Autor Tópico: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO  (Lida 8178 vezes)

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« em: Domingo, 03 de Janeiro, 2016, 18:25:36 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá, será que alguém me pode ajudar, por favor ?
Acabo de adquirir este machado por achá-lo sugestivo mas, confesso que não faço ideia do seu país de origem nem aquilo para que se destina. O facto de ter um dos lados' flat' diz-me que será para aparelhar madeira, mas nem disso tenho a certeza.
É de grandes proporções com 33X18 cms. de lamina e um 'alvado' de 17 cms. pesando 2800 gramas.

.
« Última modificação: Domingo, 03 de Janeiro, 2016, 18:29:44 pm por Fernando Viana »

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #1 em: Domingo, 03 de Janeiro, 2016, 18:26:40 pm »
Mais fotos

.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #2 em: Segunda, 04 de Janeiro, 2016, 09:38:45 am »
Caro Fernando

Talvez se se procurar por imagens no Google encontre algo semelhante

Nota-se que tem algo escrito ( gravado ) na lamina.

PS: Deve ter uma relíquia em mãos
« Última modificação: Segunda, 04 de Janeiro, 2016, 09:43:39 am por bata001 »
Henrique

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #3 em: Segunda, 04 de Janeiro, 2016, 13:29:51 pm »
Ora aí está um trabalho de investigação a fazer :)

Deixo alguns links que talvez possam ajudar se estiver à vontade com o inglês.


Fóruns internacionais onde pode colocar esta questão:

http://bladesandbushlore.com/

http://www.bladeforums.com/


Outros sites interessantes:

http://www.yesteryearstools.com/Yesteryears%20Tools/Home.html

http://www.world-of-axes.com/

http://woodtrekker.blogspot.pt/2012/03/axe-books-and-books-about-axes.html
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #4 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 15:52:48 pm »
Não faço ideia, mas é bem bonito ;)

Abraço
Francisco

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #5 em: Segunda, 25 de Janeiro, 2016, 16:39:09 pm »
Não sei se estou certo no que estou para aqui a dizer!
Mas tinha um bisavô que era abegão (pessoa tipo carpinteiro mas trabalhava com peças grossas tipo carros de vacas, carroças, traves para telhados etc..
Já não cheguei a conhecer mas o meu pai contava muito vez que o via a aparelhar as peças para carros de bois utilizando um fio ao longo de um tronco (como guia) e o machado para ir dando forma ao tronco.

Se repararem nas fotos o machado parece ter sido feito para trabalhar sobre o lado direito de uma peça e não para rachar.
Julgo que o GLFaria (se ainda por aqui andar) seria o membro mais capacitado para este esclarecimento

Já agora pergunto se o gatinho é o ajudante das bricolages?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #6 em: Quinta, 04 de Fevereiro, 2016, 03:46:22 am »
Penso que o Pajo tem alguma razão.

Acho que é um machado para lavrar ou desbastar, utilizado para desbastar os troncos de árvore de forma a ficarem com um secção mais ou menos rectangular, como preparação para depois serem aplainados. Ainda se fabricam e são utilizados.

De qualquer fora, para tirar dúvidas enviei as fotos para um fórum inglês em que por vezes participo - nada como os ingleses para se interessarem por ferramentas tradicionais. Mas acho que me vão chamar burro!

Para quem quiser procurar, em inglês é "hewing axe", em francês "Hache à dégrossir" ou "hache à équarrir" ou hache de charpentier", em italiano "ascia (presumo que esta palava deveria ser complementada com a expressão "per sgrossatura", mas os italianos, como bons latinos, são bastante menos rigorosos nas suas definições - a expressão "ascia per sgrossatura" também e usada para aquilo que cá se chama uma enxó). Não procurei em espanhol.

Junto algumas fotografia tiradas da net

G.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #7 em: Quinta, 04 de Fevereiro, 2016, 03:51:00 am »
Já agora - se conseguir "interpretar" um pouco melhor a inscrição (há pormenores que se devem ver melhor ao natural do que em fotografia) podia ser interessante.

