Obras, reparações e alterações (em casa e não só) > Canalização
Substituir a canalização antiga em aço galvanizado
jose antonio:
Caros Srs,
Gostaria que me ajudassem numa questão que é a seguinte:
Estou neste momento com problemas de rotura na canalização. Esta canalização já tem mais de 30 anos e penso que esta é altura ideal para a sua substituição.
Um ponto que já está assente é que será à vista. Não tenho, neste momento, é a certeza sobre o material a usar. Inox de enroscar com bicone e o sistema RTM da Uponor parecem-me sistemas que eu poderia utilizar. Na vossa opinião qual o melhor material a usar?
Outra questão deriva do facto que não sei dimensionar os diametros dos tubos a utilizar. Para me ajudarem anexo uma " planta" caseira da casa com as medidas aproximadas. E por ultimo qual seria os percursos para a canalização aconselhados que devo adoptar.
P.S - a ligação do R/C para a cave irá fazer-se pelas escadas de acesso à cave.
GLFaria:
Não sou competente para dar sugestões técnicas neste campo.
Como "turista", posso dizer que o meu sogro, em várias casas com canalizações antigas, substituiu-as por canalizações de aço inox à vista. Até agora sem problemas, mas só têm uns dez anos.
Dois pontos a ter em conta:
O aço ionox é bom condutor do calor. Se as canalizações não estiverem isoladas, as perdas de calor são grandes.
Sob o ponto de vista estético, é melhor não falar; a menos que as cubra com alguma espécie de calha de plásico, suponho que as há para isso.
G.
jose antonio:
Obrigado GLFaria pela sua participação.
mainha:
As canalizações de inox são boas para ficar à vista, se pretender abrir roços e esconder a canalização eu ia para tubo multicamada ou então para PPR.
monteiro:
Boa tarde.
Como profissional na área recomendo vivamente o PPR. Na minha opinião é das melhores soluções no mercado e com a melhor relação qualidade / custo.
As suas ligações entre tubo e acessórios são realizas por termo-fusão, logo é necessário ter uma máquina e as respectivas matrizes.
Relativamente às tubagens em inox, não recomendo! Primeiramente, porque o inox normalmente vendido nas casas de construção não é 100% inox logo, já sabemos os resultados a médio prazo. Outro dos grandes erros que alguns profissionais cometem é o de instalar o sistema de bicones chumbado na parede e, principalmente quando utilizam as mangas nos tubos de água quente (o tubo não fica chumbado, fica solto). Os bicones a médio prazo têm tendência para ceder, mesmo chumbados com massas fortes.
Por último e, relativamente ao dimensionamento por norma e, para apartamentos ou pequenas casas em que a distância entre o contador e as divisões não são significativamente elevadas, o que parece ser a sua situação, deverá utilizar a secção de 3/4'' (ou no ppr 25) como secção que alimenta as áreas necessárias (cozinha, casas de banho, outros...), sendo estas reduzidas às entradas das mesmas para a secção de 1/2'' (ou no ppr 20).
Posteriormente as respectivas reduções serão efectuadas: torneiras de segurança 1/2'' x 3/8'' nas loiças sanitarias, etc...
Espero ter sido útil e, se necessitar de mais apoio, partilhe.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa