Viva
Como prometido vou mostrar mais uma aventura em que me meti num sabado e parte de domingo (trabalho devagar e ainda tenho de tirar fotos
)
Esta é a minha cozinha.
E este é o "mamarracho" que nunca gostei na minha cozinha, o peixinho também nunca gostei mas a minha mulher usa para disfarçar as rachas da madeira.
Ao lado da campânula está o esquentador, que larga os gases para a campânula de onde o exaustor os envia para a rua.
Vista do interior descarga do esquentador, reparem no vidro danificado rente ao tubo.
O antigo (mas eficaz exaustor) nunca trabalhou mal +- 20 anos.
Para trabalhar mais á vontade protegi a bancada e placa de fogão para não estragar nada.
Proteger convenientemente o resto dos armarios, para não dar muito trabalho na limpeza final.
Algum tempo depois já tinha desmontado o revestimento de contraplacado e as chapas de vidro
Aqui pela 1ª imagem dá para ver o estado de degradação da armação de ferro, que foi o motivo para esta obra.
A ferrugem estava a obrigar o vidro a lascar .Certa vez encontrei uma lasca de vidro em cima da bancada e foi o motivo suficiente porque acelerei a obra (não queria um tacho aberto se vota-se a acontecer)
Na segunda foto
Os parafusos estavam tão calcinados que tive de usar uma broca para lhes cortar a cabeça.
No coments.
Mais. No coments, estava assim montado, o enchimento éra uma capa de revista feminina.
Depois de algumas medições o ponto de corrente ficava mesmo por detrás do exaustor novo e tinha de ser modificado.
Na segunda foto vê-se que o antigo proprietário tinha pontaria com o berbequim
1º teste
Tive de alargar o buraco da descarga para o novo tubo ( :)para utilizar também o martelo eléctrico
)
E o (raio) do tubo eléctrico insiste em aparecer
, e se repararem um dos parafusos do velho exaustor também acertou no tubo eléctrico
Por acaso tinha esta tomada a anos em casa (comprei devido a forma estranha) e afinal foi a escolha acertada.
Agora como o novo equipamento so tira vapores do fogão, tenho de resolver o problema dos gases de esquentador.
A solução que encontrei foi com este material (1-exaustor de uma velha caldeira de aquecimento central, 1-tubo de salamandra e alguma paciencia para fazer uma valvula anti retonrno em chapa (e depressa, que já não ouve tempo para fotografar o mecanismo).
A obra vai ganhando forma
Ensaio geral.
Isolamento de lã de rocha na conduta do esquentador, para não largar calor na cozinha e para de futuro proteger uma madeira de embelezamento.
Todos os buracos cimentados e parede já pintada.
Enrolei ema manta velha no tubo de alumínio para abafar o barulho quase incomodativo que fazia, penso que fosse devido á curva acentuada logo na saída do motor.
E por aqui dei a obra do fds terminada, Agora era só ajudar a "patroa" com o resto das limpezas (á pois bricolar em casa é bom, mas
)
Depois durante a semana ainda fiz estes mini-caixotes para acabar de compor o conjunto.
E assim está a obra.
Se quiserem ver a construção das portas dos mini-armários podem fazê-lo aqui:
http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/portas-de-armario-em-capela/msg4125/#msg4125