G.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #8 em: Quinta, 04 de Fevereiro, 2016, 23:41:52 pm »
Boa noite

Confirmo (ou melhor, os meus correspondentes britânicos confirmam..) a minha opinião de ontem quanto à função desse tipo de machado. Um deles diz que, devido à forma e ao tipo de encabadouro, esse exemplar é provavelmente de origem francesa.

Já agora, um pequeno acrescento:
Em Inglaterra chamam-lhe "side axe". A designação "hewing axe" ou "broad axe" é utilizada nos EUA (com o esclarecimento adicional que "broad axe" ("machado largo" em tradução livre) é simplesmente a designação do tipo de ferramenta, não significa que seja de facto largo, tal como quando se diz "quadro preto" escolar não significa necessariamente que o quadro a que nos referimos seja realmente preto.

Se conseguir dar mais pormenores acerca da inscrição, seria interessante fazer uma tentativa de pesquisa da origem. Não acredito muito no sucesso, mas é sempre interessante procurar.

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #9 em: Sexta, 05 de Fevereiro, 2016, 16:43:21 pm »
Viva GLFaria ;D, calculei que o assunto lhe interessa-se.

Deixo um video ilustrador de como funciona, a tecnica.

https://www.youtube.com/watch?v=MY53Y8EqdFA&list=WL&index=20
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #10 em: Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 02:53:58 am »
Pesquisei mais um pouco, encontrei este site interessante se de facto o machado for de origem francesa:

http://www.charpentiers.culture.fr/lesoutils/diversiteregionale/diversitedeshachesequarrir#
http://www.charpentiers.culture.fr/lesoutils/outilsdedebitage/hachescognees

Nesse caso, a região de origem dos mais parecidos com este parece ser a Auvergne.

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #11 em: Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 20:24:41 pm »
E por isto que eu respeito este homem ;)

Consegue fontes de informação onde ela ouver!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: MACHADO PARA POSSIVEL IDENTIFICAÇÃO
« Responder #12 em: Domingo, 07 de Fevereiro, 2016, 01:46:06 am »
Ora, Pajo, você sempre foi um exagerado. Lá admirar a minha pachorra ainda vá (às vezes até eu admiro :D) ), agora respeitar um homem só por isso...!

A verdade é que, além da pachorra, tenho algumas "vantagens competitivas" (ou não, depende dos pontos de vista)

- Em primeiro lugar, estando reformado (o que pessoalmente não considero uma vantagem, mas teve de ser...) posso até certo ponto gerir o meu tempo como entender - basta ver as horas a que por vezes escrevo.
- Em segundo lugar, tenho a sorte de ter jeito para línguas e dominar razoavelmente algumas, e de ter tido a oportunidade de ter uma boa formação técnica. Não é exactamente mérito meu, mas são vantagens quando se trata de procurar informação.
- Em terceiro lugar, por motivos de apoio familiar, tenho de passar a maior parte do tempo em casa. Não é boa coisa devido ao motivo, mas não há dúvida que, com o tempo todo que estou em casa, se não o aproveitasse...
- Em quarto lugar, como não tenho uma oficina ou garagem para ocupar o meu tempo e gastar o meu dinheiro, só tenho uns 3m2 numa parte de um quarto, não passo lá tanto tempo como se a tivesse. Acho que isso é uma vantagem... ;)
- Em quinto lugar, quando pego numa coisa detesto ter de parar. Às vezes é uma vantagem, outras vezes não (a minha mulher diz que é um grande inconveniente, chego sempre tarde à mesa...)
- Em sexto lugar, detesto as redes sociais, e detesto a ideia de jogar cartas (nem sei, nem quero aprender). Vantagem nítida!!! Não é a jogar à sueca que uma parte substancial dos reformados ocupa o seu tempo?  :)  :)  :)
- Finalmente, atendendo aos anos que passaram  e às experiências que tive a oportunidade de ter, pude acumular uma certa dose de conhecimentos úteis. E, valha a verdade, uns tantos conhecimentos não muito úteis...

Como vê, trata-se principalmente de uma questão de sorte e de oportunidades.

G.
« Última modificação: Domingo, 07 de Fevereiro, 2016, 01:48:09 am por GLFaria »