Sem dúvida que concordo com a sua opinião.
Apesar de partilhar a minha opinião profissional, também partilho a minha opinião pessoal e recomendo que analise e conheça um pouco a variedade disponível no mercado e que consulte a opinião de verdadeiros profissionais que lhe possam indicar várias opiniões acerca dos vários tipos de canalização.
Como é de fácil compreensão cada profissional pucha a brasa à sua sardinha e indica que o melhor é aquele produto com que trabalha mais vezes, seja por ganhar uma comissão com o próprio material ou por desconhecer os restantes no mercado, existem sempre várias razões mas poucas vezes são pelas correctas.
Contudo, existem óptimas canalizações na concorrência, como o pex ou o multicamada.
O pex tem a vantagem de ser um tubo enfiado dentro de um outro tubo (anelado), que se, no seu caso que se preocupa em furar tubos
pode ser facilmente removido e substituido por outro. Mas, tem a desvantagem que obrigada a instalar uma caixa de coletores na cozinha e outra na casa de banho e em qualquer lado que queria realizar derivações (embora existam os ditos profissionais que fazem as derivações chumbadas na parede (mais um erro)).
Pessoalmente e, na fase que atravessamos, seja pela chamada "crise" ou pelo desenvolvimento tecnológico, o PPR é o melhor material para canalizações, por estas simples razões:
- 99% isento de materiais ferrosos!! tubagem e acessórios em polipropileno.
- Apenas os acessórios terminais (onde se acoplam as torneiras de segurança), têm uma rosca em aço inox.
Logo estes 2 pontos permitem que a canalização seja (quase) para sempre, dada a sua isenção de materiais ferrosos...
o seu isolamento térmico é excelente: mesmo à vista não se queima se tocar no tubo. O que permite uma perda de calor desde a fonte geradora de calor (esquentador, por ex.) até à saída na torneira mesmo em distâncias médias/altas.
Bom isolante acústico (quando bem dimensionada), não se ouvem quaisquer sons nas tubagens.
Pode ainda ser utilizado em: Instalações Sanitárias Aquecimento Central Transporte de Fuídos Industriais Climatização Transporte de Águas agressivas (termais, salinas)
Espero ter sido útil e, se precisar de mais algum apoio, disponha.
Cumprimentos.