Obras, reparações e alterações (em casa e não só) > Colas, tintas, vernizes e afins

Que colas de madeira se usam aqui no fórum?

(1/2) > >>

Stromlinie:
Boa noite!

Por curiosidade, que colas de madeira usam os bricoleiros daqui no fórum?

Eu estava a usar a UHU D2, mas agora estou a usar a da Würth D3/D4, mas só na versão D3. Quando preciso de colar algo mais estrutural ou que vá ficar exposto à chuva, então uso a cola de poliuretano, também da Würth que também cumpre a especificação D4.

E os outros bricoleiros o que usam?

cerdeira:

cola de poliuretano nunca usei. as PVAs são dificeis de usar em colagens complicadas por terem tempos de abertura baixos, começando a "puxar" muito rapidamente.

epoxy é a melhor opção para colagens complicadas, resistencia à agua e funciona bem em madeiras oleosas onde outras colas não sao eficientes.
a desvantagem é que é cara, demora a curar e pode deixar um leve traço mais escuro na juntas especialmente em madeiras claras.

bata001:
eu

eu próprio também tenho usado cola (secagem rápida ) da UHU

agora estou a usar cola secagem rápida (ainda não usei muito por isso não dá para ver )

aliás apenas fiz uma sapateira .- não é dessas que vocês estão a pensar .- é para colocar sapatos. Coisa simples

o problema é que as boas colas não se encontram nos aki, LM ou afins.

essa tal de poliuretano é aquela que preenche  também os espaços vazios? certo?

Stromlinie:

--- Citação de: bata001 em Terça,  16 de Fevereiro, 2016, 14:06:55 pm ---essa tal de poliuretano é aquela que preenche  também os espaços vazios? certo?

--- Fim de Citação ---

Sim a cola de PU, tal como  espuma PU expande e preenche os espaços livres (mas não expande tanto como a espuma, felizmente). É útil, por exemplo, quando um encaixe fica folgado: a cola expande e preenche as folgas dando um pouco de rigidez.

Depois de seca fica branca ou amarelada e bastante dura.

Uma particularidade a ter em conta: quando fresca, pode ser removida com o mesmo produto que remove a espuma de PU (ou seja acetona!), mas depois de seca só pode ser removida por processos mecânicos (raspar, lixar, com um x-Acto), por isso muita atenção à pele, roupa e claro tudo o que estiver perto da zona de colagem.

Stromlinie:

--- Citação de: cerdeira em Terça,  16 de Fevereiro, 2016, 13:55:57 pm ---epoxy é a melhor opção para colagens complicadas, resistencia à agua e funciona bem em madeiras oleosas onde outras colas não sao eficientes.
a desvantagem é que é cara, demora a curar e pode deixar um leve traço mais escuro na juntas especialmente em madeiras claras.

--- Fim de Citação ---

Sim a epoxy é uma boa solução... Mas cara, muito cara! Pelo menos cá em Portugal, a embalagem maior que arranjei foram dois tubos de Araldite de 25ml, ou seja, 50ml no total. Encontrei no LM de Matosinhos, mas nunca mais os vi...  >:( E comprar tubos de 5ml fica proibitivo (cerca 4 ou 5€, dependendo da marca).

Já encomendei na Axminster (Aerolite 306 Glue Pack, 250g de resina e 125ml de endurecedor: €25.57), mas não enviam para Portugal, provavelmente por ter de vir de avião. >:(

Estou a pensar em mandar vir de uma loja da Alemanha, mas estou com um bocado de receio o site é todo em Alemão, língua que não domino...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa