não a quisessem aceitar. -Acabei por troca-la por uma tupia B&D e recebi o resto em nota.
Não e que funcione mal, mas para mim que as vezes faço um tabalho mais pesado não dava, mas para chapa até 1,5 /2mm
é suficiente mas requer algum treino.
Pra terminar o arame dá pelo nome de "arame fluxado" porque tem no interior uma pasta que com a temperatura forma o gaz necessario á protecção da soldadura.
MIG Metal inert gaz Vê isto talvez ajude
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soldagem_MIG/MAG