Este fim de semana, terminei um mini projecto, a pedido da minha filhota, fiz umas colunas de som. Os requisitos eram bastante simples, tinham de tocar "mais ou menos bem", não ser muito grandes, ser muito baratas, e tinham de ficar em preto fosco.
Mais uma vez, esqueci-me de ir documentando as diferentes fases do projecto, mas ainda assim, partilho convosco o que tenho.
Dados os requisitos, optei por umas drives "Full Range" que além de já de si serem muito baratas, dispensam a colocação de um crossover, o que permite poupar mais uns cobres. As caixas são seladas, e, também pelo preço, foram feitas em mdf de 16mm, foram coladas e aparafusadas para garantir rigidez estrutural.
Depois de coladas e aparafusadas, levaram uma demão de tapa poros, seguida de lixa, depois duas demãos de primário, também com a respectiva lixa, e por fim, 3 demão de tinta preta mate, aplicada a rolo, em que a primeira demão foi também lixada com lixa de grão 400.
Nas bases foram embutidas "porcas-garra" M8, onde foram colocados pés ajustáveis. mais tarde talvez sejam colocados "spikes"
As drives foram ligeiramente embutidas no painel frontal, ou seja, a drive tem uma espessura de 6mm, portanto fiz um rebaixo de 3mm, onde embuti a drive. foram depois fixadas também com recursos a porcas-garra, neste caso M5, e com parafusos sextavado interior de cabeça cilíndrica em aço preto.
A titulo de mariquice, levaram depois uma pequena chapa de trafolite dourado, com a "marca e modelo", aparafusada com pequenos parafusos de latão.
As audições foram bastante interessantes, acho que são umas excelente colunas, tendo em atenção o preço.
Agora só falta começar o amplificador, e talvez um DAC.
Espero que gostem...
Abraço,
FMoreira