Autor Tópico: Feedback - plaina de topos Juuma  (Lida 6669 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Feedback - plaina de topos Juuma
« em: Segunda, 21 de Janeiro, 2013, 21:42:27 pm »
Advertisement
Advertisement
Vamos lá a ver se à terceira tentativa consigo fazer passar isto...

Boa tarde a todos.

Como prometi num post anterior aqui vão, para os interessados, as minhas impressões após alguns dias de uso da minha nova plaina de topos Juuma.

É uma ferramenta adequadamente bem acabada, que dá uma impressão de qualidade. Mesmo assim, antes de a utilizar pela primeira vez trabalhei ligeiramente alguns pormenores:

- Rasto - embora a planimetria fosse muito boa e o acabamento fosse perfeitamente aceitável, poli-o com lixa 600. Com isto consegui um acabamento bastante bom, e eliminei algumas pequeníssimas rebarbas que havia na aresta da frente da boca. Também queria ver se o ajuste entre a peça móvel da frente da boca e o rasto era tão bom como parecia com o acabamento que vinha de origem. É!!! Mal se vê a junta, não tem qualquer folga, e desliza perfeitamente (ver fotografia J_005).

- Aperfeiçoei o acabamento da aresta da frente da boca. Não me preocupei particularmente com a aresta de trás que, embora não seja perfeita, não é realmente tão importante e está suficientemente correcta (ver a diferença entre as duas na fotografia J_005)

- Os ferros vêm com o bisel habitual de 25º. Fiz um bisel de corte (para os anglófilos: "micro-bevel") a 27-28º (a guia Stanley não permite ser mais preciso do que isso; está nos meus planos fazer uma como deve ser), usando o método "scary-sharp" - só mesmo um americano é que inventava um nome como este... -  e assentei o fio com um assentador (ok, ok, "strop") de cabedal de manufactura caseira, sem pasta de polimento (se alguém estiver interessado ponho aqui uma fotografia, mas não tem nada de especial, na Net há milhares de fotografias de assentadores de todas as formas, feitios e dimensões). Com a cama do ferro a 13º, o ângulo de corte fica em 40-41º. O ferro tem 3mm de espessura, e não 2mm como os habituais da Stanley, o que o torna mais rígido do que estes últimos - para os topos, é melhor.

Com esta preparação, a plaina ficou apta para trabalhar como eu gosto. Nunca antes tinha usado uma plaina de topos, e fiquei a meditar - como é que me consegui safar ao longo destes anos todos sem uma? Mal e incómodamente, é claro. Agora meto-me a fazer coisas que antes nem pensar - por exemplo, acabar um topo à plaina sem usar lixa, fica muito mais bonito, polido, e sem pó a encher os poros; ou aplainar contraplacado fino sem o deixar todo lascado...

Quanto à comodidade de uso, preferia que algumas coisas fossem ligeiramente diferentes:
- Concordo com a crítica que li na internet - o parafuso de avanço do ferro devia ter um passo mais fino, tal como está é difícil fazer - uma afinação muito precisa.
- O acesso ao parafuso de fixação da placa de aperto do ferro podia ser melhor.
- Finalmente, questão puramente pessoal:  tenho as mãos pequenas, a plaina tem 162mm de comprimento, não me importava se tivesse menos 10 ou 15 mm; assim, tenho de apoiar os dedos atrás do parafuso de afinação da boca (fotografia J_008)

Mas por junto, a um preço final de 89 euros imcluindo um ferro extra e os portes, considero isto uma excelente compra.

Quanto às fotografias (tive que agregar algumas por causa das restrições ao envio de anexos):
J_002 + J_003 - aspecto geral; na J_003 marquei a encarnado o desbate que tenciono dar de ambos os lados para facilitar o acesso ao parafuso de aperto.
J_004 + J005 - a cama do ferro é muito melhor do que nas actuais Stanley (que continuam a servir de referência para muita gente); o parafuso (douradinho...) de fixação do ferro é um M5, pode ser que um dia faça outro com uma cabeça maior para não ter de usar chave de parafusos; o rasto e a boca depois de polidos com lixa 600 - notar a diferença entre o bordo da frente e o de trás da boca, e a qualidade do ajustamento da peça móvel.
J_006 - a afinação que tenho estado a usar; a boca está com uma abertura de alguns décimos de mm (não sei exactamente quantos, não me atrevi a aproximar as pontas da craveira do gume do ferro; certamente menos de 0,5mm); a saliência do ferro está menor do que isso. As aparas que estão em cima têm 0,1mm de espessura; foram feitas com esta afinação, no sentido do veio de uma ripa de pinho macio.
J_007 - aparas feitas ao atravassado do veio, também em pinho macio; a espessura das aparas é a mesma das anteriores; para conseguir aparas com espessuras mais finas do que estas é que o passo do parafuso de ajuste torna as coisas difíceis - mas faz-se. O topo da ripa ficou polido e sem qualquer arrancamento.
J_008 - o que referi quanto à posição em que tenho de pôr os dedos (não, não vou utilizar aquele bocado de ripa massacrada, foi só para fazer experiências...)

É tudo; se alguém estiver interessado em mais algum pormenor ou tiver alguma dúvida é só perguntar.

G.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Feedback - plaina de topos Juuma
« Responder #1 em: Segunda, 21 de Janeiro, 2013, 21:47:42 pm »
E agora as fotografias.

Espero que passe e não fique repetido...

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Feedback - plaina de topos Juuma
« Responder #2 em: Sexta, 25 de Janeiro, 2013, 23:12:59 pm »
Parabens GLFaria! Pareçe ter ai uma boa ferramenta.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Feedback - plaina de topos Juuma - antes e depois...
« Responder #3 em: Segunda, 18 de Fevereiro, 2013, 23:13:52 pm »
Como tinha previsto no meu post anterior, "aparei" um bocado a capa do ferro, por enquanto apenas do lado que me atrapalhava mais (era muito difícil utilizar o polegar para desapertar o parafuso de aperto do ferro).

Aqui está, antes e depois. Muito mais cómodo!
G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Feedback - plaina de topos Juuma
« Responder #4 em: Sábado, 23 de Fevereiro, 2013, 00:46:01 am »
GLFaria, essa plaina pode ter vindo da china (e alguma coisa os chineses devem ter bom sem ser as ..., adiante)
A verdade é que esta a ficar 5*, um ferrari.
Bom "toque"
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Feedback - plaina de topos Juuma
« Responder #5 em: Sábado, 23 de Fevereiro, 2013, 02:59:17 am »
É bom não esquecer o seguinte:
lá porque são um bocado "rústicos" segundo os padrões ocidentais (mas trata-se de culturas muito diferentes), os chineses já fizeram pelo menos uma missão espacial tripulada. Trabalham que se fartam, os técnicos são profissionalmente bem preparados e competentes, e são muito duros nos negócios. E já agora - são um accionista de referência da EDP, e vão abrir em breve um balcão do Bank of China aqui em Portugal. Qualquer dia têm-nos na mão...
Não os desprezem, estão "só" a começar, e têm aquilo que nós não temos - dirigentes que sabem o que querem e que têm efectivamente poder para o fazer.
G.