Olá.
Devo começar por dizer que esta é apenas e tão somente a minha modesta opinião, desviando-me até um pouco do intuito da pergunta, quem sabe.
1. Se vai usar intensivamente, compre bosch e 18V com duas baterias.
Não me canso de coleccionar ferramentas bosch porque são mesmo boas, faço uso das minhas com regularidade e dou-lhes bastante "porrada". Já reparei muita ferramenta bosch cujo destino era a sucata por pobreza de espírito do antigo proprietário. Quem abrir máquinas de várias marcas acabará por se aperceber da qualidade de construção de umas e de outras. Já agora, tenho uma DeWalt e não me queixo, também.
2. Se vai usar esporadicamente compre o mais barato, seja bosch ou não.
Esqueça a segunda bateria. O uso esporádico é o principal inimigo das baterias e o facto de ter duas só lhe vai servir para duplicar o amargo de boca quando verificar que tem as duas viciadas. Tenha no entanto em atenção que algumas marcas de linha branca das que se encontram nas grandes superfícies não garantem a reposição de peças (como por exemplo, baterias), sendo que até ao fim da garantia de 2 anos o que fazem é substituir a máquina completa caso já não tenham igual. Uma vez mais, falo pela grande experiência que tenho com estas situações.
3. Ainda acerca das baterias, e se pensa que vai precisar, é sempre o melhor investimento. Para lhe dar um exemplo, reparei há dois anos uma aparafusadora sem fios da marca Atlas. São "podres de boas" mas também podres de caras. Quando consultei a Atlas para fornecer uma bateria, o preço era mais caro do que comprar uma máquina de marca branca com duas baterias. Parece fácil decidir, não parece?
Não, não parece. Abri o encapsulamento da bateria para substituir a verdadeira "pilha" de baterias que trás no interior. Liguei ao meu fornecedor de baterias para descobrir que uma pilha de baterias de igual número (8, se me lembro bem) custava EXACTAMENTE O MESMO que mandar vir da Atlas.
Quando liguei ao proprietário da máquina ele optou pela opção mais cara: reparar uma máquina com 7 anos de uso. O meu vaticínio: ele fez bem.
Quanto a preços, os colegas anteriores penso que já prestaram melhor auxílio do que eu possa eventualmente prestar.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Cumprimentos a si e ao fórum,
G