Aqui fica a serra de recortes que comprei, depois de reflectir em vários pontos como podem ver aqui:
Conhecem a serra tico tico de bancada ou "scroll saw" ?Esta serra é também chamada de serra tico-tico de bancada e em inglês o termo mais usual é "Scroll Saw".
Depois de ter testado optei pelo modelo Einhell BT-SS 405 E, não por ser o melhor que já vi, mas porque como estou agora a começar a usar este tipo de máquina, será uma máquina de aprendizagem, sendo claro mais barata que outros modelos. Talvez a melhor que eu já vi (ao vivo) seja a Proxxon DSH/E.
Einhell BT-SS 405 EUma serra destinada a trabalhos de precisão em madeira, plástico, alumínio, acrílico, … embora no meu caso a vá utilizar mais na madeira.
Possui como a maior parte destas serras um dispositivo de ventilação que remove as partículas de pó directamente na frente da lâmina de serra. A protecção da lâmina apesar de oferecer mais segurança pode dificultar a visão.
Pode fazer cortes com inclinação entre 0º e 45º.
Funcionalidades- Soprador de serradura, melhorando a visualização das linhas no trabalho,
- Controle electrónico de velocidade através de um botão regulador,
- Possibilidade de ligar a um aparelho de extracção de serradura (aspirador)
- Adaptador para lâminas sem pinos. Este modelo traz, por defeito, lâminas com pinos.
Dados técnicos Potência 120 W
Velocidade 400-1600 min-1
Comprimento da lâmina 127 mm
Altura de corte a 90° max. 57 mm
Altura de corte a 45° max. 27 mm
Comprimento máximo até ao braço 406 mm
Dimensão da mesa 410 × 253 mm
Peso 12 Kg
Alguns pontos a ter em conta para quem vier a adquirir uma máquina destas:- possibilidade de variar as rotações, nem todas têm e é importante,
- facilidade na troca de serras, há trabalhos que a troca é constante, (neste modelo a troca de lâminas sem pinos será um pouco trabalhosa, porque é necessário usar o adaptador)
- possibilidade de usar serras de diferentes modelos e marcas (algumas só dão para usar serras com pinos),
- estabilidade, se possível ver o modelo a trabalhar e testar.