Autor Tópico: Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água  (Lida 15727 vezes)

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 11:20:16 am »
Advertisement
Advertisement
Olá a todos!

Vou montar uma mini cozinha na minha garagem para dar apoio aos petiscos de fim-de-semana.

Tenho vários problemas para resolver, mas para garantir a coerência com a área do fórum, vou apresentar aqui apenas 2.

1 - Puxada de água
     Tenho uma saída de água a aproximadamente 5 metros do local onde vou colocar a cozinha (na outra ponta da garagem), e gostava de saber que tipo de tubagem é que devo comprar para fazer a puxada. O objectivo aqui é não estar a abrir roço (tenho uma viga pelo precurso, e azulejo nalgumas zonas), e passar a tubagem por fora para facilitar a instalação. Alguém me sabe dizer qual o material mais indicado para este efeito?

2 - Tubagem de esgoto
     Este é talvez o maior desafio para mim. Tenho na garagem o que presumo serem umas 3 caixas de esgoto (tenho 3 tampas grandes no chão que nunca abri),  uma delas na proximidade do futuro lava loiça. Neste caso particular, não me importo de abrir roço na parede porque vai ficar por detrás dos armários (ou se calhar por isso mesmo nem vale a pena abrir o roço). Qual é a melhor aproximação para fazer este escoamento de águas? Alguém aqui tem experiência nesta matéria?

Obrigado a todos uma vez mais.

Cumprimentos,

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #1 em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 12:13:24 pm »

Não sou canalizador mas o que tenho visto em construções é:
1 para tomada de água doméstica tubagem 3/4" em galvanizado, pvc ou pex
2 para os esgotos tubagem pvc. há vários calibres, acho que o normal é cerca de 10cm ø
Pode informar-se melhor numa loja da especialidade.

PauloCorreia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #2 em: Terça, 12 de Outubro, 2010, 17:27:53 pm »
1 - Puxada de água
     Tenho uma saída de água a aproximadamente 5 metros do local onde vou colocar a cozinha (na outra ponta da garagem), e gostava de saber que tipo de tubagem é que devo comprar para fazer a puxada. O objectivo aqui é não estar a abrir roço (tenho uma viga pelo precurso, e azulejo nalgumas zonas), e passar a tubagem por fora para facilitar a instalação. Alguém me sabe dizer qual o material mais indicado para este efeito?

Tubagem em inox

2 - Tubagem de esgoto
     Este é talvez o maior desafio para mim. Tenho na garagem o que presumo serem umas 3 caixas de esgoto (tenho 3 tampas grandes no chão que nunca abri),  uma delas na proximidade do futuro lava loiça. Neste caso particular, não me importo de abrir roço na parede porque vai ficar por detrás dos armários (ou se calhar por isso mesmo nem vale a pena abrir o roço). Qual é a melhor aproximação para fazer este escoamento de águas? Alguém aqui tem experiência nesta matéria?

PVC mas terá de descobrir qual das caixas é a esgotos domésticos para não ligar à de esgotos pluviais



BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #3 em: Terça, 12 de Outubro, 2010, 19:34:25 pm »
Antes de mais, quero agradecer o feedback de todos.


PVC mas terá de descobrir qual das caixas é a esgotos domésticos para não ligar à de esgotos pluviais


Relativamente a esta questão, como é que eu as distingo?

Um abraço!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #4 em: Quarta, 13 de Outubro, 2010, 17:13:05 pm »
Relativamente a esta questão, como é que eu as distingo?

Levante as tampas e faça um despejo no lava-louças ou no wc e veja onde corre água, se é que não deu logo pelo cheiro.


PauloCorreia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #5 em: Quinta, 14 de Outubro, 2010, 18:02:29 pm »
Pelo cheiro ;D

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #6 em: Segunda, 25 de Outubro, 2010, 10:08:37 am »
Olá a todos!

Já comprei os tubos de inox para fazer a puxada de água, com junções e curvas de 90º incluidas.

No entanto, a olhar para os tubos reparei que não têm roscas (até porque vão ser cortados à medida).

A pergunta que vos queria colocar é: para utilizar as junções e curvas, basta enfiar o tubo na junção e apertar aquilo? É que estando a falar de água, diria que isso é insuficiente. Não me parece que possa usar teflon ou linhaço como nas junções com as torneiras, pois aqui não há roscas em lado nenhum...

Alguém aqui tem experiência neste tema?

Obrigado novamente e um abraço!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #7 em: Segunda, 25 de Outubro, 2010, 10:53:10 am »

Pelo que me lembro, existem uns acessórios de borracha e umas anilhas que se colocam entre a rosca da junção e a respectiva porca.
Informe-se na loja onde comprou o material.

Antigamente, antes de existirem bichas flexíveis para p.ex fazer ligações de sanitários, era usado um sistema semelhante: um tubo cromado que era curvado e entrava numa peça com uma rosca. Aí era enrolado linho e era colocada uma anilha metálica que depois era comprimida contra aquele pela porca. Sem a anilha, o linho (ou borracha) o processo não funciona. DAMHIKT

Claro que para tubagens de grande débito o galvanizado ou pvc roscados vedam melhor.

Zé Nabo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« Responder #8 em: Quinta, 04 de Novembro, 2010, 09:30:35 am »
Caríssimos. O acessório é contituído pelo corpo principal, pela porca de aperto e, lá dentro, tem uma anilha que entra à medida no tubo de inox. Quando a porca é apertada, "esmaga" a anilha contra o tubo e aperta o conjunto dentro do acessório e não há fuga de água por lado nenhum. Recomendo a utilização da ferramenta própria para cortar os tubos inox, pois o corte fica logo boleado e certinho para trabalhar dentro do acessório, sem qualquer rebarba. Já remodelei toda a instalação de águas da minha casa e fiquei grande fan do inox. Cumprimentos a todos.