Autor Tópico: Bosch GEX 150 Turbo  (Lida 12120 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Bosch GEX 150 Turbo
« em: Domingo, 14 de Fevereiro, 2016, 15:38:18 pm »
Advertisement
Advertisement
Para quem esteja interessado em lixadoras excêntricas aqui deixo um tópico em jeito de apreciação desta máquina.

Andava já à dois anos a adiar a compra de uma lixadora excêntrica, agora surgiu a oportunidade e encomendei-a. Já a tinha cá por casa à duas semanas mas ainda não tinha trabalhado com ela. E hoje foi o dia de estreia.

Ao preparar para arrancar, é que vi que não trazia a caixa de pó (filtro) - percebi então porque o preço foi significativamente mais baixo: comprei-a numa promoção e deviam vir sem filtro. Agora que fui ver ao site verifiquei que este modelo vem sem filtro.

Aborrecido, comecei "a ver a minha vida a andar para trás" pois ia lixar um cordão de expoxy. Experimentei meter o tubo do aspirador et voilla ajusta-se na perfeição! :)

Quanto ao trabalho, como referi ia rectificar um cordão de epoxy sobre madeira, e a medo pois este material não é fácil de lixar e eu tinha deixado bastante para desbastar. Estas lixadoras não são feitas para desbastar grandes quantidades, mas esta máquina tem uma função "Turbo" que tratou do epoxy num instante e depois desliguei a função e dei o acabamento: 5*!


Foi uma boa surpresa a utilização desta máquina, um pouco pesada, mas rápida e permite bons acabamentos.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #1 em: Domingo, 14 de Fevereiro, 2016, 18:41:33 pm »
penso que é da gama profissional? certo?

por isso mesmo não deve ter sido nada barata

por vez para alguns de nós não se justifica a aquisição mesmo sendo uma boa máquina
Henrique

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #2 em: Domingo, 14 de Fevereiro, 2016, 20:10:41 pm »
Sim, Bata001, é da gama profissional e o preço é para o alto. Eu geralmente costumo comprar a máquina de topo da linha amadora, mas nesta loja onde me tenho vindo a abastecer eles preferem vender da linha profissional - têm mais stock e fazem sempre uma atençãozinha.

Mas se eu for lá com alguma das minhas máquinas da linha amadora para reparar, aceitam-a e vai para o centro de reparação da Bosch como se fosse uma profissional e que me lembre já foi a lixadora de rolos que teve um acidente e o martelo perfurador que foi abusado... A linha amadora - ou verde - como eles preferem chamar é bastante boa: tenho uma lixadora orbital (PSS 23 AE) que foi a primeira máquina que comprei, e já nem se encontra em produção, nunca me deu problemas e é a detentora de quedas...

Pelo que eu tenho visto no YouTube, quem se adapta a uma marca, tem tedência a comprar todas as máquinas dessa marca - no meu caso é assim.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Marco

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #3 em: Quarta, 13 de Abril, 2016, 01:24:33 am »
Eu tenho várias roto-orbitais devido a minha actividade, esse tipo de máquina é o equivalente a uma festool Rotex no mundo profissional :)

Não é uma máquina para grandes acabamentos...são mais utilizadas para "desbaste".

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #4 em: Quarta, 13 de Abril, 2016, 17:45:12 pm »
...
Pelo que eu tenho visto no YouTube, quem se adapta a uma marca, tem tedência a comprar todas as máquinas dessa marca - no meu caso é assim.
...

Pois, eu também fui assim durante muitos anos.

Mas de há uns 10 anos para cá a qualidade linha verde da Bosch tem-se degradado acentuadamente. As duas últimas ferramentas que comprei - um berbequim PSB 650RE e uma serra circular PKS 55A) são francamente ordinárias.

Notem que comprei Bosch desde pelo menos 1970, sempre da linha amador (antigamente não era verde), mas o actual nível de qualidade faz-me pensar muito seriamente em "mudar de marca". Para o que custam as Bosch e para o uso que lhes dou, hoje em dia até prefiro Powerfix...

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #5 em: Quinta, 14 de Abril, 2016, 09:52:44 am »
Notem que comprei Bosch desde pelo menos 1970, sempre da linha amador (antigamente não era verde),

Mr Faria

mais ou menos quando é que eles mudaram para verde, não este verde actual, pois tenho duas máquinas bosch e elas são verdes

Para o que custam as Bosch e para o uso que lhes dou, hoje em dia até prefiro Powerfix...


Será que não é parkside?

boas serragens
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #6 em: Quinta, 14 de Abril, 2016, 16:35:55 pm »
Não me lembro quando mudaram, já foi há muitos anos. Antes disso tenho ideia que eram de um tom de azul. Creio que foi o stromlinie que pôs aqui há algum tempo uma foto de um kit de torno para madeira Bosch, talvez que aí se possa ver a cor.

É Parkside, sim! Com tantas marcas um sujeito baralha-se.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #7 em: Quinta, 14 de Abril, 2016, 19:56:03 pm »
Lamento, enganei-me, a fotografia que o stromlinie mostrou era do kit Black & Decker e não Bosch.

O kit de tornear Bosch era cinzento (lembrei-me que tinha cá algumas fotografias). Possivelmente os acessórios para berbequim Bosch dessa época eram todos cinzentos - tive como acessórios para berbequim pelo menos uma lixadora vibratória, uma serra de disco (15cm) e uma coluna (esta ainda tenho), e todas elas eram cinzentas.
A partir de certa altura a Bosch deixou de produzir acessórios "motorizáveis" para adaptar aos berbequins.
Uma foto do kit de tornear:


Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #8 em: Quinta, 14 de Abril, 2016, 23:20:01 pm »
Eu não sei quando a linha amadora passou a ser verde (para mim sempre foi desta cor...), agora os acessórios metálicos eram cinzentos.

O GLFaria tem uma peça de memorabilia muito interessante!

 8)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bosch GEX 150 Turbo
« Responder #9 em: Sexta, 15 de Abril, 2016, 02:50:40 am »
Se se refere ao kit de tornear da foto, lamento desiludi-lo, tenho a fotografia mas não o kit. Mas tenho muita pena!  :(

O que tenho é a coluna para o berbequim, o modelo S-7 de cremalheira. As fotos abaixo são tiradas da net, a minha está em melhor estado, mas para a fotografar agora tinha que a desembalar e montar. Ainda tenho o livro de instruções, mas a caixa já foi fora há muito tempo.