Autor Tópico: Ferramenta desconhecida ... para mim  (Lida 24200 vezes)

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #30 em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 14:56:51 pm »
Advertisement
Advertisement
E esta ... será fácil ?  ;)



,

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #31 em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 21:37:20 pm »
A parte não visível da peça branca é igual à parte visível?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #32 em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 21:46:04 pm »
Não. Há uma dobradiça ... para abertura da peça  ;).

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #33 em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 21:54:56 pm »
Aqui vai a primeira tentativa: um "Riscador de Circunferência"
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #34 em: Domingo, 22 de Junho, 2014, 23:51:23 pm »
Frio ... muito frio  8)

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #35 em: Segunda, 23 de Junho, 2014, 12:39:21 pm »
Não vou reter por mais tempo; estava só a ver se dava prazer de responder a quem já conhecesse esta 'ferramenta'.
Trata-se duma maquineta de afiar laminas de barbear.
O cordão é para exercer a tração, puxando ora para um lado ora para o outro; em que se movimentam os pinos cuja rotação excêntrica faz a lamina ser friccionada em movimentos elípticos naquelas maxilas verdes as quais, não estando fixas mas sim sobre molas, cedem à pressão da lamina que ali fica ensanduichada quando se fecha a caixa.
Não sei se fiz entender-me; as fotos ajudarão a esclarecer.

.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #36 em: Segunda, 23 de Junho, 2014, 13:27:36 pm »
Isso nãoé uma ferramenta, é uma engenhoca. Havia vários tipos de engenhocas para fazer essa função, as mais antigas das quais integralmente de metal. Lembro-me de o meu avô e o meu pai terem disso - no tempo da 2ª guerra as lâminas eram caras - mas na devida ocasião não achei interessante e deitei fora.

Gosto de ferramentas a sério, não aprecio particularmnte engenhocas, nem adivinhas (tentar saber para que serve um objecto, com o objectivo de eventualmernte utilizar esse conhecimento, é uma coisa, tentar saber o que é uma caixa com dois cordéis pendurados, sem mais pormenores, não é mais do que uma adivinha)

Depois de puxar um bocado (não muito...) pela cabeça e de muitas horas na internet, tenho algumas ideias para o "espeto" apresentado anteriormente. Vou só dar mais uma vista de olhos e depois digo qual é a única aplicação que me ocorre - que, como é evidente, não será necessáriamente a correcta.

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #37 em: Segunda, 23 de Junho, 2014, 16:50:15 pm »
Olá GLFaria.

De todo o seu 'post' o que mais me prendeu a atenção foi o paragrafo que contem os ingredientes dum correctivo.
... Pelo que lhe peço desculpa; não volto a incomodar. Lamento o tempo que perdeu na pesquisa do espeto; não precisa preocupar-se mais em desenvolver o tema.
Obrigado.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #38 em: Segunda, 23 de Junho, 2014, 20:39:16 pm »
Eh, calma, não se melindre, as minhas opiniões ou preferências pessoais não se identificam necessariamente com as dos outros membros do fórum. E, mais ainda, não tenho competência para dar um “correctivo” a ninguém, seja de que forma for. O que acontece é que manifestei o meu ponto de vista, possivelmente de forma um pouco brutal (não é raro…). Presumo que não esteja habituado a fóruns anglo-saxónicos, especialmente australianos - são muito mais brutais, e no entanto "tudo bem...".
Como já teve oportunidade de verificar, poucos se manifestam – e, adicionalmente, tenho tendência a ser um pouco “directo” demais nas minhas abordagens.
Portanto, se bati “forte” demais, as minhas desculpas.

Bom, esperando que isto não seja a origem de um mal-entendido, aqui vai o método que segui e o (muito pouco) que concluí quando ao “espeto" que nos mostrou há dias. São apenas conclusões pessoais, não necessáriamente a resolução do problema.

Pesquisei a net por junto umas 10 horas, em português (sem grande esperança, para dizer a verdade…), inglês, francês e espanhol. O meu alemão não dá para pesquisar nessa língua (mas também, um alemão escreveria “Viktor” e não “Victor”), e de pesquisar em italiano, francamente, nem sequer me lembrei.

Comecei pelo óbvio – marca e “logotipo” (as duas espadas cruzadas)
Não esperava encontrar nada, e de facto não encontrei. O que não quer dizer que não haja – o resultado das pesquisas na net depende muito das combinações de palavras que se utilizem. Posso simplesmente não ter pesquisado uma combinação que se ajustasse. Por outro lado, marcas “Victor”, em vários países, há milhares ao longo dos anos.

Passada esta fase, puxei pela cabeça a tentar imaginar que aplicação poderia ter um instrumento desses.
Comecei por definir as dimensões prováveis, baseando-me nos 20 cm de comprimento total (ver foto anexa). Depois disso, que informações poderia tirar da fotografia?
- Só pela fotografia não posso dizer taxativamente se é forjado ou fundido; inclino-me para que seja fundido.
- O “espeto” parece servir para, passe a redundância, espetar nalgum sítio. Terá de ser um meio “mole” – porque por pouco que fosse um meio duro, o espeto teria de ser martelado para entrar, o que iria danificar a ponta do cabo. Portanto, terra ou areia.
- A secção em cruz pode indicar que se pretenderia que o instrumento não rodasse uma vez espetado. Caso contrário, seria mais fácil tê-lo feito redondo ou quadrado.
- O “cabo” achatado pode ser simplesmente uma pega onde segurar para espetar o instrumento
- Resta o entalhe na ponta do cabo. 3mm não é muito – mas dá facilmente para passar um cabo fino (fio de pita ou semelhante)

Depois de tudo isto, o que me parece mais plausível é que fosse um utensílio utilizado em jardinagem, para marcar (juntamente com outros do mesmo tipo) um contorno – canteiro, relvado,… Com uma ressalva – duvido que um “espeto” de menos de 10cm permita esticar muito um fio sem se desenterrar. Mas pode ser que com aquela forma da secção…

Passei a procurar de novo na internet, à volta do tema “instrumentos de jardinagem”. Utilizei todos os termos e combinações de termos de que me lembrei – e posso assegurar que  são bastantes.
Com um “espeto” de secção semelhante só encontrei alguma coisa em (onde mais?...) utensílios de jardim ingleses da época Vitoriana – Séc- XIX. Mas nada de igual a isto. Os mais (longinquamente) parecidos que encontrei eram muito mais compridos, tipicamente 40-50 cm pelo menos, com um enrolador na parte de cima para enrolar o fio, e associados a um “espeto” de forma muito mais simples amarrado na ponta do cabo (ver a outra fotografia para um exemplar)

Possívelmente, portanto, um utensílio utilizado na marcação ou delimitação de canteiros, etc. Pode ser uma conclusão radicalmente errada, mas é aquilo a que cheguei. Quem quiser, pegue a partir daqui e procure mais…

Fernando Viana

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re: Ferramenta desconhecida ... para mim
« Responder #39 em: Terça, 24 de Junho, 2014, 14:33:38 pm »
Caro GLFaria,
Fóruns anglo-saxónicos ou outros, sempre aparece algum membro mais agressivo. Tenho obrigação de o saber muito bem; sou membro dum fórum Americano de cobertura global desde 2004 (4.451 posts), tendo ali sido moderador durante três anos e sei como se tem poderes para resfriar os ânimos dos mais espevitados.
Uma vez que se deu ao trabalho de efectuar pesquisas sobre a ferramenta em questão, agradeço a maçada.
E mais não acrescento pois, para mim, tudo o que havia para dizer está dito.
Meus cumprimentos.
F. Viana