qto à questão einhell vs bosch, não sei bem. a einhell aposta no segmento amador baixo-custo, o mesmo acontece com a gama verde da bosch (os profissionais são de cor azul), e há uma boa probabilidade dessas máquinas serem todas feitas no "far east" i.e. China.
a bosch tradicionalmente terá melhor reputação e controlo de qualidade já que produz tb para o segmento profissional.
Olá! Já não escrevia por aqui vai para uns bons pares de meses, mas não quer dizer que não tenha deitado um olho aos
posts que por aqui vão surgindo, mas os afazeres profissionais não têm permitido participar. Surgiu agora uma abertura e um tema logo posso deixar aqui a minha opinião.
Antes demais, devo dizer que sou um fã da Bosch! As minhas ferramentas eléctricas são da gama amadora da Bosch, excepto o medidor laser que é da gama profissional.
Até ao momento, só uma ferramenta teve de ir para reparar, e foi por acidente de trabalho. Foi para um reparador da Bosch e numa semana veio reparada, revista e limpinha. E o custo não foi nada do outro mundo...
Quanto à linha verde da marca, destinada a amadores como eu, se a memória não me falha, só uma ferramenta na minha posse é fabricada na China, de resto ou são fabricadas na Suíça, na Alemanha, nos USA, e nas economias emergentes do Leste Europeu.
Estou em crer que o material da linha verde é fabricado junto do material da linha azul, para prof's, as especificações é que variam: se se compararem especificações há máquinas das duas linhas que as partilham. As com maiores especificações da linha verde correspondem às de menores especificações da linha azul (grosso modo!)
Em caso de dúvida, opte pela Bosch, mesmo que a compre numa grande superfície tipo AKI, tem sempre possibilidade de a mandar reparar ao serviço da marca.
Outra coisa, nem sempre as grandes superfícies têm os melhores modelos e/ou os melhores preços: se puder ver preços nas lojas de ferramentas tradicionais pode ser surpreendido!
Pronto meti a minha colherada!Bons furos,
Stromlinie