Autor Tópico: Scroll Saw Einhell BT-SS 405 E  (Lida 31211 vezes)

Joliveira

• Administrator
  • Hero Member
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Scroll Saw Einhell BT-SS 405 E
« em: Segunda, 14 de Setembro, 2009, 00:11:25 am »
Advertisement
Advertisement

Aqui fica a serra de recortes que comprei, depois de reflectir em vários pontos como podem ver aqui:
Conhecem a serra tico tico de bancada ou "scroll saw" ?

Esta serra é também chamada de serra tico-tico de bancada e em inglês o termo mais usual é "Scroll Saw".

Depois de ter testado optei pelo modelo Einhell BT-SS 405 E, não por ser o melhor que já vi, mas porque como estou agora a começar a usar este tipo de máquina, será uma máquina de aprendizagem, sendo claro mais barata que outros modelos. Talvez a melhor que eu já vi (ao vivo) seja a Proxxon DSH/E.

Einhell BT-SS 405 E

Uma serra destinada a trabalhos de precisão em madeira, plástico, alumínio, acrílico, … embora no meu caso a vá utilizar mais na madeira.

Possui como a maior parte destas serras um dispositivo de ventilação que remove as partículas de pó directamente na frente da lâmina de serra. A protecção da lâmina apesar de oferecer mais segurança pode dificultar a visão.

Pode fazer cortes com inclinação entre 0º e 45º.

Funcionalidades

-   Soprador de serradura, melhorando a visualização das linhas no trabalho,
-   Controle electrónico de velocidade através de um botão regulador,
-   Possibilidade de ligar a um aparelho de extracção de serradura (aspirador)
-   Adaptador para lâminas sem pinos. Este modelo traz, por defeito, lâminas com pinos.

Dados técnicos

Potência   120 W
Velocidade   400-1600 min-1

Comprimento da lâmina                     127 mm
Altura de corte a 90°                     max. 57 mm
Altura de corte a 45°                     max. 27 mm
Comprimento máximo até ao braço     406 mm
Dimensão da mesa                     410 × 253 mm
Peso                                             12 Kg

Alguns pontos a ter em conta para quem vier a adquirir uma máquina destas:

- possibilidade de variar as rotações, nem todas têm e é importante,
- facilidade na troca de serras, há trabalhos que a troca é constante, (neste modelo a troca de lâminas sem pinos será um pouco trabalhosa, porque é necessário usar o adaptador)
- possibilidade de usar serras de diferentes modelos e marcas (algumas só dão para usar serras com pinos),
- estabilidade, se possível ver o modelo a trabalhar e testar.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

gloop

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • Buco & Santos, Lda
Re:Scroll Saw Einhell BT-SS 405 E
« Responder #1 em: Domingo, 13 de Dezembro, 2009, 18:55:22 pm »
ola joliveira, e as fotos do novo jig??
http://www.bucosantos.com/ -http://sites.google.com/site/electrocapintropinchelaria/

Joliveira

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Domingo, 13 de Dezembro, 2009, 23:10:48 pm »
Olá Gloop!

Antes de mais e para todos os colegas aqui do fórum: o que é um JIG? Um JIG é um artefacto destinado a facilitar o uso de uma máquina.

E foi isso que o colega gloop me ofereceu! Um jig "Zero Clearance" que permite que trabalhos de peças mais pequenas possam ser executados com mais facilidade. Na prática este jig substitui a parte preta onde passa a lâmina na imagem em cima.

Terei ainda de fazer pequenos ajustes para permitir o uso de lâminas sem pinos que na minha máquina não ficam exactamente ao centro, no entanto para lâminas de pinos funciona já perfeitamente.

Aqui ficam as fotos:

Obrigado gloop!
« Última modificação: Domingo, 13 de Dezembro, 2009, 23:21:24 pm por Joliveira »

Kishua

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Quarta, 10 de Março, 2010, 07:41:23 am »
Oi,
estou a pensar em comprar uma maquina destas, quanto custou? e onde a compras-te?
Obrigado
Bons trabalhos.
« Última modificação: Quarta, 10 de Março, 2010, 18:31:56 pm por Joliveira »

Joliveira

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Quarta, 10 de Março, 2010, 18:45:08 pm »
Olá,

Comprei no Leroy Merlin em Sintra e custou cerca de 85 euros.

Dan_

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
    • Dan
« Responder #5 em: Sexta, 12 de Março, 2010, 13:22:27 pm »
Oi,

Não conhecia o tipo de máquina, parece-me interessante. Dá para substituir uma serra de fita? A mesma marca tem serras de fita pequenas, com preços parecidos?

Abraço
Daniel Afonso

Joliveira

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Domingo, 14 de Março, 2010, 20:33:20 pm »
Olá Dan_,

É sem duvida uma máquina interessante e que até há pouco tempo não se via muito em Portugal. Para l´me da madeira pdoe ainda ser utilizada em plástico, alumínio, acrílico.

No entanto as lâminas que mais uso são da proxxon sem pinos, pois permitem uma maior precisão no corte, ficando um  maior detalhe.

É destinada a trabalhos de precisão e pode substituir uma serra de fita em situações destas.

Não sei se a Einhell tem serras de fita pequenas, as que conheço desta marca são grandes e vêm com a própria bancada.

Sei que a Proxxon comerciliza serras de fita pequenas, por exemplo o modelo MBS 240/E, no entanto os preços da proxxon não são dos mais convidativos.

Se puder ajudar em algo mais é só dizer :)

Dan_

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
    • Dan
« Responder #7 em: Segunda, 15 de Março, 2010, 09:55:14 am »
Obrigado pela informação.

Para já não vou procurar mas qualquer diva vou ver se compro uma serra para fazer cortes longos.

Estou a negociar se consigo alugar uma garagem ao lado da minha e usar o espaço para fazer alguns pequenos trabalhos.

Abraço
Daniel

passaro trovao

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Quinta, 23 de Dezembro, 2010, 13:43:29 pm »
boas sou novo e foi este tópico que me fez registar!
    A minha experiência com estas serra não é positiva comprei no leroymerlin uma pratikcal só que a serra não faz um corte recto começa a desviar para o lado nada de grave, se esta não fosse uma serra de precisão. Fui à loja troquei de maquina e continuou na mesma.  Entreguei-a maquina.
Hoje no aki comprei uma da canora que tenho mesmo problema. como resolvo isto. ja estiquei os braços da mesma e mesmo assim.
espero resposta rapida  pois tenho 15 dias para a devolver.

gloop

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • Buco & Santos, Lda
« Responder #9 em: Quinta, 23 de Dezembro, 2010, 13:50:27 pm »
caro passaro trovao, tanto quanto sei nao conheço nenhuma serra do genero que faça os cortes a direito... todas tendem para sair da linha de corte... pelo que ha que ajustar a peça... com tempo e experiencia nao e um problema...
http://www.bucosantos.com/ -http://sites.google.com/site/electrocapintropinchelaria/

cerdeira

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Quinta, 23 de Dezembro, 2010, 16:15:04 pm »

Estas serras de recortes são para isso mesmo: recortes e curvas.

Para cortes a direito deves usar uma serra circular ou (com pior acabamento) uma serra de fita mas tem que estar bem afinada e ter uma lâmina boa com "trava" simétrica e com a maior largura possível para cortar direito. Mesmo assim dúvido q os modelos de serras de fita à venda nos "akis & co" não causem frustações.

Joliveira

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Quinta, 23 de Dezembro, 2010, 21:40:35 pm »
Antes de mais, bem-vindo passaro trovao!

Neste tipo de serras é normal um pequeno desvio de alguns graus para a direita (de quem está a cortar). Para ver qual o desvio da máquina com determinado tipo de lâmina basta colocar uma madeira e deixar que seja cortada sem a conduzir, pressionando o suficiente para que não fuja.

Depois de conhecido este desvio mentalmente deve colocar-se a madeira e com as duas mãos conduzi-la para que o corte fique direito. A velocidade e o tipo de lâmina tem também influência.

Exige algum treino e adaptação à máquina, mas é possível fazer cortes direitos perfeitos. Da mesma forma também é (mais) difícil fazer cículos perfeitos, mas a prática mostra que é possível.

Para uso recorrente de cortes longos a direito o ideal poderá ser uma serra de fita (bandsaw).

GLFaria

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Terça, 26 de Junho, 2012, 15:11:19 pm »
Bom dia

Um pouco atrasado para entrar neste tema, mas só agora dei por ele.

Que tal é esta serra, ou outras de fabrico actual, sob o ponto de vista barulho?

O meu pai tinha uma dos anos 1940 ou 1950 da qual, com muita pena, tive que me desfazer porque era impossível trabalhar com ela num andar, tal era o barulho que fazia (o movimento era por bobina magnética com um núcleo oscilante)

Obrigado

G.

GLFaria

• Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Terça, 26 de Junho, 2012, 15:18:32 pm »
Ah, desculpem, esqueci-me.
O termo português para "jig" é "dispositivo". Parece um pouco genérico, mas é mesmo assim
(na metalomecânica de precisão, em que há muitos anos trabalhei, havia três palavras que vinham sempre umas a seguir às outras - ferramentas, dispositivos, e calibres. Impossível esquecer...)

G.

Joliveira

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Sexta, 29 de Junho, 2012, 23:00:40 pm »

Olá GLFaria,

com esta trabalha-se perfeitamente num andar.

O barulho não é muito comparando com outros modelos melhores. Claro que aumentando as rotações aumenta o barulho.

Encontrei um vídeo no youtube, onde dá para "ouvir" um pouco. No entanto a máquina não está presa à bancada e a peça que refiro uns posts acima, não está colocada. Tudo isto aumenta o barulho,mas dá para ter uma ideia.

Quando possível coloco aqui um vídeo meu, com a minha máquina.

http://www.youtube.com/watch?v=nTRXqOZfNlo#