De há cerca de dois anos para cá as minhas torneiras misturadoras dos wc começaram a verter água pelo topo quando eram abertas.
Com o tempo, uma por uma, todas começaram a apresentar este problema. Nunca considerei que fosse algo muito grave pois vedavam perfeitamente quando fechadas, no entanto estas fugas provocavam uma acumulação permanente de água em torno da torneira.
Numa primeira análise desmontei uma delas e verifiquei que a água vertia mesmo pelo topo do 'castelo' - termo utilizado para denominar o miolo da torneira - junto à fixação do manipulo.
Iniciei então uma pesquisa pela Internet e comecei a ficar preocupado... quase sempre acabava direccionado para sites italianos onde um castelo da marca Zucchetti tinha sempre valores superiores a 50€!!
Tendo em conta que os originais duraram cerca de 5 anos, estava já a ponderar trocar as torneiras completas, o que acabaria por sair bastante mais barato.
Já com a decisão de trocar as torneiras tomada, resolvi ainda desmontar completamente um dos castelos, julgando que poderiam ser os discos cerâmicos desgastados.
Descobri então que se tratava de um o-ring de borracha que veda a rótula do manipulo da torneira. Fiquei mais animado e iniciei então uma busca por essas borrachas.
Nada feito... até que numa 'loja do chinês' bati com os olhos neste blister, à venda por 80 cêntimos:
A mudança dos o-rings não foi nada complicada e resolveu completamente o problema.
NÃO ESQUECER DE FECHAR PRIMEIRO A TORNEIRA DE SEGURANÇA!!!! Para começar basta remover a tampa plástica vermelha/azul que esconde o parafuso de remoção do manipulo da torneira:
de seguida retirar o parafuso que fica exposto, o adaptador plástico, o espelho cromado e desenroscar o topo do castelo
Sei que não utilizei a chave mais apropriada mas era o que tinha à mão
Ao retirar todo o conjunto de dentro do corpo da torneira deve-se ter algum cuidado para não perder nenhum dos o-rings existentes na base do castelo (no meu caso vermelhos)
Para aceder à borracha problemática (em algumas das torneiras estava completamente podre) desencaixa-se a tampa branca com uma chave pequena
Neste caso a borracha saiu partida em dois pedaços totalmente ressequidos
Coloca-se o novo o-ring e pressiona-se até ao fundo para permitir novamente o encaixe da tampa branca
A partir daqui é fazer o percurso inverso e colocar novamente o castelo dentro da torneira, apertar e montar tudo.
Para facilitar retirei previamente com um pano toda a água que ficou no corpo da torneira para melhor recolocação dos o-rings da base do castelo (vermelhos)
E já está! Novamente a funcionar sem verter uma gota!
Espero ter ajudado, já que não encontrei na Internet absolutamente nada sobre este modelo de torneira.