Autor Tópico: Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"  (Lida 3314 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"
« em: Sexta, 05 de Abril, 2019, 00:08:22 am »
Advertisement
Advertisement
Boas a todos,

(fotografia retirada do site)


À muito tempo que desejava adquirir uma plaina corteché e devido a um projecto que estou a iniciar, chegou o momento.
A loja "restaurar e conservar" tem umas da marca "Faithfull" a  22 euros e resolvi arriscar. Comprei uma de base curva.
As ferramentas desta marca são basicamente as mesmas dos chineses que se compra baratíssimo nos ebays e afins a apenas leva a marca por cima.
Quando a comprei estava confiante de duas coisas: Que era de baixa qualidade com peças mal fabricadas e que com tempo e dedicação conseguiria transformá-la e afiná-la até ficar razoavelmente funcional.
No geral confirmei que era de facto de fraca qualidade e infelizmente de entre todos os problemas tinha dois que não conseguiria corrigir, mas mesmo assim decidi meter mãos à obra.
Atenção que sem afinação e sem afiar a lâmina nem vale a pena experimentar. Simplesmente não funciona, nem bem nem mal.

A lâmina:
A lâmina tinha vários problemas para além de precisar de ser afiada que não considero um problema. O bisel tinha uma barriga trementa o que fazia com que nunca se tivesse um gume direito. Com lixa grossa e muito tempo esta foi a primeira correcção.
A face da lâmina que fica voltada para baixo estava razoavelmente plana mas a face de cima tinha uma concavidade brutal. Isto faz com que não haja um bom contacto com a peça de cima ("cap" em Inglês) para além da impossibilidade de afiar o gume. O mesmo tratamento à lixa. Muito tempo, primeiramente com lixa grossa para desbastar e depois ir diminuindo o grão até ao polimento final na zona do gume. O meio da lâmina nunca ficou polido mas também não precisa.
Por fim, as ranhuras onde prendem os parafusos de afinação apresentavam rebarbas enormes o que dificultava muito o trabalhar destes parafusos. Foram retiradas com uma lima fininha.
Para afiar usei a técnica do "micro-bevel" afiado até lixa 5000 e polido com pele carregada de pasta de polimento em ambos os lados.

imagem da lâmina acabada.


O "cap":
Este tinha dois problemas graves. A face inferior que faz o contacto com a lâmina tinha um acabamento lastimoso, parecia areia e era tudo menos plano. Lixa e tempo até criar uma superfície plana, especialmente na zona frontal. Na parte de trás não me preocupei tanto porque fica no ar, suportada pelo parafuso.
Na frente o outro problema. Em vês do perfil em cunha comum e desejável nestas peças para quebrar e desviar as apararas, tinha uma espécie de parede com uns 3 milímetros que não só retinha as aparas todas como dificultava muito o deslizar das mesmas sobre a plaina. Foi refeito este perfil com lima e acabado com lixa para um perfil em cunha. Infelizmente não tenho fotografia do antes.



Parafusos de afinação:
Nas plainas normais, costumo polir estes parafusos para retirar as pequenas imperfeições que por vezes prendem nas lâminas. No caso desta plaina, para além destas imperfeições, um dos parafusos tinha o buraco da rosca completamente descentrado com o corpo do parafuso em mais de 1 milímetro. Visto que a lâmina, quando colocada na plaina acenta nestes parafusos, isto faz com que a lâmina oscile bastante cada vez que se roda o parafuso para além de impossibilitar um correcto acentamento da mesma. Desbastei um dos lados do parafuso, mas foi só para remediar. Terei de pedir a um torneiro que me faça um novo.

Corpo da plaina:
-O buraco onde está o parafuso que prende o "cap" está demasiado atrás. Isto faz não só com que que frente do "cap" fique muito afastada do gume da lâmina, perdendo eficiência mas faz também com que o parafuso do "cap" faça força na lâmina já fora do corpo da plaina. Perfurei outro buraco e rosquei-o e o problema ficou resolvido.
Imagem com o "cap" colocado na posição inicial incorrecta e depois na nova.


-A parte supostamente plana onde acenta a lâmina era tudo menos plana. Para além de estar pintada com uma tinta grossíssima que cria irregularidades, a parte metálica também não era plana. Primeiramente com lima e depois com lixa, aplainar esta "cama" foi a parte mais morosa do processo até ter um contacto perfeito.





-outro aspecto muito mau é a superfície de contacto com a madeira. Nestas plainas modelo curvo, esta superfície deve ser curva no sentido do movimento, mas vista de frente deve ser recta, como se fosse um pedaço de um tubo. No caso desta plaina, para além de um acabamento muito mau e rugoso fazia uma cova para dentro tremenda. Toca de raspar numa lima até ter a forma correcta e acabar com lixa fininha.
Na fotografia dá para ver que atrás da lâmina ainda ficou uma pequena cova mas como era atrás da lâmina não há problema.


-A boca da plaina é grande demais mas aqui não há remédio possível. Não é tão grave como seria numa plaina normal, por isso ficou mesmo assim.

Conclusão:
Tal como previa a plaina é de fraca qualidade, mas não esperava problemas tão graves e estranhos como parafusos com roscas descentradas. Acredito que se deva ao inexistente controlo de qualidade das peças e é uma questão de sorte.
Infelizmente este problema do parafuso dificulta bastante o ajuste da lâmina, mas uma vês ajustada, a plaina funciona até muito bem. Eu uso o truque do Paul Sellers que é meter a lâmina mais saida de um lado do que outro e consoante queira aparas mais finas ou mais grossas uso um ou o outro lado.
No geral foi possível tornar esta plaina numa ferramenta funcional, mas dado o tempo e paciência exigidos, não será para todos.

Plaina acabada e toda montada:







« Última modificação: Sexta, 05 de Abril, 2019, 16:41:21 pm por AlexB »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"
« Responder #1 em: Domingo, 07 de Abril, 2019, 03:04:04 am »
Francamente, não me espanta.
Uma das vezes que fui à R&C pus as mãos numa plaina qualquer dessa marca que lá tinham, numa caixinha de madeira, e fiquei horrorizado com a (má) qualidade.

Já li em qualquer sítio inglês - e confirmaram na loja, com uma pontinha de orgulho (!) - que a Faithfull é uma marca barata do universo da Stanley. Ora se já a Stanley é o que é...

Para quem quiser arriscar com Stanley, que sempre é "menos pior" do que a Faithfull, aqui há: http://www.viuva.com/index.htm
mas não faço ideia dos preços, nunca me interessei.



AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"
« Responder #2 em: Domingo, 07 de Abril, 2019, 13:51:31 pm »
Exactamente GLFaria, esperava problemas mas nunca pensei que as falhas fossem tão graves como se revelaram.

Só tomei conhecimento dessa loja esta semana e foi precisamente num tópico antigo seu aqui no forum. Da próxima irei visitá-la. Tenho visto videos destas plainas mas da Stanley e apesar de tudo parecem-me bem melhores que estas Faithfull.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Plaina corte ché (rasoira, spokeshave) "Faithfull"
« Responder #3 em: Segunda, 08 de Abril, 2019, 01:25:24 am »
Sugiro que telefone para confirmar que realmente há.
E mesmo assim... uma vez precisei de comprar um ferro para a minha Stanley 78, telefonei, disseram-me que tinham, fui lá no dia seguinte, tinham no sistema informático mas não o encontraram no "sistema real", ou seja, loja e armazém! Tive de encomendar.