Obras, reparações e alterações (em casa e não só) > Electricidade

Melhor cabo coaxial para TV e tomadas TV de superfície

(1/1)

brico_js:
Olá!

Recentemente coloquei calha Efapel 32x16 pela casa com 4 cabos de rede UTP cat.6. Acontece que agora estava a precisar de instalar cabo coaxial de TV pela casa. Estive a ver e com jeito talvez seja possível passar na mesma calha um cabo coaxial de TV. Acontece que o cabo não poderá ser muito grosso e eu não percebo nada de cabos coaxiais.

Qual o cabo coaxial (não muito grosso, mas de boa qualidade) que devo instalar?

Que tomadas TV de superfície devo comprar e que sejam compatívels com o cabo?

Obrigado.

PS: Tenho de colocar cabo coaxial porque a estrutura existente é como se não existisse, ou melhor, não pode ser alterada, pois no meu prédio as ligações de TV são comuns a todos os apartamentos. A estrutura foi criada como se o prédio inteiro fosse um apartamento. Se por exemplo, eu desligar a tomada de TV do meu quarto, os vizinhos de baixo (todos os andares) ficam sem TV. Além disso funciona por "ramais independentes". Um ramal alimenta todos os quartos do lado direito do prédio, outro ramal alimenta "as salas", etc., sem ligação entre os ramais.

monteiro:
Olá.

Primeiramente e respondendo à sua última questão tal acontece porque provavelmente tem televisão colectiva (satélite e/ou terrestre), isto é, tem antena comum e partilhada a todos os inquilinos onde a tal tomada que indica é uma tomada de passagem para os andares seguintes.

Quanto ao cabo indicado para tv, o cabo coaxial, um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.

O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre, ouro, diamante e rubi condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem.

Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.

O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas. Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado.

Os cabos coaxiais têm a impedância de  75 Homs salvo expresso em contrário.

Cabo coaxial RG6  TEKA, N46H  ited, condutor cobreado de 1mm de secção
Cabo coaxial RG6  TEKA, N48H  ited , condutor em cobre de 1mm de secção

Espero ter sido útil.

Qualquer questão adicional, não hesite em colocar.

brico_js:
Obrigado pela resposta. Desse dois cabos, o RG6  TEKA, N48H  ited será melhor, não? O meu objetivo é levar cabo num comprimento de uns 30 metros a partir do equipamento do MEO Fibra até ao meu quarto. Estou a pensar aderir a esse serviço e queria um cabo de boa qualidade e com o mínimo de perdas. O cabo anterior será o adequado para Meo Fibra, ou há melhor? Não me importo de pagar mais. Queria é não ter problemas de degradação do sinal.

E quanto a tomadas, quais serão as melhores (de superfície)?

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa